Quantas vezes, antes de adquirir determinado produto ou serviço, você faz buscas na internet para pesquisar características, preços e resenhas de outros consumidores? Esse comportamento de compra é cada vez mais comum, o que significa que as empresas precisam estar presentes nos canais digitais. Por isso, saber produzir um bom conteúdo para a web é um grande diferencial.
Afinal, onde o seu cliente irá buscar mais detalhes sobre seu produto? Mesmo no caso de consumidores que optam por comprar em lojas físicas, a pesquisa online é comum. Conforme levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros procuram os produtos na internet antes da compra.
Assim, para que sua empresa seja encontrada em meio a tantas informações online, o segredo é inovar e produzir bons conteúdos. De quebra, isso ajuda a conquistar autoridade em seu segmento e contribui para melhorar a gestão estratégica. Continue a leitura do post para descobrir como fazer isso!
Saiba como atrair e fidelizar os clientes com conteúdos para web
Para atrair leitores e se tornar uma autoridade em seu mercado de atuação, é fundamental produzir conteúdos interessantes, com informações consistentes e aprofundadas, que realmente possam ajudar o cliente.
No entanto, apenas isso não é suficiente, pois, com a transformação digital, o acesso das pessoas às informações se tornou mais fácil. Assim, para se destacar entre milhares de páginas na internet, é necessário utilizar algumas técnicas específicas, que ensinamos a seguir!
1. Analise o perfil de seu público-alvo
Para definir os temas que interessam seu público, é fundamental analisar o seu perfil e entender as suas necessidades. Não basta somente divulgar seus produtos e serviços, é importante produzir conteúdos que realmente ajudem esse consumidor.
Apenas para ilustrar: se você tem uma loja de roupas, saiba que não basta apenas fotografar as peças e postar. Escreva sobre tendências de moda para a próxima estação, ajude o seu cliente a criar um guarda-roupas versátil, explique sobre combinações com acessórios, entre outros temas. Com isso, sua marca passa a ter mais valor aos olhos dos clientes.
Procure estabelecer uma linguagem próxima a esse cliente. Por exemplo, se o seu público-alvo tem formação técnica e está habituado a um vocabulário mais formal, adote em suas postagens esse tom de voz. No entanto, se for uma pessoa mais simples, em busca de soluções para o dia a dia, procure usar a mesma linguagem.
2. Escreva posts detalhados
Quanto mais completa for a sua abordagem do tema, maiores as chances dela aparecer entre os primeiros resultados de buscas. E isso é importante para que o seu futuro cliente encontre a sua empresa. Normalmente as pessoas abrem os links dos primeiros resultados e acabam ignorando quem não está bem posicionado.
Além disso, algumas pesquisas indicam que conteúdos detalhados são mais interessantes e têm maior possibilidade de serem compartilhados, o que ajuda a ampliar o alcance de suas publicações.
Para produzir um bom conteúdo, vale a pena colocar em prática algumas dicas:
- escolha uma palavra-chave que se relacione ao assunto que interessa o seu cliente. Usando o mesmo exemplo que demos acima, da loja de roupas, imagine possíveis buscas que o consumidor faria: “quais as tendências de moda para o inverno” ou “como combinar casacos e botas de salto” são alguns assuntos que podem despertar seu interesse e curiosidade. Assim, no primeiro exemplo, use palavras-chave como “moda para o inverno” e suas variações (moda de inverno, roupas de inverno, tendências de moda para o inverno, entre outras);
- essa palavra-chave pode ser uma frase mais específica, que atrairá os consumidores que buscam exatamente esse conteúdo, ou mais genérica. Para ilustrar, imagine que algumas pessoas querem saber, exatamente, “como combinar casacos e botas de salto alto”, enquanto outras podem chegar ao mesmo resultado (mas, com maior concorrência de outros sites) buscando somente “botas de salto”, “casacos” ou “casacos e botas”;
- use essa palavra-chave no título e ao longo do texto, de forma natural, para melhorar o posicionamento;
- procure informações de fontes confiáveis e utilize-as no texto — por exemplo, cite publicações internacionais de moda, que mostrem as tendências no hemisfério norte, que costumam ser um termômetro interessante para o setor, no Brasil;
- faça hiperlinks em seus textos, direcionando para outras publicações de sua página que possam agregar mais informações sobre o tema que você está abordando — assim, seu site ganha mais tráfego, o que faz com que os mecanismos de busca entendam que seus conteúdos são relevantes.
3. Escolha boas imagens
Ainda pensando no perfil de seu público-alvo, escolha imagens atrativas, que valorizem o conteúdo do artigo. Procure escolher ilustrações ou fotos que prezem pela diversidade e passem mensagens positivas. Vale a pena também ter atenção ao momento. Por exemplo, em tempos de pandemia com o coronavírus, ilustrações que mostrem aperto de mãos devem ser repensadas.
4. Faça títulos atrativos
Juntamente à ilustração, o título é a primeira coisa que o seu cliente vê. Assim, ele precisar atrair sua atenção e despertar a curiosidade para a leitura do que vem a seguir.
5. Capte informações dos visitantes
Uma estratégia bastante utilizada no marketing digital é a captação de dados (como e-mail ou telefone) dos visitantes da página. Para fazer isso, você pode oferecer materiais gratuitos, como e-books, gráficos, análises mais detalhadas, entre outros. Quando a pessoa fizer o download, precisará preencher um formulário com as informações.
Esses dados de contato servem para nortear decisões da empresa, já que será possível identificar quais assuntos despertaram maior interesse do público. Além disso, eles possibilitam transformar um visitante em um cliente, usando as formas de contato para enviar mais informações, promoções, convites ou outros materiais.
Lembre-se, no entanto, que o uso das informações pessoais deve ser consentido, conforme as regras estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), prevista para entrar em vigor em agosto de 2020.
Entenda a importância de manter esse contato com seus clientes
Em princípio, pode parecer bastante trabalhoso adotar todas essas estratégias para se aproximar dos clientes. No entanto, essa modalidade de marketing é mais acessível do que anúncios pagos e tem um alcance muito maior.
Um bom conteúdo pode ser compartilhado inúmeras vezes, o que significa que será lido por muitas pessoas. Com isso, sua marca atinge um público muito maior, conquista o respeito e passa a ser vista como autoridade no tema.
Além de todas essas dicas, lembre-se de que é fundamental que o conteúdo para web seja bem escrito, com clareza e objetividade, e traga informações que façam a diferença para quem está lendo. Outro detalhe é que o texto não precisa ser postado somente no blog da sua marca. Use as redes sociais para se aproximar ainda mais dos clientes!
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir estratégias para que o seu público se identifique mais com a sua marca? Então continue em nossa página e entenda o que é branding e como utilizá-lo para fortalecer a sua empresa!
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