6 formas de pagamento para oferecer na Black Friday

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Muitos consumidores esperam a chegada da Black Friday para adquirirem os produtos ou serviços que desejam. Por isso, ela é uma excelente oportunidade para o seu negócio alcançar um faturamento alto, mas é preciso se planejar para isso. Um detalhe que precisa de atenção são as formas de pagamento.

É fundamental trazer opções para que o seu cliente tenha um poder de decisão maior, aumentando a satisfação dele. Ao mesmo tempo, essa estratégia permite alcançar um público diversificado. Isso traz mais oportunidades de venda para o seu negócio.

Hoje em dia, existem diferentes meios de pagamento que podem ser implementados com facilidade, e nós listamos neste artigo os principais deles. Continue lendo para conhecer as características de cada um e as vantagens de ofertá-los na Black Friday deste ano.

1. Pix

Já não é novidade que o Pix é um dos meios de pagamento queridinhos do momento. Em 2022, R$ 11 trilhões foram movimentados por ele, em um total de 24 bilhões de operações. Isso dá uma média de 66 milhões de operações por dia.

Até junho de 2023, já existiam mais de 625 milhões de chaves registradas por mais de 150 milhões de usuários. Portanto, não tem como excluir o Pix das suas formas de pagamento oferecidas durante a Black Friday.

Além do fato de milhões de brasileiros usarem esse recurso, não podemos esquecer que ele é muito vantajoso por ser prático e rápido. O dinheiro cai na hora na conta da sua empresa, e o pedido é aprovado quase que de imediato para o cliente.

Isso aumenta a satisfação dele por não ter que ficar esperando de um dia para o outro ou por mais de um dia para que a transação seja concretizada. Dessa forma, você pode vender muito mais por causa da agilidade das transações.

2. Conta Pessoa Jurídica

Ter uma conta pessoa jurídica (PJ) é interessante por diferentes motivos. O primeiro deles é o fato que você terá um controle financeiro muito mais eficiente. As finanças da sua empresa não correm o risco de ficarem misturadas com as pessoais.

Disponibilizar a conta PJ nas formas de pagamento da Black Friday aumenta a sensação de segurança do seu cliente. Afinal, os dados vão aparecer em nome da empresa, e não de uma pessoa física. Isso vale tanto para as transferências quanto para o registro de chaves Pix.

Outro motivo é que, dependendo do ramo do seu negócio, com uma conta PJ, você pode atender outras empresas. Geralmente, as transações entre empresas (B2B) requerem essa formalização. Você tem chances de ampliar o alcance do seu negócio com uma estrutura mais profissional.

3. Cartão de crédito e débito

Essas são outras duas formas de pagamento que, assim como o Pix, não podem faltar hoje em dia. Mesmo quando se trata das compras feitas em estabelecimentos físicos, as pessoas preferem pagar usando cartão em vez de dinheiro.

Isso acontece, inclusive, porque muitos recebem os próprios salários de forma digital. Sendo assim, é mais prático usar o cartão do que sacar em espécie para, então, sair fazendo as compras.

Além disso, o e-commerce é muito procurado durante a Black Friday. O cartão de crédito acaba sendo um dos meios preferidos na hora de pagar pelos canais de vendas digitais. A aprovação também é quase imediata, agilizando os pedidos. Isso é bom para o seu negócio por reduzir o risco de desistência em função da demora do processo.

Sem falar que o cartão de crédito ainda traz a opção de parcelamento das compras. Essa também é uma forma de pagamento muito procurada pelos consumidores durante a Black Friday.

Se você disponibilizar essa alternativa, terá maiores chances de fazer um bom volume de vendas. Seu cliente tende a comprar diversos itens em função da facilidade na hora de pagar.

4. Carteira digital

Elas caíram no gosto das pessoas por serem muito práticas e fáceis de usar. Esse recurso pode ser um aplicativo ou uma plataforma. O usuário deixa um valor depositado para fazer pagamentos diversos. Ele também tem a opção de registrar o número do cartão de crédito, para agilizar transações.

É uma alternativa, principalmente, para os negócios que atendem as gerações mais jovens. Elas são as principais usuárias dessa tecnologia recente. Se a sua empresa trabalha com esse público ou com pessoas que gostam de acompanhar tendências tecnológicas, é interessante oferecer esse recurso.

5. Boleto bancário

Você sabia que até 2022 quase 40% da população brasileira adulta ainda não tinha uma conta bancária? Esse é um número muito alto e que precisa ser considerado nas suas estratégias de pagamento para a Black Friday deste ano.

Afinal, se uma pessoa não tem uma conta bancária, ela também não terá Pix, cartão de crédito nem cartão de débito. É por isso que o boleto continua sendo um meio bastante utilizado. Ele ajuda a alcançar essas pessoas que precisam de uma alternativa que não envolva os bancos.

Porém, você não pode se esquecer de que a emissão do boleto não é garantia de uma venda feita. É fundamental ter um bom sistema para controlar os valores referentes ao pagamento dos boletos gerados. Assim os pedidos serão liberados somente depois da confirmação. Ela pode levar até 3 dias úteis. Deixe essa informação clara para o seu cliente.

6. Vales

Dependendo do segmento do seu negócio, você pode incluir nas formas de pagamento da Black Friday os vales do tipo refeição, alimentação e outros. No entanto, é preciso entender muito bem quem é o seu público-alvo, para saber quais são os vales que ele utiliza.

Para aceitar esse recurso, é preciso ter um sistema ou uma maquininha que cubra os vales utilizados pelos seus clientes. Não é uma estratégia que alcança todas as empresas, mas se você se encaixar nessa categoria, poderá ter uma chance a mais de vender.

Como você viu, cada uma das alternativas tem as suas próprias características. Em algumas, o dinheiro cai na hora, em outras, é preciso esperar um pouco mais para confirmar a transação e fechar negócio. Há também a questão de taxas e outros custos.

Por isso, você precisa se organizar para controlar os valores recebidos e aqueles que vão entrar futuramente. Não se esqueça de que nas compras parceladas no cartão o valor completo não fica disponível imediatamente. Então, é necessário controlar os recebíveis para que o caixa feche sem erros. Também para ter previsibilidade do faturamento.

O mais importante é elaborar uma boa estratégia para aproveitar ao máximo a Black Friday desse ano. Além das formas de pagamento, você deve lembrar do marketing, da divulgação e da criação de boas ofertas e promoções. Elas devem ser realmente atrativas para o público, mas sempre precificando de um jeito vantajoso para o seu negócio. Então, planeje-se muito bem.

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