Uma equipe de alta performance não é necessariamente aquela que consegue executar qualquer projeto, mas a que está disposta a aprender e vestir a camisa do negócio. Para fomentar esse tipo de cultura, os líderes têm um papel essencial.
Assim, ter uma equipe de alta performance passa por montar um time com grande conhecimento técnico, em um ambiente no qual as pessoas se sintam incentivadas a produzir e emitir as suas opiniões. Nesse sentido, o clima organizacional é tão importante quanto o currículo dos colaboradores.
Neste post, mostraremos as principais dicas para desenvolver uma equipe de alta performance no seu negócio, destacando o papel dos líderes e também as atitudes dos colaboradores. Boa leitura!
Demonstre apreço por todos os membros da equipe
“Ei, você, qual é o seu nome mesmo?” é o tipo de pergunta que pode ser natural nos primeiros dias de um colaborador na empresa, mas que pode se tornar humilhante com o tempo. Afinal, ainda que o funcionário seja discreto, esse tipo de questionamento é feito por quem não conhece bem os membros do time.
Para evitar essa situação, é importante se envolver com cada uma dessas pessoas. Líderes devem buscar conhecer os seus sonhos, suas ambições, suas preferências, habilidades e nível de comprometimento com a empresa, por exemplo. Isso porque cada colaborador passa grande parte do seu dia conectado à empresa. Essa convivência diária acaba gerando a necessidade de estabelecer vínculos para que cada funcionário não seja apenas mais um número na planilha.
Além de ser importante para reconhecer os esforços dos colaboradores e incentivá-los a continuar produzindo, demonstrar apreço pelos colaboradores é importante para identificar as pessoas que tenham habilidades que ainda não foram bem exploradas pelo negócio.
Como se não bastasse, demonstrar apreço pelos membros e tentar conhecê-los é um meio de descobrir as pessoas que estão mais dispostas a participar de treinamentos e outras formas de melhorar os seus currículos — o que também valoriza a empresa no processo.
Aposte na cultura do feedback
Os feedbacks servem para informar os membros da equipe sobre como eles estão se saindo em relação às tarefas. Desse modo, eles conseguem melhorar comportamentos, ajustar condutas e atingir resultados alinhados aos objetivos da empresa.
É importante democratizar o feedback: assim, nada de incentivar uma cultura na qual a avaliação só vem de cima para baixo, isso é, líderes sugerem mudanças e os comandados apenas escutam. Para que o clima organizacional se torne mais positivo, todos devem ter voz para expressar suas opiniões.
O feedback pode ser coletivo ou individual — desde que seja frequente, respeitoso e feito na hora adequada. A reta final do lançamento de um projeto não é o melhor momento para fazer isso, por exemplo, já que a equipe estará concentrada em entregar um produto.
Caso os gestores notem que a cultura de feedback esteja muito engessada, com poucas pessoas se sentindo encorajadas a expressar suas opiniões, cabe a eles iniciar esse processo.
Isso pode ser feito por meio de críticas construtivas, que não apenas apontem os pontos negativos, mas que também apontem maneiras práticas de melhorar aquilo que está sendo feito. Quando um colaborador comete um erro sério, é importante fazer o feedback de forma privada para evitar o constrangimento.
Divulgue as metas da empresa
Outra ação para motivar os colaboradores e montar uma equipe de alta performance é compartilhar, com todos os membros, as metas e os objetivos da empresa.
Com isso, eles saberão onde a organização deseja chegar e poderão ajustar os seus esforços de acordo com o caminho traçado. Dessa forma, eles entendem como cada tarefa que executam contribui para um objetivo maior.
Para facilitar a transmissão dos objetivos da empresa, uma boa ideia é utilizar o método SMART, que mostra as cinco características que as metas devem ter:
- específica;
- atingível;
- relevante;
- mensurável;
- temporal.
Cada um desses critérios ajuda a empresa a definir metas precisas e viáveis, mesmo que sejam desafiadoras. Caso o objetivo da empresa se encaixe neles, os colaboradores entenderão a relevância do que foi traçado.
Além disso, os gestores precisam listar as ações que devem ser exercidas e definir quais serão os recursos disponíveis para viabilizar esse planejamento.
Proporcione tarefas interessantes para a equipe
Uma equipe de alta performance é aquela que se sente motivada para encarar os desafios. Quando o trabalho se torna previsível e monótono, o time tende a se acomodar. Além disso, profissionais talentosos podem acabar debandando para outras empresas, em busca de tarefas mais interessantes.
Por isso, todo gestor que delega uma tarefa deve fazer o máximo de esforço para que ela seja o mais interessante e desafiadora possível. Além disso, é importante definir recompensas, como um possível bônus se um determinado resultado for alcançado.
No entanto, é essencial que as tarefas sejam desafiadoras, mas dentro do conjunto de habilidades que aqueles colaboradores já têm — ou que possam desenvolver em um futuro próximo. O que nos leva ao próximo tópico.
Invista em treinamentos
Caso a sua empresa queira realmente crescer, é preciso ter gente qualificada para cumprir esse objetivo. Para isso, é essencial melhorar o currículo dos colaboradores como um todo.
Comece por treinamentos em habilidades que a equipe precisa desenvolver no momento. Posteriormente, você também pode pensar em capacitações de longo prazo, que sejam um investimento para o futuro.
Além disso, os treinamentos devem estar alinhados às necessidades e atividades-fim da empresa. Faça uma análise das deficiências da equipe e preencha essas lacunas com os cursos certos.
Crie confiança entre os membros
Além de demonstrar o apreço pelos membros da equipe, os gestores também precisam gerar confiança entre os colaboradores. Por isso, liderar pelo exemplo, de maneira transformadora, é fundamental.
Líderes que estejam sempre cobrando melhorias na capacitação técnica, mas que não se atualizam, são um exemplo de atitude contraproducente. Afinal, para ter uma equipe de alta performance, é importante criar estímulos para que essas pessoas trabalhem com afinco e produzam mais.
Isso é feito por meio de um plano de carreira, por exemplo, mas também por uma cultura de alinhamento e confiança entre todos os que fazem parte da empresa. Líderes que não executam o que pregam acabam decepcionando os funcionários, que terão pouco incentivo para buscar elevar a performance continuamente.
Melhore o processo de contratação
Para ter uma equipe melhor, o primeiro passo é contratar as pessoas que você já visualiza como funcionários capazes de elevar o nível geral. Por isso, além dos treinamentos para quem já está lá, a contratação também deve levar em conta a necessidade de atingir a alta performance.
Além disso, é preciso avaliar se o candidato se encaixa à cultura da empresa e também o compromisso que ele tem de aprender novas habilidades.
Todo mundo pode dizer “Adoro aprender!” em uma entrevista de emprego, mas é preciso verificar se esse colaborador realmente acompanha as tendências do mercado e busca se adequar a elas.
Como você viu no artigo, uma equipe de alta performance combina o bom conhecimento técnico, a vontade de aprender, um clima organizacional positivo e uma cultura de feedback, entre outros elementos. Os líderes devem fomentar esses valores, mas de uma maneira democrática e inclusiva, para que todos cresçam juntos.
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