como fazer um bom planejamento financeiro como fazer um bom planejamento financeiro

Quer ter um negócio sustentável? Comece pelo planejamento financeiro

3 minutos para ler

Entender sobre a área financeira faz com que a sua gestão se beneficie e que você tenha uma visão global e estratégica de como atuar no mercado, destacando-se aos olhos dos consumidores.

Empresas que apostam em um bom planejamento de uso de recursos, têm maiores chances de crescer, uma vez que estarão mais preparadas para realizar investimentos em áreas que a concorrência sequer identificou. Esse tipo de planejamento funciona como um guia para desenhar as estratégias de sua empresa.

Quer saber como fazer um bom planejamento financeiro? Confira nossas dicas!

Separe conta de pessoa física e jurídica

A separação das contas da pessoa física – você – e da pessoa jurídica – sua empresa – faz com que você organize as despesas e investimentos pessoais das despesas e investimentos que deve fazer para o seu negócio.

Registre as entradas e saídas da empresa, faça uma previsão de vendas, a partir dos números que você possui e estipule um valor para o seu pró-labore. Desta forma, aumenta o seu controle sobre suas próprias despesas e sobre as movimentações que vai fazer para a empresa.

Estude o mercado

Estudar o mercado faz com que você tenha clareza sobre as necessidades do público com que atuará e entenda as características e os hábitos de consumo de uma cidade, região ou determinado grupo.

Esse conhecimento proporcionará um posicionamento acertado em relação ao que oferecer e como apresentá-lo aos consumidores. Além de possibilitar que você antecipe ações que impulsionem a compra de seus produtos e faça com que seu negócio se destaque em relação à concorrência.

Faça um orçamento bem detalhado

A planilha deve ser a melhor amiga do seu negócio. Isso porque respeitar o capital de sua empresa possibilita que você tenha uma vida financeira saudável e bem preparada para qualquer situação.

Construir um orçamento bem detalhado faz com que você saiba o momento exato de fazer investimentos, quando adquirir uma sede maior, contratar um profissional para atender melhor seus clientes etc.

Tenha um bom controle financeiro

Controle é a palavra que acompanha empresas que fazem gestão amparada por planejamento. Além de controlar receitas, como as vendas diárias, é preciso fazer o controle patrimonial.

Dentro do controle patrimonial, temos os ativos, isso é, os valores líquidos e os equipamentos que sua empresa dispõem neste momento e que podem gerar lucro. O passivo é o que gera custo para empresa, por exemplo, o espaço que você adquiriu para ser sede da empresa ou mesmo o aluguel.

Uma vez que você tenha essas despesas anotadas e controladas, a próxima etapa é entender suas despesas diárias e, desse modo, entender se seus investimentos vão trazer resultado ou se podem ser direcionados para outras áreas.

Para ajudá-lo no processo, o Sebrae tem diversos materiais, como cursos e vídeos, para que você entenda, cada vez mais, da vida financeira de sua empresa e aprenda como fazer um bom planejamento financeiro.

Quer aprender mais sobre finanças e tomar decisões assertivas, gerando inovação, com olhar estratégico e aumentando a receita? Assista o vídeo da palestra Como organizar suas finanças durante a crise e descubra que, com ações simples, será possível conquistar resultados positivos para o seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário