5 melhores técnicas de feedback para aplicar no seu negócio

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Dentro das empresas, o feedback é a arte de orientar e oferecer críticas construtivas para um colaborador ou para uma equipe. Quando feito de maneira educada, é uma excelente maneira de prover insights e melhorar o ambiente de trabalho como um todo.

Contudo, ele nem sempre é positivo. Tudo depende da ação que orientou aquela resposta. Para entender cada uma das técnicas de feedback e como utilizá-las de acordo com o contexto, preparamos este artigo. Boa leitura!

1. Positivo

O feedback positivo é aquele que reforça uma atitude ou um comportamento que os líderes desejam que se repita e se torne um valor enraizado dentro da organização. É também uma maneira de reconhecer publicamente uma ação que trouxe bons resultados para a empresa.

Esse feedback é importante para estimular os outros colaboradores, já que mostra que a empresa acompanha de perto a trajetória de cada um dos seus funcionários. Do mesmo modo, as ações elogiadas tendem a se repetir e a se tornar um pilar da cultura organizacional.

Exemplo

Um funcionário que não só tenha cumprido, mas ultrapassado as metas de vendas para aquele mês. Os gestores reconhecem publicamente o desempenho ao destacar aquela performance.

2. Negativo

O feedback negativo é aquele que deseja corrigir uma ação que trouxe prejuízo para a empresa ou que não tenha a ver com os valores da empresa. É preciso ser feito com cautela, para não ofender gratuitamente ou constranger a pessoa que errou.

Desse modo, o funcionário repreendido deve entender exatamente o que a sua ação ocasionou, para que ela não se repita. O propósito principal do feedback negativo é fazer com que o erro se torne uma oportunidade de aprendizado para todos.

Exemplo

Um colaborador colocou dados errôneos em um relatório, o que levou a empresa a lançar um produto malsucedido, o que prejudica a sua reputação no mercado. Nesse caso, a chefia deve orientar esse funcionário de maneira reservada e entender a sequência de ações que levou ao erro.

3. Corretivo

É usado para corrigir uma ação. A diferença do feedback corretivo para o negativo é que o primeiro se encaixa em um contexto no qual o colaborador errou, mas não de má-fé. Do mesmo modo, a ação corretiva também pode surgir para mudar um certo aspecto de um processo, mas nem sempre descartá-lo totalmente.

Exemplo

Um colaborador que acabou de chegar na empresa envia um e-mail confidencial para um setor que não tem nada a ver com o assunto. A chefia deve corrigir a ação, também de maneira discreta e sem constrangê-lo publicamente, e demonstrar como esse tipo de ação despediça o tempo do setor que recebeu o contato.

4. Construtivo

Aqui, a análise tem foco no trabalho e não na conduta do funcionário. Assim, ele pode ser positivo, negativo ou ambos, mas com o objetivo de ajudar o colaborador a se desenvolver. É criado com base nas observações sobre resultados obtidos.

Para que surta o efeito desejado, é importante que ele seja baseado em um ponto específico. Desse jeito, o colaborador tem uma ideia clara do que precisa ser modificado.

Exemplo

Um colaborador que entrega bons relatórios de negócio, mas cujo conteúdo pode se tornar um pouco mais aprofundado. A chefia pode abordar exemplos de documentos mais completos e que agreguem valor.

Caso seja possível, é interessante deixar os documentos com essa pessoa para que ela se familiarize com o modo com que as coisas são feitas na empresa.

5. Pessoal

O feedback pessoal se assemelha ao construtivo, mas tem uma natureza mais informal. Um gestor pode visitar a sala e elogiar um determinado colaborador, mas sem transformar aquilo em uma solenidade.

Do mesmo modo, pode ser usado para reconhecer uma ação mais modesta de melhoria, mas que seja importante para e empresa.

Exemplo

Uma equipe que vem melhorando os seus resultados e recebe um reconhecimento especial do chefe do setor, que visita a área onde ela equipe trabalha e os parabeniza pelo bom trabalho.

Do mesmo modo, caso a empresa utilize newsletters internas, aquele time pode ser destacado no documento, mostrando para todos os outros colaboradores que os esforços são reconhecidos.

Como vimos até aqui, os feedbacks são diversos, mas algo deve ser adotado em todas as ocasiões: nos momentos em que seja necessário chamar a atenção do colaborador sobre erros e ações equivocadas, gestores deve fazer isso de forma individual e com foco nas ações — isto é, no que pode e deve ser melhorado e no que não deve se repetir.

Os comportamentos, resultados e ações positivas e que geram sucesso para o negócio devem ser incentivados individualmente e perante as equipes, mostrando que bons exemplos não passam batido e que os esforços são observados de perto pela liderança.

Agora que você conheceu todas as técnicas de feedback, já sabe como orientar os seus colaboradores — de preferência, de uma maneira construtiva e que ajude aqueles funcionários a crescer. Nesse sentido, todos aprendem juntos, em prol de objetivos mútuos.

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