Os desafios do empreendedorismo feminino e como superá-los

4 minutos para ler

Os desafios no empreendedorismo feminino precisam ser superados constantemente. A desconfiança do mercado, fruto do machismo enraizado em nossa sociedade, provoca insegurança e diminui o potencial das mulheres no mundo dos negócios.

Os problemas são numerosos, porém, muitas mulheres já mostraram que a superação é possível e que o sucesso é o destino.

Para descobrir quais são os maiores desafios do empreendedorismo feminino, além de formas de superá-los, não deixe de conferir o artigo que preparamos. Boa leitura!

Dupla jornada

A dupla jornada de trabalho é um dos maiores desafios do empreendedorismo feminino na atualidade, além das responsabilidades profissionais, muitas mulheres também precisam lidar com os afazeres domésticos sozinhas.

Segundo dados do IBGE, as mulheres dedicam cerca de 18,5 horas semanais para os cuidados de casa, 8 horas a mais do que os homens em relação ao mesmo tipo de trabalho. Isso acaba sobrecarregando as mulheres empreendedoras — e tornando o caminho para o sucesso mais difícil.

Uma maneira de superar esse desafio é dividindo as tarefas domésticas com outras pessoas com quem dividem o lar. Além disso, delimitar a carga horária para cada atividade, bloquear distrações, como as redes sociais, durante o expediente, definir as prioridades a serem resolvidas e delegar tarefas são ações que auxiliam a empreendedora a reduzir a sobrecarga e a lidar com a dupla jornada de trabalho.

Insegurança para iniciar um negócio

Fruto do descrédito histórico do mercado de trabalho, consequência do machismo em nossa sociedade, muitas mulheres se sentem inseguras no momento da tomada de decisão de iniciar o próprio negócio. Essa questão é profunda, pois acaba se refletindo na vida de muitas empreendedoras.

Conforme pesquisa da GEM, de 2018, apenas 49,2% das mulheres afirmam que têm conhecimento necessário para criar um empreendimento. Enquanto, esse percentual, entre os homens, atinge o número de 59,5%.

A melhor maneira de superar a insegurança no empreendedorismo feminino é investindo em qualificação profissional. Com o preparo necessário, é possível ter mais segurança para criar o seu negócio e fazer o empreendimento dar lucros.

Investir tempo para estudar o mercado, projetar cenários e produzir o seu plano de negócios vai ajudar a reduzir a insegurança e aumenta as chances de sucesso do empreendimento.

Preconceito

O preconceito é um dos maiores desafios do empreendedorismo feminino e, infelizmente, afeta outras áreas da vida da mulher. Existem muitas pessoas que descredibilizam as mulheres que investem na jornada de criação de um negócio.

A melhor maneira de superar esse preconceito contra mulheres empreendedoras é buscando ignorar os comentários desagradáveis e compreender que seu trabalho é relevante. Além disso, buscar apoio em outras mulheres do ramo, criando uma rede de suporte, é uma estratégia interessante a ser adotada.

Desacreditar a capacidade feminina de empreender, alegar a sensibilidade feminina como fraqueza e com isso rebaixar a imagem da mulher no mundo dos negócios ainda é uma atitude comum e desafiadora para as empresárias, mas não torna essas afirmações verdadeiras. O mercado brasileiro apresenta muitos casos de superação, liderança e empreendedorismo feminino que servem como inspiração.

Os desafios do empreendedorismo feminino são constantes e precisam ser encarados diariamente, mas você não precisa fazer tudo sozinha. O Sebrae Alagoas tem soluções que podem ajudar a melhorar os resultados do seu negócio, e para isso, basta acessar o Hub Sebrae para conhecer nosso portfólio!

Posts relacionados

Deixe um comentário