A expansão empresarial é o fenômeno que ocorre quando o empreendedor identifica que o seu negócio precisa crescer. A forma com que ele investirá nesse objetivo pode variar, mas o resultado esperado é um só: criar mais oportunidades para que a companhia obtenha uma fatia maior do mercado.
Contudo, a empolgação pode acabar substituindo a razão. Por isso, nada melhor do que seguir etapas que se complementem e que aumentem as chances de que essa companhia realmente cumpra o seu plano de expansão empresarial. Pensando nisso, elaboramos os principais passos que devem ser seguidos. Boa leitura!
1. Realize um diagnóstico do seu negócio
O primeiro passo para colocar esse projeto de expansão em prática é conhecer os números, os processos, os resultados e as questões específicas que fazem parte da gestão do seu negócio. Afinal, como pensar em crescimento se você nem mesmo sabe o patamar atual da companhia?
Quando o empreender estuda profundamente os processos da empresa, a jornada para expandir se torna muito mais rápida. Será mais fácil abordar tudo, dos funcionários às despesas, do Recursos Humanos- RH até o financeiro.
2. Faça um planejamento financeiro
Depois de entender os números e as nuances do seu empreendimento, além de visualizar o patamar atual da empresa, é preciso definir aonde exatamente você quer chegar. Como você fez uma análise minuciosa do estado da companhia, será bem mais fácil traçar metas e objetivos realistas.
Quando você estabelecer os objetivos de expansão, é fundamental que todos as etapas sejam definidas em cima de um bom planejamento financeiro. Você terá menos surpresas e ainda garantirá um crescimento sustentável, sem correr o risco de traçar metas excessivamente ambiciosas.
3. Analise o mercado
Agora que você está ciente de todos os processos, números e rotinas, é o momento de combinar esse olhar interno com uma abordagem do que está fora da companhia. Isso significa estudar as forças externas que possam impactar o seu negócio na hora de investir em um plano de expansão empresarial.
Analisar as oportunidades e as ameaças que a sua empresa possa enfrentar no ambiente externo, assim como identificar as forças e fraquezas, pode ser feito por meio de uma Análise SWOT. Também chamada de matriz FOFA, esse instrumento ajuda a entender como a empresa está inserida no mercado.
É simples: a sigla FOFA referencia os quatro aspectos pelos quais o empreendedor deve se orientar se ele quiser expandir suas oportunidades:
- forças (fatores positivos da empresa, ambiente interno);
- oportunidades (fatores positivos do mercado, ambiente externo);
- fraquezas (fatores negativos do negócio, ambiente interno);
- ameaças (fatores negativos do mercado, ambiente externo).
Identifique todos esses itens e trabalhe a partir daí. Como atacar as fraquezas? O que ameaça o crescimento sustentável da empresa? Como tornar os pontos mais fortes da empresa ainda mais poderosos? Essas questões ajudarão muito na hora de analisar o mercado.
4. Defina o modelo de plano de expansão
Existem modelos bem definidos de expansão, que ajudam empreendedores a focar naquilo que eles realmente precisam no momento. Para que o negócio realmente cresça, é necessário definir a modalidade e entender que cada uma delas tem seus próprios desafios.
Podemos citar quatro diferentes tipos de expansão:
- unidade: modelo que pode ser exemplificado pelo investimento em novas lojas ou fábricas;
- venda: nesse modelo, a empresa amplia as formas pelos quais os produtos e serviços são oferecidos, como e-commerce, programas de fidelidade ou revenda;
- produto: a criação de diferentes mercadorias para elevar a lucratividade do negócio;
- perfil de cliente: aposta em um público-alvo mais amplo, englobando pessoas que, no início da estratégia, não eram o foco da empresa.
É importante notar que esses modelos não são mutuamente excludentes: eles apenas direcionam a expansão para ajudar as empresas a atacar as suas fraquezas.
5. Estabeleça objetivos
Além de focar em um dos modelos de expansão, será preciso definir os seus objetivos finais com o seu projeto de crescimento. A empresa deve delimitar o que cada área deve entregar após um determinado período, por exemplo.
Também é preciso pensar nas informações que serão apresentadas para os investidores e qual será o prazo para que a empresa alcance a meta principal. Para saber se os resultados de curto prazo são satisfatórios, não deixe de utilizar indicadores de resultados.
O estabelecimento de objetivos e a utilização de indicadores andam juntos, uma vez que um fomenta o outro. Por isso, determine as metas específicas e realistas — e mensure os processos para se manter no caminho certo.
6. Observe a concorrência
Saiba o que os seus concorrentes estão fazendo e se adapte para não ser deixado para trás. Esse monitoramento pode ser feito por meio das mídias sociais e das ações promocionais que eles empregam em seus canais.
Com esse estudo minucioso, será mais fácil explorar tendências de mercado e preencher lacunas. Converse com seus clientes fidelizados, peça relatos de problemas que eles enfrentam e para os quais eles não encontram soluções imediatas: afinal, expandir tem tudo a ver com inovar e se estabelecer como referência no mercado.
7. Invista em marketing
Hoje, não existe empresa bem-sucedida sem uma boa equipe de marketing por trás. Pense em uma organização que você admire e depois analise como ela se comunica com o seu público, divulga seus produtos e como ela transmite seus valores.
Tudo isso é feito com bons profissionais de marketing. As campanhas devem explorar a presença digital e nas mídias sociais, com o foco sempre na experiência do cliente. Invista no marketing de conteúdo, em um blog com conteúdo relevante para segmentar a sua empresa como uma referência incontornável no mercado.
Como vimos no artigo, um plano de expansão empresarial pode ser colocado em prática por qualquer negócio — mas é preciso seguir algumas etapas valiosas para que o seu planejamento gere resultados significativos.
Para acertar na realização do seu plano de expansão empresarial, nada melhor do que contar com parceiros qualificados nessa jornada. Há décadas o Sebrae ajuda empreendedores a alcançar os seus objetivos, gerar oportunidades e obter mais lucros.
Gostou do artigo e quer ajuda para elaborar um plano de expansão empresarial que seja bem-sucedido? Então, entre em contato conosco!