Se seu negócio está com uma grande rotatividade de colaboradores, isso pode ocorrer por fatores que você e seus líderes precisam se atentar para melhorar o ambiente organizacional. Acredite, a maioria das falhas podem ser contornadas e ajustadas para um melhor desempenho da empresa e assim evitar a perda dos talentos!
Muitas vezes, a alta rotatividade pode estar associada a algumas dificuldades dos colaboradores com o negócio provocadas por uma má gestão da equipe e outros problemas relacionados à área de recursos humanos que os deixam insatisfeitos com o trabalho.
Por que acontece a rotatividade dos funcionários?
Um grande fluxo ou rotatividade de colaboradores, também chamado de turnover, é uma preocupação para a empresa, já que uma alta taxa pode trazer problemas como redução da produtividade e altos gastos financeiros.
Se preocupar em diminuir a rotatividade na empresa é importante para manter a saúde do negócio e reter talentos que fazem a diferença no desenvolvimento do empreendimento.
A rotatividade pode ser gerada por uma liderança problemática que não valoriza o colaborador, pela falta de desenvolver uma cultura que represente sua empresa através de valores sólidos. Isso ajuda a criar um bom clima organizacional que incentiva seus colaboradores a permanecerem na empresa.
A falta de valorização de profissionais, de reconhecimento, os salários muito baixos e a ausência de perspectiva de crescimento dentro do negócio também causam a rotatividade.
Uma pesquisa feita pela Catho mostrou que mais de 28% dos funcionários saem das empresas para conquistar melhores oportunidades.
Confira abaixo as 5 principais dicas que você pode desenvolver para diminuir o turnover em seu negócio.
1. Melhorar a liderança no negócio
A forma que a liderança é desenvolvida nas áreas da empresa também afeta, e muito, o fluxo de colaboradores. É uma das principais causas de desligamento nos empregos.
Um bom líder é um facilitador, e não um chefe que só exige resultados. A liderança deve ser assertiva com os seus colaboradores, principalmente relacionada as mudanças de geração das pessoas.
Manter um canal de comunicação aberto, prover orientação e contribuir para o desenvolvimento dos liderados são habilidades fundamentais para uma liderança que contribua para a manutenção dos funcionários na empresa.
Um bom líder é paciente, tem prazer em ensinar, sabe delegar com respeito e orienta a todos sempre com foco em seu crescimento.
2. Plano de carreira
Como vimos, muitos profissionais desistem de seus empregos para buscar oportunidades melhores de trabalho. Para evitar isso, é importante valorizar o profissional e permitir que ele enxergue uma boa perspectiva para si dentro da empresa.
O chamado plano de carreira nada mais é do que um documento onde estão descritas as oportunidades de crescimento dos colaboradores na empresa. Ele determina as competências necessárias para assumir cada posição hierárquica do negócio.
O funcionário pode definir as estratégias e o caminho que precisa percorrer considerando sua área de atuação para chegar ao cargo desejado ou para concorrer a outras oportunidades internas.
Crie e divulgue os planos de carreira no negócio, permitindo que os colaboradores entendam até onde podem crescer e quais benefícios que poderão receber.
3. Oferecer cursos e treinamentos
Para valorizar os profissionais, também é interessante garantir treinamentos e cursos que os ajudem a se desenvolver, demonstrando que a empresa se importa com seu crescimento profissional.
Incentivar os colaboradores a realizarem novos cursos e especializações em suas áreas também mostra interesse por sua evolução. Ajuda financeira, como pagar uma porcentagem da mensalidade, é uma forma interessante de contribuir.
4. Promover feedbacks construtivos
Outra dica para melhorar a gestão e desempenho dos funcionários é: realizar feedbacks construtivos de forma periódica, o que contribuirá para diminuir a rotatividade na empresa.
Realizar feedbacks ajuda a deixar a comunicação entre gestores e colaboradores mais próxima e clara, permitindo que os funcionários sejam valorizados por seu trabalho, assim como ajuda no processo de melhoria contínua das atividades que executam.
5. Gerar benefícios além dos financeiros
Valorizar os colaboradores também pode ser demonstrado através de benefícios que te diferenciem da concorrência. Existem os benefícios mais comuns, como vale-refeição ou alimentação e vale transporte, que são bons e basilares para a manutenção do emprego, porém, você por ir além.
É possível oferecer vantagens como planos de saúde, flexibilidade no horário de trabalho, descontos em lojas parceiras, academias, terapia, entre outras. Se conseguir conceder benefícios sem descontar em salários, melhor ainda!
Oferecer benefícios fora do esperado eleva a sensação de bem-estar, melhora o clima organizacional e pesa muito em decisões de desistência do emprego.
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