O setor de gastronomia está em crescimento contínuo. No entanto, como ocorre em qualquer segmento, o comportamento do consumidor muda constantemente. Desse modo, é preciso acompanhar quais são as demandas atuais do cliente e, mais do que atendê-las, é importante encontrar formas de surpreender. Afinal, isso é o que garante a conquista de espaço de destaque no mercado.
Pensando nisso, nós listamos as principais tendências gastronômicas. Confira quais são elas e aproveite a oportunidade de impulsionar os resultados do seu negócio!
Comfort Food
Sem dúvidas, essa é uma tendência que veio para ficar. Trata-se daquela comidinha caseira, com gostinho de casa de mãe ou avó e que despertam boas lembranças da infância. Ou seja, sem o gosto dos ingredientes industrializados ou da fast-food.
Então, além do alto valor nutricional, também tem um grande valor nostálgico. Um dos motivos é que houve um aumento na procura por alimentação mais saudável, com ingredientes frescos e naturais.
Vale lembrar que não é preciso fazer receitas super elaboradas. Afinal, o que conduz o Comfort Food é justamente a simplicidade: um bom feijão com arroz, salada fresquinha e um guisado caprichado, por exemplo, conquistam qualquer pessoa.
Alimentação sustentável
Além da busca por uma dieta mais saudável, os consumidores também estão preocupados com o impacto que a produção de alimentos causa no ambiente. Sendo assim, tem preferido os naturais, orgânicos e sem adição de conservantes e corantes.
Nesse sentido, a empresa que utiliza esse tipo de produtos e, ainda, opta por embalagens biodegradáveis, recicladas ou 100% recicláveis, melhoram sua imagem perante o público e consegue atender a um nicho que está em expansão.
Logo, na hora de divulgar seu negócio, é bem importante mostrar ao seu público que sua empresa também preza pela minimização do impacto ao ambiente, permitindo que ele se identifique com você.
Take away
O sistema take away veio do já conhecido delivery e surgiu na época em que vários bares, lanchonetes e restaurantes não podiam receber clientes em seus estabelecimentos. Assim, muitos consumidores entravam em contato por telefone ou aplicativo, solicitavam seu pedido e iam até o local retirar.
E essa modalidade continuou mesmo após a liberação das restrições e acabou se tornando uma das grandes tendências gastronômicas.
A principal diferença é que no delivery, o cliente não precisa se deslocar até o restaurante para obter o produto, enquanto que no take away, o cliente faz o pedido e vai até o local para retirar seu produto.
A maior vantagem desse sistema é que o estabelecimento não precisa se preocupar com a logística.
Gastronomia inteligente
A transformação digital tem influenciado empresas de todos os setores, incluindo as de gastronomia. Afinal, a tecnologia, por meio do uso de aplicativos e softwares, é uma excelente aliada na otimização dos processos, na redução de custos, na gestão de estoques, na divulgação da marca e na expansão do negócio.
Ainda possibilita mais agilidade no atendimento aos pedidos, melhorando a experiência do cliente. Desse modo, vale a pena investir não apenas em softwares, como também em maquinário mais moderno, que possam ser integrados a aplicativos.
Agora que você já conhece as principais tendências gastronômicas, não deixe de ver quais delas se adaptam melhor ao seu estilo de negócio e perfil de público-alvo. Em seguida, faça um bom planejamento e implemente as novidades para melhorar seus resultados!
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