Gestão do conhecimento: 3 pilares para impulsionar a inovação do seu negócio

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Se perguntarmos a um empreendedor visionário o que ele deseja para o seu negócio, certamente ouviremos algo como sucesso, visibilidade no mercado, lucro e melhoria contínua. Isso valeria uma nova pergunta: como alcançar esse patamar?

Sem muito embaraço ele responderá que as pessoas, suas competências e habilidades são as principais responsáveis por manter o negócio ativo e inovador. Um cenário possível com a aplicação estratégica da gestão do conhecimento na rotina corporativa.

Se interessou? Neste post, trazemos o conceito de gestão do conhecimento e as vantagens da sua aplicabilidade, além dos 3 pilares essenciais para impulsionar o comportamento inovador dentro das empresas. Continue lendo, siga os passos e seja você o protagonista dessa história!

A gestão do conhecimento: inovação à vista

Sem uma gestão eficiente, com critérios de retenção, filtro, qualificação e acesso, você consegue dimensionar o volume de dados e informações que circulam diariamente dentro da sua empresa?

É muito fácil perder o controle quando não há um sistema organizado de dados para gerar um fluxo adequado, e é exatamente essa a proposta da gestão do conhecimento — uma inovação corporativa que pretende mapear, classificar, gerenciar, distribuir, multiplicar e reter o conhecimento.

A ideia é coletar as informações flutuantes e concentrá-las em um mesmo lugar para o acesso de todos, o que facilita a execução de atividades diárias com maior agilidade, eficiência e qualidade no retorno.

As vantagens de aplicar a gestão do conhecimento no negócio

Imagine que todos os funcionários da sua empresa se ausentarão em algum momento, seja por motivo de férias, licenças, desligamento ou, em uma visão triste, mas real, falecimento.

Todo o conhecimento adquirido ao longo do tempo em que atuaram na empresa seguirá com eles, mas nem sempre será repassado em totalidade para quem faz a substituição, temporária ou permanente.

Aplicar a gestão do conhecimento traz a vantagem de que os funcionários e profissionais podem se mover pelos mais diversos motivos, mas o conhecimento sobre suas funções e atividades ficará retido para acesso coletivo.

Além do conceito motivacional — os profissionais serão mais bem aproveitados em suas funções —, a empresa que adere à gestão do conhecimento possibilita melhor interação entre as equipes e se desenvolve em maiores proporções para competir no mercado.

O uso de recursos tecnológicos aliado à inteligência das pessoas, eleva o padrão de excelência, a ponto de transformar as ideias em processos para estruturar o funcionamento da empresa e proporcionar um crescimento sustentado pelas capacidades técnicas e funcionais.

Os 3 pilares da gestão do conhecimento

Os profissionais precisam ser envolvidos e conscientizados sobre a importância de fazer do conhecimento uma ferramenta de gestão corporativa, para implantar uma nova cultura de inovação e agregar valor ao negócio.

Dizemos isso, pois as mudanças são significativas e alteram uma rotina executada da mesma forma por um longo tempo, o que nos leva aos 3 pilares da gestão do conhecimento.

1. Gestão do capital intelectual

Mesmo com a tecnologia avançada e os diversos mecanismos digitais para processar as informações, as pessoas ainda são a principal fonte de conhecimento. É inegável que delas se extraem habilidades que as máquinas ainda não conseguem executar sozinhas.

Descobrir uma forma adequada de mapear o conhecimento individual, classificar o que já é executado dentro dos processos de rotina e identificar os pontos de melhoria para oferecer um ciclo completo das atividades é o primeiro passo da gestão do conhecimento.

2. Gestão de competências

Em seguida, é importante aliar conhecimento e competência, ou seja, o que é essencial para que o seu negócio se desenvolva efetivamente e ganhe visibilidade.

Mesmo com um grupo de profissionais com grande conhecimento, talvez ainda falte competências específicas para colocar sua empresa em destaque — uma solução prática é oferecer treinamentos de acordo a necessidade.

3. Aprendizagem empresarial

Para fechar a tríade de gestão do conhecimento, você terá pela frente o desafio de desenvolver a aprendizagem empresarial, que consiste em transformar o ambiente da empresa e assim, estimular a participação de todos.

Cada funcionário deve se sentir impulsionado a transformar o conhecimento em informações que estejam sempre ao alcance de todos, cientes de que o uso padronizado é gerador de melhores práticas refletidas na autoridade segmentada que a empresa passará a ser no mercado. Com isso tudo em andamento, você tem a gestão do conhecimento.

Gostou do post? Então, entenda agora a importância da inovação na empresa e como ela vem se transformando em principal fator de competitividade e visibilidade!

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