Fazer uma boa gestão de lanchonete envolve fatores financeiros fundamentais para manter a competitividade e a lucratividade do negócio. Uma das questões mais importantes é precificar os produtos corretamente, garantindo que todos os custos sejam cobertos e uma margem de lucro satisfatória seja mantida.
Esse cuidado é essencial para evitar prejuízos financeiro e para disponibilizar recursos para o crescimento da sua lanchonete no mercado. Além disso, é importante encontrar maneiras de se destacar e assim justificar praticar preços mais altos em relação aos demais concorrentes.
Quer saber tudo sobre como precificar os itens de sua lanchonete? Então, continue a leitura e confira as nossas dicas para formar o preço de vendas da sua empresa!
Como funciona o processo de definição de preços para lanchonetes?
Saber precificar produtos na lanchonete envolve análises de fatores como: custo dos ingredientes, despesas operacionais, concorrência local, demanda do mercado e percepção de valor pelos clientes.
Por exemplo, é válido fazer o cálculo de custo de cada um dos itens do cardápio, considerando matéria-prima, mão de obra, uso de gás e energia para a produção, margem de lucro e outras despesas. Além disso, é relevante entender o markup do setor para fazer a precificação adequada.
Também é importante monitorar regularmente os preços da concorrência e estar atento às tendências do mercado para ajustar os valores dos produtos quando necessário e manter a competitividade da lanchonete.
Qual a importância de definir preços adequadamente?
Saber definir os preços da lanchonete é crucial para alcançar sucesso. Por exemplo, o cálculo apropriado garante a cobertura dos custos operacionais, garantindo a viabilidade financeira do negócio.
Além disso, preços competitivos ajudam a atrair clientes e manter a relevância no mercado que, em geral, é saturado de opções. Saber que além da cobertura dos custos e despesas, definição da margem de lucro, a formação de preços de venda também contribui para a construção da percepção de valor dos clientes.
Por fim, vale mencionar que uma estratégia de precificação eficaz pode impulsionar a lucratividade do negócio e proporcionar recursos para investimentos futuros, saúde e crescimento sustentável da empresa.
Como definir o preço de vendas na lanchonete?
Após entender como a definição de preços impacta o seu negócio no setor de alimentos, o próximo passo é descobrir quais são os itens que devem ser analisados. Listamos os principais. Confira!
Considere os custos fixos e variáveis
Os custos são os gastos relativos à produção dos itens da empresa. Ao definir o preço de vendas na lanchonete, é essencial considerar tanto os custos fixos quanto os variáveis, além de compreender as diferenças entre eles. Por exemplo, os custos fixos são aqueles que permanecem constantes, independentemente da quantidade produzida, como salários dos colaboradores, aluguel de maquinário de produção.
Já os custos variáveis aumentam ou diminuem conforme a produção, como ingredientes, material de limpeza, embalagens e energia elétrica. Considerar ambos os tipos de custos ajuda a garantir que o preço de venda cubra todos os gastos necessários para a operação da lanchonete.
Levante as despesas
As despesas, assim como os custos, são gastos financeiros da lanchonete para adquirir bens que não estão diretamente ligados a produção dos produtos do cardápio. As despesas podem ser fixas, variáveis, operacionais, um exemplo de despesa fixa de uma lanchonete é o aluguel do ponto, uma despesa variável é o gasto com entregas, já uma despesa operacional são os gastos com plataformas e sistemas administrativos do negócio.
Considere o mercado
Também é relevante considerar o contexto do mercado local ao definir os preços na lanchonete. Esse cuidado faz com que a sua empresa mantenha um preço atrativo, considerando os seus diferenciais.
Dessa forma, ao analisar a demanda dos clientes, a concorrência e as tendências de consumo, é possível ajustar os preços de forma competitiva e atrativa, além de observar possíveis oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas, como datas comemorativas para lançar combos de ofertas.
Assim, sua lanchonete consegue se diferenciar da concorrência e oferecer produtos e preços que correspondam ao valor percebido pelos clientes. Inclusive, com o bom monitoramento do mercado, é possível identificar as necessidades dos clientes, identificar tendências e viabiliza praticar preços acima dos concorrentes.
Agregue valor aos serviços
Falando em aproveitar as oportunidades, é preciso agregar valor aos serviços para conseguir se diferenciar, atrair clientes e cobrar mais. Assim, além de cobrir os custos, a precificação adequada, permite a inclusão de benefícios para encantar os clientes, gerar uma experiência diferenciada e com isso é possível cobrar um valor mais alto pelos produtos.
Você pode fazer isso através das embalagens, do formato dos lanches, da identidade visual do negócio, por meio da qualidade dos ingredientes, do atendimento personalizado, da atmosfera do estabelecimento ou de promoções especiais. Ou seja, ao proporcionar uma experiência positiva aos clientes, a lanchonete pode justificar preços mais elevados e construir lealdade à marca.
Faça cálculos
Também é preciso fazer os cálculos dos valores cobrados por cada um dos itens disponibilizados aos clientes. É preciso garantir que os preços de venda sejam sustentáveis e lucrativos.
Esse passo envolve calcular o custo de cada opção do menu, incluindo ingredientes, mão de obra e despesas operacionais, além de adicionar uma margem de lucro adequada. Fazer esses cálculos ajuda a tomar decisões assertivas sobre os preços e a evitar prejuízos financeiros.
Avalie a margem de lucro
A estratégia de margem refere-se à proporção do preço de venda que representa o lucro para a lanchonete. É importante avaliar se ela é suficiente para cobrir os custos e gerar excedente financeiro, ao mesmo tempo, em que permanece competitiva em relação ao mercado.
Uma margem muito baixa pode comprometer a rentabilidade, enquanto uma alta demais pode afastar os clientes. Encontrar o equilíbrio certo é essencial para garantir a sustentabilidade financeira do negócio.
Observe a concorrência
Observar a concorrência é uma prática fundamental para ajustar os preços conforme necessário e manter a competitividade no mercado. Nesse sentido, é válido acompanhar os preços com recorrência.
Esse cuidado envolve monitorar os preços dos concorrentes, bem como suas estratégias de marketing e promoções. Ao estar ciente das práticas da concorrência, a lanchonete pode ajustar seus próprios preços de forma estratégica e eficaz.
Como o Sebrae pode ajudar
O Sebrae oferece uma variedade de capacitações e consultorias que podem ser úteis para proprietários de lanchonetes em busca de orientação sobre precificação e outras questões relacionadas ao gerenciamento de negócios.
Contamos com consultorias especializadas, cursos de capacitação, materiais educacionais, workshops e ferramentas online que abordam especificamente estratégias de precificação, planejamento, gestão financeira e análise de mercado.
Vale lembrar que com o Sebrae, você ainda pode de fazer networking, o que vai ser útil para compartilhar experiências, fazer parcerias e ter ideias para diferenciar a sua empresa.
Após entender como fazer para precificar produtos, fica mais fácil acertar os valores cobrados para manter os lanches do seu estabelecimento atrativos e, com isso, alcançar as metas financeiras.
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