Por que usar o marketing de experiência para encantar clientes?

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Marketing de experiência, por definição, é uma maneira de encantar os clientes, de fazer com que se relacionem de uma forma mais profunda com a sua marca. Com ele, você cria um estímulo emocional no consumidor, fazendo com que ele se torne fiel aos propósitos de sua empresa.

Existem diversas formas de criar uma experiência para o seu cliente: por meio das emoções, por meio da disseminação de ideias que quebrem paradigmas, por meio de ações promocionais, estímulos sensoriais, entre outras.

O marketing de experiência é muito útil nas redes sociais, ambiente propício para conquistar seguidores que engajem o seu conteúdo. Quer saber como encantar seus clientes? Continue a leitura!

Os benefícios do marketing de experiência para os negócios

Aumento da fidelização

O cliente que tem uma experiência emocional com a marca é fidelizado. Isso significa que, quanto mais você souber dos interesses desse cliente e criar maneiras para ele se identificar com o que você oferece, maiores são as chances de ele se fidelizar.

Cliente fidelizado é aquele que está sempre acompanhando a sua marca e, ainda, compartilha as experiências positivas que tem com seus produtos/serviços.

Identificação com a marca

Você provavelmente vai se lembrar de marcas que consumia na infância e da sensação de nostalgia que elas causam. Aquele sorvete que você sempre tomava aos sábados com a família, aquela caixa de lápis de cor que parecia um sonho.

Essas histórias ficam em nossa mente, tornando-nos mais próximos da marca, como se elas fizessem parte de nossas vidas. Quando adquirimos os produtos ou serviços dessas marcas, é como se nos transportássemos para as lembranças que elas nos trazem.

Atualmente, com a internet sendo o ambiente mais frequentado pelas pessoas, a possibilidade de a sua marca literalmente participar do dia a dia delas é ainda maior. Por isso, o conteúdo que você cria deve se relacionar com os interesses de seu público e gerar nele emoção suficiente para que ele queira sempre seguir e compartilhar tais informações.

Atração de clientes

Existem marcas que nos inspiram. Quando somos abordados por seus conteúdos, sobretudo na internet, sentimos que aquele lifestyle, aquela forma de se levar a vida, é a que levamos ou a que sonhamos.

Há, ainda, marcas que desenvolvem um tom engraçado no modo como se comunicam, o que atrai pessoas que se identificam com esse tipo de abordagem.

A experiência gerada faz com que mais pessoas dividam com seus amigos as ideias da marca, o que, evidentemente, atrai mais fidelizados.

Recebimento de feedbacks

Uma estratégia de marketing que considere a experiência do consumidor busca constantemente feedback para orientar ações futuras e possibilitar a construção de memórias.

Quando o cliente se envolve emocionalmente com a marca, muitas vezes, a resposta também chega para ela de maneira afetiva. Lembre-se de que é possível amar ou odiar a marca, portanto todo cuidado é pouco.

Aumento da rentabilidade

O aumento da rentabilidade acontece primeiro porque, com foco na experiência, você conseguirá fidelizar o cliente e ele voltará a adquirir produtos ou serviços de sua marca.

Além disso, você realizará ações muito mais direcionadas e, portanto, mais eficientes, em vez de apostar em ações que você não sabe bem se terão bons resultados.

Marketing de experiência é o Marketing Sensorial

É certo que vivemos em um mundo em que as estratégias de marketing de qualquer empresa são bastante focadas no digital. Porém, o marketing de experiência é um modo de deixar uma marca real na mente consumidor.

Ao entrar em uma loja, por exemplo, o cliente é impactado por aspectos sensoriais, como o cheiro, o visual merchandising, os sons, o modo como o atendente o aborda. Todos esses elementos apelam para os sentidos, isto é, o olfato, a visão, a audição, o tato e, muitas vezes, até o paladar.

Saber criar esse tipo de memória no cliente é um modo de compartilhar com ele um pouco da essência da sua marca e fazer com que ele sempre se lembre do modo como se sentiu em contato com o seu produto ou serviço.

Por isso, procure fazer escolhas que façam sentido para o seu negócio. Um bom exemplo é a música: selecione uma playlist que faça sentido para o seu cliente e com que ele se identifique, assim que entrar em sua loja.

Dois famosos cases de sucesso em marketing de experiência

Agora que você já conhece o marketing de experiência e as vantagens dele para o seu negócio, veja alguns casos de sucesso.

TamoJunto – Reveillon dos Milagres

TamoJunto é uma empresa de entretenimento que se localiza em Alagoas e realiza ações incríveis para conquistar o consumidor.

Uma dessas ações é o Reveillon dos Milagres. Mais do que passar o fim do ano na região, TamoJunto convida o cliente a passar a melhor semana da vida, com direito a um vídeo inspirador, que faz qualquer um querer sair correndo para Alagoas.

Trakto – Trakto Marketing Show

Um editor com inúmeras funções para criar, compartilhar e publicar ideias. Isso é a Trakto! Porém, mais do que um excelente produto, a empresa quer criar a experiência de engajamento entre os usuários e de compartilhamento de conhecimento.

Por isso, criou a Trakto Marketing Show, um evento no qual os participantes se encontram para dividir conhecimentos práticos, fazer networking, compartilhar cases de sucesso e oferecer ideias para novos negócios.

Um encontro inesquecível para os participantes!

Convenceu-se das vantagens do marketing de experiência para a sua empresa? Continue acompanhando nossos conteúdos sobre gestão e inovação. Conheça 4 decisões de gestão estratégica de um empreendedor que quer crescer!

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