Marketing de conteúdo é a criação e compartilhamento de conteúdo gratuito valioso, com o objetivo de atrair, engajar e converter potenciais clientes em clientes, bem como transformar consumidores eventuais em compradores recorrentes.
Esse conteúdo deve passar a mensagem certa para o seu público, construindo uma percepção positiva de sua empresa, o que vai contribuir para a geração de mais negócios.
As ações de marketing de conteúdo fazem parte das metodologias do inbound marketing e do marketing 4.0, que visam atrair o interesse dos consumidores de forma sutil e não invasiva. São técnicas que se aproximam de um cliente em potencial aos poucos, a partir de 4 pilares: atração, conversão, venda e encantamento.
Quer saber como essa estratégia de produção de conteúdo pode ajudar no crescimento da sua empresa? Então, continue a leitura!
A importância do marketing de conteúdo para o seu negócio
Conheça, a seguir, as principais contribuições do marketing de conteúdo. Vale lembrar que ele é uma estratégia válida para todos os tipos de negócio, independentemente dos objetivos, do orçamento e do tamanho do empreendimento. Vamos lá?
Amplia a visibilidade da marca
Para sua empresa crescer, ela precisa ser vista. E a internet é, hoje, um dos melhores espaços para a divulgação. Você tem acesso a diferentes canais para garantir a visibilidade de sua marca, seja criando um blog no site da sua empresa, seja lançando uma página de seu negócio nas redes sociais ou até enviando um e-mail para os clientes cadastrados.
Para tornar sua marca ainda mais conhecida, é preciso alinhar as estratégias de marketing de conteúdo às técnicas que melhoram o posicionamento de seus canais de divulgação nas páginas das ferramentas de busca, como o Google.
Constrói autoridade
Quando um consumidor fala sobre sua empresa para outras pessoas, recomendando a leitura de alguma publicação em seu blog ou encaminhando um link de suas redes sociais, o conteúdo transforma sua marca em uma figura de autoridade, educando o mercado sobre determinado assunto. Ou seja, você educa as pessoas para que elas conheçam, gostem e confiem em seu negócio o suficiente para decidir adquirir seu produto ou serviço.
Converte visitantes em clientes
Ao produzir um conteúdo direcionado aos clientes em potencial, você encurta a distância entre essas pessoas e seus produtos ou serviços. À medida que esses visitantes passam a confiar na credibilidade e na qualidade do conteúdo que você oferece, aumenta a probabilidade de que realizem uma compra.
Contribui para a fidelização de clientes
Para se adaptar às demandas de mercado, todo empreendedor precisa pensar em estratégias que melhorem a experiência do cliente. O marketing de conteúdo também permite a manutenção do relacionamento com o seu consumidor após a compra. A preocupação em oferecer um conteúdo personalizado para esse público aumenta a confiança do consumidor em sua empresa, garantindo a fidelização.
Viu quantos benefícios a estratégia de marketing de conteúdo pode oferecer? Se você deseja implementá-la, mas não sabe por onde começar, conte com o suporte do Sebrae Alagoas. Nossa missão é apoiar e estimular a criação, desenvolvimento e adaptação de sua empresa às novas demandas do mercado.
Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a promover o seu negócio!