4 tecnologias emergentes para pequenos negócios

4 minutos para ler

No mundo dinâmico dos negócios, empreendedores sentem a necessidade de otimizar as suas operações em meio a um ambiente competitivo. Com isso, tecnologias emergentes tornam-se um modelo revolucionário para melhorar processos, agilizar a execução de atividades e atingir um mercado cada vez maior.

Pensando nisso, decidimos apresentar mecanismos que podem ser grandes aliados na gestão de pequenos negócios. Embarque neste conteúdo e saiba como explorar essa chave para o sucesso!

O que são tecnologias emergentes?

Os recursos chamados de tecnologias emergentes recebem esse nome devido ao estágio do seu desenvolvimento. O diferencial é que o seu impacto tem sido o responsável por mudanças consideráveis nas indústrias nas quais são aplicadas.

Este é o caso da Inteligência Artificial e do Machine Learning, por exemplo, que geram um ganho de tempo considerável na execução de tarefas repetitivas. Já outros aparatos são voltados para a segurança de informação como o Blockchain. Isso revela uma vasta gama de oportunidades que podem ser exploradas por negócios de todos os portes.

Conheça as principais tecnologias emergentes para pequenos negócios

Esses recursos contemplam desde o processamento de informações sobre os clientes até a criptografia de dados confidenciais. Devido a essa variedade, listamos os principais sistemas.

1. Inteligência Artificial

É provável que você já tenha interagido com algum tipo de Inteligência Artificial. Estamos falando dos chatbots, que são mecanismos poderosos capazes de interpretar informações e gerar uma experiência personalizada para os clientes. A sua presença nas empresas é bastante comum nas áreas de suporte ao cliente, comunicação e segmentação do público, e análise de um vasto volume de dados.

Mas, além disso, subprodutos das IAs incluem grandes análises de informações e modelos de linguagem, como o ChatGPT, e até criações de imagens com base em linhas de comando simples.

2. Blockchain

Esta é uma tecnologia que está bastante associada a transações com criptomoedas, porém tem grande potencial para apoiar pequenos negócios. Os sistemas que adotam o blockchain são desenvolvidos com o intuito de garantir segurança e transparência em todas as transações. Isso impacta positivamente tanto o relacionamento tanto com fornecedores como clientes.

3. Realidade virtual

Tradicionalmente, a realidade virtual é uma constante no universo de games, mas a sua aplicação está superando essa barreira. Uma das maneiras de aplicar essa tecnologia emergente é adaptá-la para a visualização de produtos, gerando o engajamento com os consumidores antes da decisão de compra.

Esse recurso também pode ser aplicado em treinamentos para a equipe, que utilizam ambientes virtuais para:

  • simular a utilização de sistemas em ambiente de teste;
  • visualizar o fluxo de processos;
  • criar um elemento de gamificação para otimizar o aprendizado.

4. Computação em nuvem

Esta é uma solução com excelente custo-benefício para as necessidades de armazenamento de dados. O seu funcionamento elimina a necessidade de servidores físicos, e, com isso, os arquivos da empresa são mantidos digitalmente e podem ser acessados a qualquer momento.

Esse recurso também é protegido, pois conta com mecanismos que protegem dados estratégicos, o que é essencial para o atendimento das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Além do avanço tecnológico, é fundamental que os pequenos empreendedores estejam preparados para assimilar outros benefícios que podem ser obtidos com tecnologias emergentes. Com isso, um dos resultados naturais é a conquista de novos clientes e a fidelização de quem já confia na marca.

Se você gostou deste post e acha que essa mudança pode ajudar mais negócios, compartilhe este artigo nas redes e ajude a empoderar outros empreendedores como você.

Posts relacionados

Deixe um comentário