Quem disse que microempreendedor individual não precisa investir em marketing? É possível que você já tenha ouvido essa falácia e, se pretende ver o crescimento de seus negócios, é bom esquecê-la para sempre! Em um cenário de intensa produção de dados, mercado altamente competitivo e uma busca acelerada por inovação e diferenciação, é vital elaborar e colocar o marketing para MEI em prática.
Os resultados desse investimento vão muito além do que ficar famoso: trata-se de estratégia de negócios que lhe trará conhecimento profundo de seu público, divulgação de seus produtos e serviços, fortalecimento de sua marca, conexão com parceiros importantes e uma reputação sólida no mercado, entre outros benefícios. Por isso, selecionamos as 4 principais estratégias de marketing para MEI. Confira!
1. Marque presença nas redes sociais
As redes sociais estão hoje entre os principais canais de divulgação de produtos e serviços, de interação e relacionamento entre empresas e clientes e também são imprescindíveis para a construção e o fortalecimento de uma marca. Sendo assim, não tem como abrir mão de sua empresa estar ativa nas mídias sociais como o Instagram, o WhatsApp, o YouTube e o Facebook.
Todavia, essa presença tem de ser muito bem pensada, não é simplesmente abrir uma conta e postar assuntos aleatórios — e apenas quando der. Você precisa atuar com planejamento e estratégia, e para isso entre os primeiros passos está pesquisar e analisar em quais redes seu público está e como ele se comporta em cada canal. Assim, será possível identificar onde atuar, focar em seu público, publicar assuntos pertinentes e com uma periodicidade capaz de manter seus seguidores supridos com informações e novidades acerca de seu mercado e de sua empresa. Além de possibilitar novas oportunidades de negócios e parcerias.
2. Desenvolva uma identidade visual
A identidade visual é um braço do marketing e do branding muito importante para fortalecer e diferenciar sua marca no mercado e para criar conexão com os clientes e os demais públicos. Não subestime a identidade visual, pois ela tem grande impacto na forma como seu trabalho é visto, na comunicação de seus valores e na formação da reputação de seu negócio.
Além disso, é também por meio dela que o público vai diferenciá-lo dos seus concorrentes e fazer com que sua marca seja lembrada e destacada — e não apenas mais uma do segmento.
3. Invista em conteúdo de qualidade
Não dá para falar em marketing para MEI sem abordar a produção de conteúdo e a qualidade desse material. Assim como a identidade visual, o conteúdo é um dos pilares, dos principais pontos de contato do consumidor com a marca. É por meio do conteúdo que o público poderá ver toda sua base de conhecimento acerca de seu setor e dos diferenciais de seu negócio.
Um bom conteúdo, distribuído de forma certeira, é aquele que é útil para o leitor, agradável, chega na hora certa e faz com que ele se sinta amparado pela empresa. Isso cria vínculos com o público e estabelece uma relação de familiaridade e confiança, o que dá ao cliente muito mais segurança em contratar suas soluções.
4. Cuide bem do relacionamento com o cliente
Um relacionamento de parceria com o consumidor é vital para o sucesso de qualquer negócio, independente do setor, do porte e da natureza do negócio. Invista em estratégias de relacionamento, treinamentos de atendimento ao cliente, estabeleça diálogo e faça com que ele se sinta acolhido por sua marca, com competência, técnica, transparência e empatia. Tudo isso é indispensável para gerar uma experiência gratificante e oportunizar a realização das vendas e a fidelidade de seu cliente.
Como você pôde ver, essas são estratégias básicas de marketing para MEI, capazes de criar notoriedade para sua marca, gerar credibilidade junto a seus públicos, divulgar seus produtos e serviços, além de fortalecer sua presença no mercado e no dia a dia do seu cliente. Investir nisso é essencial para aprofundar os conhecimentos, conhecer as novidades e atualizar as ofertas, aspectos que ampliam as oportunidades de negócios e tornam sua empresa mais dinâmica e competitiva.
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