O sonho de abrir um negócio e gerenciar o próprio empreendimento faz parte do imaginário de muitos profissionais. Segundo a Agência Sebrae de Notícias, somente no primeiro semestre de 2024 foram criados 2,8 milhões de novos CNPJs, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
De modo geral, a autonomia de tempo, o poder de decisão e a liberdade de criação são estímulos para quem pretende começar uma empresa do zero. No entanto, os novos empreendedores devem estar preparados para enfrentar os desafios e fazer o negócio ter sucesso.
Neste conteúdo, trazemos um panorama sobre a abertura de novas empresas no Brasil, bem como as dificuldades vivenciadas por quem empreende. Continue lendo para conferir, passo a passo, como abrir um negócio!
Como anda o empreendedorismo no Brasil?
Levando em conta os dados do início, o empreendedorismo brasileiro está em alta, com tendências de negócios nos mais variados segmentos. Dos serviços de saúde e bem-estar à alimentação saudável e e-commerces, pequenos negócios disputam espaço no mercado.
As estatísticas são promissoras, apontando um caminho de sucesso, sobretudo, em decorrência da pandemia, momento em que muitos profissionais tiveram que se reinventar e até mesmo descobrir sua veia empreendedora.
Um fato curioso é que o empreendedorismo no Brasil se revela predominantemente feminino nos próximos anos, de acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM).
Os dados mostram que dos 47,7 milhões de participantes da pesquisa, com intenção de entrar no mercado até 2026, 54,6% são mulheres. As mudanças socioeconômicas do país, remodelaram o mercado, abrindo diversas oportunidades.
Entre projeções, expectativas e realizações, a abertura de novos negócios permanece ativa ao longo de 2024. Vencerá o empreendedor que planejar bem as ações, desde a concepção da ideia até o início efetivo das atividades, seguindo um passo a passo estruturado e consistente.
O que fazer para abrir um negócio?
Sabendo que o mercado brasileiro está favorável ao empreendedorismo, se você tem planos de abrir um negócio, considere o nosso roteiro de etapas importantes a serem cumpridas antes, durante e depois da abertura de uma empresa!
Definição do nicho
“Para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve”, já dizia a citação do famoso livro Alice no País das Maravilhas. Diferente da ficção, no empreendedorismo, saber aonde quer chegar é essencial. E isso começa com a definição clara do seu ramo de atuação.
Escolher um nicho é o primeiro passo concreto para quem deseja empreender, pois é a partir dessa decisão que todas as ações relacionadas à abertura e gestão do negócio serão estruturadas. Talvez você já tenha uma ideia em mente, mas, se ainda não, vale a pena analisar o mercado, identificar oportunidades e considerar suas habilidades e interesses para tomar uma decisão bem fundamentada.
Definir o nicho não é apenas escolher um mercado; é traçar o ponto de partida para construir um negócio sólido e promissor.
Elaboração do plano de negócios
Após idealizar a sua empresa, o próximo passo é desenhar um plano de negócios detalhado, que inclua todas as etapas essenciais. Construa um documento para ser consultado sempre que necessário, até mesmo depois que o negócio estiver ativo.
O plano de negócios tem um papel estratégico, funcionando como um guia para direcionar o empreendedor em sua jornada rumo à gestão de sua própria empresa. Ele ajuda a identificar forças e fraquezas, além de apontar oportunidades e ameaças, sempre alinhando essas análises aos recursos disponíveis e ao potencial de sucesso.
Nele devem constar informações como:
- identificação do público-alvo: quem são os clientes que você deseja atrair e para quem pretende vender,
- proposta de valor: o que sua empresa oferece de único e diferenciado aos consumidores,
- produtos ou serviços: o que será vendido,
- canais de relacionamento: ferramentas e estratégias que serão usados na comunicação para atrair, reter e fidelizar os clientes,
- capital e orçamento disponíveis: quais os recursos financeiros disponíveis para investir no novo negócio,
- qual o mercado de atuação: onde explorar as oportunidades com o novo negócio,
- análise da concorrência: identificação do perfil, localização e potencial de ameaça dos principais concorrentes,
- lucro projetado: qual a perspectiva de lucratividade,
- soluções e ferramentas: definição de métodos e tecnologias que auxiliarão nas atividades de rotina da empresa.
Ter essas informações bem estruturadas ajudará a direcionar suas ações e aumentará as chances de sucesso na implementação e operação da sua empresa.
Escolha do tipo de empresa
A formalização do negócio vai além de cumprir exigências burocráticas: ela também traz credibilidade junto ao público e potenciais parceiros. Ter um CNPJ permite operar de forma legalizada, inspirando confiança nos consumidores e fortalecendo a reputação do empreendimento.
A escolha do tipo de empresa deve levar em conta o porte e a estrutura do negócio. Os enquadramentos mais comuns são:
- MEI (Microempreendedor Individual): Ideal para negócios pequenos e com faturamento anual limitado.
- ME (Microempresa): Para quem planeja crescer, com limites de faturamento mais amplos.
- EPP (Empresa de Pequeno Porte): Indicado para empresas com faturamento maior e estrutura mais robusta.
Empreendimentos devidamente registrados como pessoa jurídica (PJ) recebem apoio dos bancos e instituições financeiras, aumentando as chances de aprovação em linhas de crédito empresariais, que podem ser usadas para impulsionar o negócio no médio e longo prazo.
Aposta em um diferencial competitivo
Por mais que o mercado esteja aquecido, a competitividade é grande, o que requer cuidado na hora de abrir um negócio. O plano de negócios deve contemplar na proposta de valor o que sua empresa pode oferecer de diferente para proporcionar uma experiência memorável.
Além de um atendimento excepcional que coloca o cliente no centro da empresa, pense em oferecer algo único e indispensável. Para isso, analise profundamente o nicho, as ações concorrentes e o comportamento do público — assim será mais fácil encontrar seu diferencial.
Investimento em estratégias de marketing
Ter apenas um produto ou serviço de qualidade já não é suficiente para conquistar e fidelizar um público que, diariamente, é bombardeado com inúmeras ofertas. A era digital tornou a comunicação mais ágil e as mensagens mais atrativas, o que aumenta a competição pela atenção dos consumidores. É nesse cenário que o planejamento de marketing se torna indispensável para destacar sua marca e alcançar resultados consistentes.
Quem não é visto, não é desejado. Portanto, reserve parte do orçamento para as estratégias de divulgação online e offline para a sua marca. O marketing é responsável por criar uma relação saudável com consumidores e clientes, em campanhas que ajudam a:
- aumentar a visibilidade do negócio;
- mostrar os diferenciais da empresa;
- fomentar a captação;
- estimular a conversão em venda.
Por fim, como dica bônus, conte com a ajuda de especialistas para auxiliar seu passo a passo e reduzir o risco de falhas. Com conhecimento e visão ampla de mercado, o Sebrae Alagoas oferece todo o suporte que você precisa para abrir um negócio, apoiando suas ideias e decisões em cada etapa.
Se você gostou deste conteúdo e planeja abrir seu próprio negócio, participe de uma consultoria com hora marcada e conte com o Sebrae para ajudar em sua nova jornada. Acesse o link ou entre em contato pelo número 0800 570 0800.