Já se foi o tempo em que comprar pela internet era considerada uma atividade automaticamente lesiva ao consumidor. Hoje, é possível não só adquirir os produtos desejados, mas também estabelecer uma relação próxima e duradoura com os comerciantes.
Nesse sentido, muita gente tem se perguntado como vender na internet. Quais são os passos iniciais? O que deve constar no planejamento? Para responder a essas e outras perguntas, preparamos um post cheio de dicas valiosas. Venha conosco!
Por que vender na internet?
Muitos empreendedores não abrem mão da sua loja física. Contudo, o comércio digital é o preferido dos consumidores na atualidade. Portanto, quem ainda não investiu no universo online ou quer começar um negócio não deve negligenciar a internet.
São muitos os motivos que explicam essa preferência pelo chamado e-commerce. A comodidade de poder comprar em qualquer lugar, sem sofrer a pressão de vendedores e ainda comparar os preços, é uma delas. Outra é a segurança, uma vez que as pessoas podem relutar em visitar lojas em lugares movimentados, nos quais os furtos são frequentes.
Assim, unindo o desejo dos consumidores à praticidade de comandar um negócio pela internet, empreendedores podem explorar novos nichos e construir algo duradouro e lucrativo. Contudo, é preciso planejamento, logística e responsabilidade.
Como vender na internet?
Agora, apresentaremos as principais dicas para estabelecer um negócio virtual bem-sucedido.
1. Preste atenção à parte burocrática
Antes de começar a vender, é preciso compreender o que está por trás de um e-commerce. Por isso, estude quais serão os investimentos necessários, além dos parceiros que ajudarão nessa jornada. Elabore um plano de negócios e comece a pensar se você quer apenas explorar nichos ou atuar em mercados de massa.
Saiba que, caso você prefira explorar um mercado massificado, sem focar nos nichos, a concorrência será bem maior. Nesse caso, gastos com divulgação podem ser maiores, uma vez que será mais difícil ter visibilidade no início do negócio.
Uma outra possibilidade é vender por meio dos marketplaces. Eles oferecem muita visibilidade e exigem um baixo investimento inicial, o que é interessante para quem está começando as vendas na internet.
2. Determine os produtos que serão vendidos
O que você realmente quer vender pela internet? Seja específico. Em vez de simplesmente decidir que quer vender roupas online, por exemplo, planeje o estilo de cada peça e como o seu negócio se diferenciará da concorrência.
Assim, quanto mais específico, melhor. Afinal, a internet oferece milhões de opções para os consumidores: por isso, para demarcar o seu espaço no mercado, é necessário saber que problema ou necessidade de público a sua loja irá resolver.
3. Escolha seu público
Ok, você venderá produtos na internet: mas para quem? É fundamental definir quem será o público-alvo do seu negócio, na fase inicial do planejamento. Ao estabelecer logo quem será o seu perfil ideal de consumidor, você conseguirá criar uma estratégia bem mais efetiva.
Imaginemos um seguinte exemplo: você vende peças de informática. Nesse caso, o seu público-alvo será pessoas entre 25 e 45 anos, que trabalham e estudam nessa área. Qual é a melhor mídia social para buscar clientes?
Basta analisar os dados: esse público tende a priorizar o Instagram em relação ao Facebook. Com esse simples questionamento, você já começa a segmentar o seu público para atender às preferências dessas pessoas. Essa estratégia serve não apenas para o contato, mas para o sucesso de toda a jornada de venda.
4. Analise a concorrência
É preciso olhar para o mercado, estudar as suas lacunas e identificar as melhores oportunidades de venda. O importante é pesquisar bastante o nicho de mercado no qual você queira atuar.
Para encontrar oportunidades, tendências e lacunas, analise os concorrentes do seu nicho. Estude as suas estratégias digitais, seus anúncios e pense sobre como você pode se diferenciar deles. Esse é o primeiro passo para se estabelecer como uma empresa de referência.
