A gestão de equipes pode trazer dificuldades para os gestores, independente do tamanho da empresa, gerando dúvidas e causando inseguranças que parecem não ter solução.
Entenda um pouco sobre os desafios da gestão de equipes, alguns fatores e atitudes que irão tornar a relação com colaboradores mais fácil e produtiva.
Entendendo a gestão de equipes
Quando falamos em gerir equipes, isso significa realizar o acompanhamento das atividades realizadas pelos colaboradores, assim como orientá-los e motivá-los de forma a melhorar o seu desempenho.
O gestor deve ter um canal aberto de comunicação com as pessoas, assim como acompanhar o que é desenvolvido de perto, ajudando-os para que objetivos e metas sejam cumpridos como planejado.
Veja abaixo os 5 maiores desafios da gestão de equipes e como driblá-los no dia a dia da empresa:
1. Estimular a autonomia e proatividade dos colaboradores
Aumentar a produtividade e dar autonomia aos colaboradores são grandes desafios da gestão de equipes, mostrar aos seus membros que podem, sim, assumir responsabilidades sem repassar todas as decisões ao líder para aprovação vai melhorar a performance da sua empresa.
O líder deve orientar bem a sua equipe, para que cada colaborador conheça suas atribuições, estimular as pessoas a compartilhar ideias que possam melhorar os resultados do negócio e assim promover um ambiente de inovador e proativo.
Ao determinar com clareza as atividades e metas dos membros da equipe, o líder estimula o comprometimento e a autonomia do grupo para propor soluções sem a necessidade de sua prévia aprovação.
É importante que o gestor passe confiança às pessoas e as oriente sempre, oferecendo direcionamento quando houver dúvidas. Isso vai melhorar o engajamento de sua equipe.
2. Lidar com conflitos
Quando uma equipe não possui confiança, pode haver dificuldade em criar engajamento na resolução de problemas que acontecem na empresa por terem receio de expressarem sua opinião sincera.
O líder deve mostrar que a participação ativa de todos é fundamental para lidar com questões pertinentes ao trabalho, e que podem participar sem medo de que suas ideias ou opiniões sejam julgadas.
O líder deve estimular um ambiente de cooperação e harmonia entre os seus colaboradores e incentivar a resolução de conflitos através do diálogo.
3. Manter a equipe motivada
Em ambientes empresariais, manter a motivação de sua equipe funciona como um combustível para garantir maior produtividade.
Para assegurar uma equipe motivada, crie ações junto ao Recursos Humanos (RH) para estimular o desenvolvimento do grupo e seu espírito de proatividade, o que incentiva seus talentos internos a darem o melhor de si.
É possível conceder mais benefícios, desenvolver planos de carreira, flexibilizar o horário de trabalho, entre outras ações que ajudem a motivar os colaboradores.
4. Evolução e capacitação da equipe
Contribuir para o desenvolvimento das pessoas também é fundamental para alcançar o sucesso na gestão de equipes.
Para isso, oferecer treinamentos, cursos e outras formas de aperfeiçoamento pessoal é benéfico, não só para garantir melhores resultados no negócio, mas também para mostrar que a empresa valoriza seus funcionários e investe em suas carreiras.
5. Estar atento ao clima organizacional
A motivação da equipe e seu desempenho muitas vezes está relacionado ao clima e cultura organizacional e como eles conseguem estimular as pessoas a desenvolverem suas funções ao mesmo tempo que promovem um ambiente estimulante.
Lide com os possíveis conflitos que surgem no cotidiano para ter uma equipe unida, com bom relacionamento interpessoal e aberta para conversar sobre dificuldades e problemas com foco em soluções.
Para lidar com esses e outros desafios da gestão de equipes, conheça os serviços do Sebrae Alagoas que te ajudarão a desenvolver seu negócio.