Você tem uma boa ideia, um cronograma de execução, planejamento comercial, de marketing e projeção financeira e está, inclusive, iniciando o desenvolvimento do empreendimento. Mas como conseguir investidores?
Para começar, é preciso saber qual tipo de investidor você deve procurar. Os mais comuns são os investidores-anjo, ou seja, empresários ou empresas dispostos a apostar em projetos em fase inicial. Os projetos que já têm uma carteira, um mercado definido ou modelo de negócio também podem contar com investidores-anjo.
No entanto, a maior dúvida é sobre como apresentar o projeto para o investidor e convencê-lo de que a ideia merece apoio. A seguir, damos algumas dicas para você estruturar sua ideia!
Tenha um plano de negócio detalhado
O plano de negócio é um recurso válido para que você entenda a viabilidade de próprio negócio. É uma ferramenta para convencer o investidor, mas, junto à estratégia, você ganha conhecimento sobre a própria ideia, sobre como ela pode ser relevante e sobre sua execução.
Esse é um passo que requer certa frieza e objetividade. Por mais que você seja encantado pela sua ideia, é preciso identificar as contradições e os aspectos que podem ser melhorados no projeto. Pense em possíveis objeções e argumentos negativos que podem surgir ao longo da apresentação e procure saídas para contestar ou apresentar alternativas.
Faça uma apresentação bem estruturada (e impressionante)
Apresentar um projeto, sobretudo com a finalidade de convencer alguém de que é viável e merece investimento, requer clareza na exposição e atenção aos detalhes. Ideias inovadoras e bem pensadas podem ser rejeitadas simplesmente por deslizes na apresentação.
Antes de abrir o Power Point, abra o Word ou, se preferir, pegue papel e caneta. Faça um roteiro da apresentação e revise quantas vezes forem necessárias. Em seguida, identifique formas de esclarecer determinados assuntos por meio de esquemas, tabelas, sistemas que tornem a informação tangível.
No ato de formatar as informações no Power Point ou na ferramenta que preferir, pense como alguém que não sabe de nada a respeito de sua ideia. Como pode surpreendê-la? Se utilizar ferramentas audiovisuais é um desafio para você, conte com o auxílio de um profissional.
Saiba como destacar a ideia
Toda ideia tem um algo a mais, um “plus”, um diferencial. Mas o que vai fazer o olho do investidor brilhar? A ideia é inovadora? Os participantes têm reputação destacada no setor? É um projeto altamente rentável? Construa, portanto, a sua apresentação valorizando esse aspecto, destacando a sua contrapartida para o empreendimento.
Muitas vezes, vai ser necessário conversar com alguém que possa ajudá-lo a identificar esse diferencial. Afinal, o projeto como um todo tem valor para você. Porém, exercite esse olhar estratégico e empreendedor sobre seu próprio trabalho. Ele é que vai abrir portas para você!
Colocar em prática essas estratégias de como conseguir investidores é fundamental para que você viabilize um projeto inovador, fazendo diferença para o seu futuro profissional, levando-o, portanto, para a próxima fase de sua carreira.
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Muito bom o blog Sebrae!
Boas dicas e orientações!
Parabéns a Equipe Sebrae Alagoas!
Saludo MCP