Toda empresa precisa ter um caminho muito bem definido para conquistar os seus objetivos. Sem esse planejamento, um empresário se sentiria perdido e caminhando em uma completa escuridão. Assim, surge a importância da definição de estratégias empresariais.
Esse conceito tem como objetivo determinar esforços relacionados a investimentos, marketing e manutenção da empresa para proporcionar o seu crescimento ao longo do tempo. Afinal, esses são elementos básicos para que uma empresa possa se desenvolver.
Neste artigo, mostraremos a definição de estratégias empresariais, os principais tipos e a importância de conhecer cada uma deles. Acompanhe!
O que são estratégias empresariais?
A definição da estratégia empresarial objetiva o desenvolvolvimento do negócio ao direcionar as ações planejadas e adotadas visando potencializar suas capacidades a fim de atingir objetivos estabelecidos e ganhar vantagem competitiva.
As empresas que não contam com estratégias empresariais são constituídas e crescem de forma desordenada, não se mantendo no mercado no longo prazo.
A sobrevivência do negócio no mercado com resultados diferentes exige organização. Principalmente, o desenvolvimento de estratégias empresariais que discorreremos ao longo deste artigo.
Qual a importância do desenvolvimento de estratégias empresariais?
Saber como gerenciar um negócio de forma estratégica é fundamental para que a empresa possa sobreviver frente às mudanças do mercado. Além de favorecer o desenvolvimento sustentável do negócio a longo prazo ele possibilita o direcionamento de esforços da empresa para alcançar a sua visão de futuro.
Em outras palavras, é possível direcionar o foco dos gestores para objetivos específicos. Sejam eles relacionados a manutenção ou desenvolvimento do negócio.
Quais são os tipos de estratégias empresariais?
Apresentaremos agora quais são os tipos de estratégias empresariais existentes para você conhecer melhor os conceitos e definir a que melhor se adapta a realidade e objetivos do seu negócio. Confira!
1. Investimentos
As estratégias empresariais de investimento têm como foco principal utilizar recursos financeiros no empreendimento com expectativa de benefícios futuros e retorno do capital aplicado.
Esse investimento pode ser aplicado nas mais diversas áreas visando o aumento das vendas, ampliação da capacidade produtiva, expansão do mercado, modernização dos equipamentos, etc. Os gestores identificam uma oportunidade ou necessidade de investimento e fazem um aporte, sempre objetivando algum tipo de melhoria no negócio.
É importante ter em mente que a estratégia de investimentos pode ser feita com aporte de recursos próprios ou de terceiros.
Assim, você deve estudar a melhor forma de captar investimentos. Sempre tendo em mente os objetivos empresariais, inovação e expansão que podem ser implementadas em sua empresa.
2. Crescimento
As estratégias empresariais de crescimento são aquelas voltadas ao aumento da capacidade produtiva, aumento do lucro, vendas e participação de mercado. O foco é aproveitar situações favoráveis da sua área de atuação e transformá-las em oportunidades de negócio e aumento do valor da empresa.
O objetivo final é sempre buscar aumento no volume de vendas. As estratégias de crescimento são aplicadas de diversas formas. Uma delas é o aproveitamento de inovações tecnológicas. Elas podem ser implementadas para criar novos produtos ou, até mesmo, alcançar novos nichos de clientes em potencial.
As estratégias de crescimento também devem criar parâmetros para reaplicar o valor na atividade do próprio negócio. Assim, o aumento da capacidade produtiva é uma das principais ações quando o assunto é estratégias de crescimento.
3. Manutenção
A estratégia de manutenção tem por objetivo utilizar os recursos financeiros, humanos e tecnológicos para que a empresa mantenha sua posição de mercado.
O foco desse processo é o fortalecimento dos pontos fortes da empresa e pressupõe a minimização de pontos fracos do negócio. Essa estratégia demanda uma postura mais defensiva e conservadora quanto à forma de utilizar o dinheiro.
Seus recursos são mantidos na empresa evitando grandes aquisições ou investimento em novidades para aumentar as vendas. Nessa estratégia, o lucro é mantido e não há um esforço muito grande para ele crescer exponencialmente. Esse é um processo interessante para a empresa.
No entanto, não deve se manter imutável por muito tempo. Afinal, o objetivo do negócio é crescer e se desenvolver e não apenas se manter em um patamar ao longo do tempo.
4. Marketing
Por fim, temos a estratégia empresarial de marketing. O objetivo dela é promover a divulgação de produtos, captação de novos clientes e fidelização de consumidores que já se relacionaram com sua empresa. Atualmente, existem várias formas de colocar essa estratégia em prática.
A que mais vem sendo utilizada é aquela que se embasa em plataformas digitais. Elas vêm sendo utilizadas para segmentar um público e atingir pessoas com mais chances de fazer negócios com sua empresa. Assim, você pode criar anúncios direcionados para essas pessoas, filtrando na plataforma suas características. Nesse caso, apenas pessoas com o perfil definido receberão suas mensagens e campanhas.
O que devemos destacar é que as estratégias empresariais de marketing se relacionam com as outras três técnicas que mencionamos. Afinal, tanto no crescimento, manutenção e investimento, é necessário aportar recursos de marketing.
Logo, esse é um tipo de estratégia que funciona de forma acessória às demais. Em outras palavras, ela sempre estará presente no dia a dia do seu negócio.
Por que é importante conhecer vários tipos de estratégias empresariais?
Agora você conhece alguns dos principais tipos de estratégias empresariais e sabe que elas podem ser aplicadas em diferentes momentos do negócio de acordo com o ciclo de vida empresarial e objetivos definidos. As estratégias de crescimento podem ser utilizadas durante toda a existência de um negócio. Afinal, a empresa existe para gerar lucros e continuar em crescimento constante. Já as estratégias de investimento, têm momentos específicos para serem utilizadas.
A estratégia empresarial de marketing também devem ocorrer constantemente. É por meio delas que seus clientes conhecem as soluções oferecidas pela empresa. Por fim, temos as estratégias de manutenção assim como a de crescimento ela também deve ser aplicada constantemente, para manter a posição de mercado.
Por fim, nós chegamos à conclusão de que cada um dos tipos de estratégias empresariais são aplicadas em momentos distintos em uma empresa, têm objetivos únicos e contribuem para que a empresa siga no caminho do crescimento saudável, duradouro e sustentável. Assim, elas conseguem garantir a continuidade do negócio
Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Então, confira o nosso e-book sobre planejamento estratégico empresarial.