5. Defina os canais de venda e de comunicação
Você venderá os seus produtos por meio de um site, mas isso não significa que ele deva ser o único ponto de contato com seus clientes. Por isso, é muito importante estar presente nas redes sociais, criar um blog para explorar o marketing de conteúdo e disponibilizar um e-mail específico para o atendimento. Isso é o básico para quem quer estabelecer uma interação significativa com os clientes.
Com o tempo, você pode expandir sua presença on-line e investir em chatbots, por exemplo. Além disso, não deixe de ter um número de telefone bem visível na página. Afinal, você quer facilitar o acesso do cliente, e não isolá-lo.
6. Escolha os meios de pagamento
Você deve escolher os meios de pagamento. De preferência, ofereça diversas opções para que os clientes não deixem de comprar algo porque o meio que ele tinha à disposição não foi aceito. Portanto, transações no crédito, no débito e no Pix são o mínimo que a sua loja deve ter.
Apesar das compras em crédito ou débito eletrônico liderarem as transações realizadas no e-commerce, não deixe de incluir os boletos. Isso porque muitos brasileiros não têm conta bancária ou preferem realizar suas compras em dinheiro — basta lembrar que as lotéricas ainda são muito procuradas para isso.
7. Otimize o site
Um site de vendas realmente bom é aquele que pode ser acessado tanto pelos computadores de mesa como pelos dispositivos móveis. Essa capacidade é chamada de responsividade: uma página responsiva facilita muito as compras pelo celular, que podem ser realizadas em qualquer momento do dia.
Deixar de investir em um site responsivo é um dos pecados do empreendedor, uma vez que nem todo cliente vai esperar chegar em casa para acessar o computador e realizar compras. Até mesmo um engarrafamento no trânsito pode ser a deixa para que ele adquira seus produtos.
Além disso, outros problemas comuns são:
- site lento;
- imagens muito pequenas na página;
- grande quantidade de anúncios;
- cor de fonte inadequada, que se confunde com o fundo da página.
Todos esses problemas devem ser endereçados para que o seu site seja otimizado e visível o suficiente para encorajar as vendas.
8. Elabore uma estratégia de divulgação
É possível divulgar sua empresa de maneira gratuita, apostando na alimentação de informações das suas páginas nas mídias sociais. Contudo, para empreendedores mais ambiciosos, uma ideia é realizar pequenos investimentos em anúncios pagos.
Depois, será possível contar com ferramentas gratuitas como o Google Analytics para medir o sucesso das divulgações pagas. Há diversas maneiras de fazer anúncios na internet: por meio de links patrocinados, melhoria da sua posição nos mecanismos de busca (como o Google), utilização de mídias pagas, entre outros.
9. Estruture a parte logística
Todo cliente que fecha uma compra em uma loja nova fica um pouco ansioso: será que a mercadoria será entregue no prazo? Posso confiar na logística dessa empresa? Portanto, respeite os prazos estabelecidos em seu site e tome cuidado com a embalagem.
Isso porque é possível encontrar muitas reclamações, na internet, sobre produtos que chegam em más condições. Portanto, até mesmo um detalhe que pode parecer insignificante em um primeiro momento, como a embalagem correta, não pode ser negligenciado.
Outra dica é disponibilizar código de rastreio de produto ao consumidor, uma vez que isso ajuda na confiabilidade da empresa. Afinal, com a possibilidade de acompanhar o trajeto do produto, o consumidor tende a acreditar na boa reputação do negócio.
Agora que você já sabe como vender na internet, pode colocar essas dicas em prática para lucrar no universo online. Lembre-se que lojas físicas ainda são visitadas, mas que o comércio digital tem crescido cada vez mais — e é a modalidade preferida dos consumidores na atualidade.
Gostou do nosso artigo e tem algo a dizer sobre o assunto? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco os seus insights!