Como utilizar tecnologia e automação para otimizar processos

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Não há como negar que a combinação de tecnologia e automação veio para ficar. Além das vantagens para empresas e pessoas, essa tendência é reforçada pela facilidade de acesso a essas ferramentas diariamente.

Isso significa que cada vez mais negócios adotarão essas soluções. Não é por acaso, já que ajudam a otimizar os processos e aumentar a produtividade, duas necessidades para ser competitivo atualmente, entre outros benefícios.

Achou interessante? Então, entenda a seguir os impactos de investir em tecnologia e automação na sua empresa!

Processos internos e produtividade são desafios

A gestão empresarial ainda enfrenta desafios quanto aos seus processos internos. Alguns negócios temem engessar suas operações ao adotar procedimentos fixos. Mas a sua falta gera erros, perdas, insatisfação e custos, porque a equipe não tem um guia na hora de trabalhar.

Outras empresas precisam flexibilizar suas atividades para atender a um mercado cada vez mais plural, sem reduzir sua capacidade de monitoramento. Entretanto, não conseguem remover etapas de conferência, inchando seu quadro funcional e aumentam o tempo para entregar sua solução.

Essas situações afetam a produtividade, atributo que deve ser impulsionado para garantir a competitividade do negócio. Todavia, otimizar os processos é uma necessidade que precisa acontecer sem gerar aumento de custos. Nesse contexto, soluções de tecnologia e automação ajudam a superar problemas no processo produtivo. Contamos como a seguir!

Tecnologia e automação se apresentam como soluções

A inovação, quer seja tecnológica, estratégica ou processual, sempre foi a principal fonte de aperfeiçoamento nas empresas. Basta analisar a evolução da indústria para ver que foram essas as chaves para seu progresso.

Exemplos não faltam. Desde o motor a vapor até o fordismo, diversas inovações entram nessa categoria. Atualmente, Inteligência Artificial – IA, Big Data, Blockchain, Cloud Computing, robotização e modelos de realidade virtual (RV) e aumentada (RA) são tecnologias disponíveis e aplicadas atualmente que representam os exemplos mais modernos.

Essa lista conta com ótimas opções de tecnologia e automação. São recursos que têm sido implementados, pois ajudam a superar desafios à medida que geram diversas vantagens no mundo empresarial, incluindo:

  • otimização dos processos, permitindo que ações secundárias, repetitivas, de alta precisão ou que agregam pouco valor ao produto sejam executadas por máquinas sem demandar a atenção da equipe;
  • aumento da produtividade associado a qualificação das atividades, à medida que essas ferramentas são mais rápidas, precisas e conseguem executar um número maior de tarefas ao mesmo tempo;
  • desenvolvimento de diferenciais competitivos com os colaboradores direcionando seu foco e energia para o que realmente gera resultados superiores, elevando a capacidade da empresa de se destacar;
  • maximização dos investimentos com a minimização de custos decorrentes de erros, perdas, desperdícios ou refações que são gastos que não contribuem para o sucesso do negócio;
  • melhoria da comunicação interna com setores integrados, fácil acesso a dados e atualizações em tempo real, promovendo benefícios relacionais, operacionais ou estratégicos.

Como potencializar o uso da tecnologia e automação

Se tecnologia e automação formam a dupla do momento quando o assunto é otimizar processos para aumentar a produtividade, sua implementação não pode ser feita de qualquer maneira. Veja um passo a passo para usufruir dessas soluções ao máximo!

1. Mapeie as demandas da empresa

Sem entender os desafios e os objetivos de sua empresa, as chances de escolher as soluções certas são baixas. Afinal, há muitas opções em tecnologia e automação disponíveis. No entanto, adotar a solução que melhor se encaixa na sua realidade é fundamental para garantir bons resultados.

Desse modo, um mapeamento de demandas, seguido de um planejamento sobre como resolvê-las, é fundamental para estabelecer o foco na busca por ferramentas. É importante, porém, tomar cuidado para não se limitar a certas ideias e acabar perdendo boas oportunidades.

2. Organize os processos

Já se foi o tempo em que as empresas adquiriam sistemas e soluções, adaptando-se a eles. Hoje, o amplo leque de opções no mercado e a maior possibilidade de personalização mudaram esse cenário, permitindo que os negócios priorizem suas demandas.

Quer saber por que isso é importante? Pense nisso: os clientes estão cada vez mais, buscando uma experiência diferenciada que atenda às suas necessidades específicas. No entanto, se o seu negócio exigir que todos sigam os mesmos requisitos e práticas, muitos clientes ficarão insatisfeitos, concorda?

Assim, ao organizar os processos da empresa permite entender o fluxo de atividades, mapear os gargalos e identificar quais são os desafios que podem ser solucionados com o apoio de tecnologia a automação.

3. Conheça as soluções disponíveis no mercado

Agora que você sabe o que quer e precisa, é hora de explorar as ferramentas disponíveis. No atendimento ao cliente, por exemplo, chatbots com Inteligência Artificial podem ser ideais para melhorar a experiência do usuário e otimizar o trabalho da equipe de atendimento, que só é acionada para demandas mais complexas. A IA também pode atuar como assistente pessoal e copiloto em diversas funções da equipe, desde programar atividades no calendário até elaborar documentos para relatórios.

Sensores e a Internet das Coisas (IoT) são ideais para monitorar dados de máquinas ou equipamentos em tempo real, indicando a necessidade de manutenção ou reabastecimento, o que otimiza a produtividade. Softwares de robotização, como Robotic Process Automation (RPA), automatizam tarefas repetitivas e baseadas em regras que normalmente são realizadas por humanos.

Business Process Management (BPM) é uma abordagem sistemática para melhorar os processos de uma organização, garantindo maior eficiência e eficácia. Para a gestão empresarial, sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) integram e automatizam diferentes áreas da empresa, enquanto sistemas de Customer Relationship Management (CRM) focam na gestão das interações da empresa com seus clientes e potenciais clientes.

Essas soluções ajudam a melhorar a produtividade, otimizar processos e garantir um melhor relacionamento com os clientes, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado.

4. Escolha ferramentas que se integram

Não adianta ter sensores nas máquinas se as informações não chegam ao ERP da empresa. Da mesma forma, o uso de chatbots precisa tanto alimentar quanto ser alimentado pelos dados do CRM. Ou seja, a integração é essencial.

Atualmente, APIs (protocolos que permitem a comunicação entre diferentes tecnologias) são a ferramenta mais utilizada para essa integração. No entanto, elas têm suas limitações. Portanto, verifique as especificações técnicas cuidadosamente antes de adquirir qualquer recurso digital.

5. Capacite a equipe

Não importa se seu time trabalha de forma manual ou se tem uma vasta experiência em tecnologia e automação, adotar uma nova solução exige capacitação para ser aproveitada ao máximo.

Alguns fornecedores oferecem treinamentos específicos, enquanto outras ferramentas têm cursos disponíveis no mercado. A recomendação é avaliar qual abordagem se adapta melhor às necessidades da sua equipe para otimizar processos e aumentar a produtividade.

Investir em tecnologia e automação é essencial para aprimorar processos hoje em dia. Com isso, seu negócio se tornará mais produtivo, se destacará no mercado, reduzirá custos e melhorará a comunicação.

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