A possibilidade de mudanças na empresa sempre requer um equilíbrio delicado entre a necessidade de levar a organização para o próximo patamar e minimizar a resistência da equipe. Diversas situações podem motivar essa ocorrência, desde a transferência da sede para outra localidade até a transição do regime de trabalho presencial para home office.
Mudanças também são muito comuns quando o empreendedor decide investir em sistemas de gestão ou na otimização de processos. O objetivo é tratar esse momento com o devido cuidado para garantir a adaptação da equipe e a sua satisfação. Por esse motivo, desenvolvemos este artigo para explicar quando é o momento ideal de implementar melhorias. Confira!
Por que as mudanças na empresa são importantes?
Quando o empreendedor se depara com esse cenário, existem duas causas possíveis. A primeira delas tem relação com o crescimento orgânico da empresa. No decorrer do tempo, novas oportunidades de negócio são conquistadas e, com isso, as antigas rotinas já não são suficientes para lidar com o crescimento da demanda.
Essa expansão pode levar a empresa a ampliar o seu espaço físico ou mudar a localização da sede. Há casos em que mudanças no ramo de atuação ajudam a empresa a permanecer competitiva e ingressar em áreas mais lucrativas.
Por outro lado, uma performance insuficiente pode ser a motivação que faltava para rever processos de trabalho, desenvolver novos produtos e serviços ou modificar a estrutura da organização.
A clareza sobre a realidade do negócio ajuda a identificar quais aspectos da gestão requerem melhorias que podem levar ao seu sucesso.
Como saber quando uma mudança é necessária?
Esse é um dos maiores desafios na gestão de empresas, porém é possível seguir algumas recomendações que permitem tomar essa decisão com mais assertividade.
Esteja atento ao mercado
Recentemente, estamos vivendo um período de mudança do modelo de trabalho. Muitas empresas entenderam que, em decorrência das medidas de isolamento, as funções antes realizadas presencialmente podem ser executadas de casa.
O que o mercado percebeu foi que já havia ferramentas de gestão disponíveis para possibilitar as atividades remotas, mas as empresas ainda não confiavam nos benefícios da sua adesão. O que os gestores estão percebendo é que as equipes são capazes de produzir com qualidade e eficiência fora do ambiente do escritório.
Realize avaliações periódicas
Quais áreas da organização não apresentam resultados satisfatórios? Quais são as principais reclamações dos clientes? Se o empreendedor não conseguir responder a essas perguntas, é porque não dedica tempo à avaliação dos processos.
O acompanhamento do desempenho é uma fonte de informação vital sobre a realidade da empresa. Com isso, é possível identificar problemas e desenvolver soluções. Isso ajuda a realizar mudanças pontuais ou encontrar justificativas para executar uma renovação mais drástica.
Verifique se a cultura da empresa está estagnada
Você já deve ter ouvido falar: “se está funcionando, por que mudar?” A questão é que sempre é possível aumentar a eficiência e reduzir os custos. Essa é uma prática que limita a atuação da equipe. Por exemplo, qual é a motivação para criar uma solução quando novas ideias não são valorizadas?
Pequenas inovações podem contribuir de forma significativa para a satisfação no trabalho e são incentivos para criar um ambiente que valoriza a participação de todos os colaboradores.
Por fim, o empreendedor precisa estar ciente que a implementação de mudanças na empresa não acontece da noite para o dia. Tampouco, os resultados aparecem de forma imediata. Assim, é preciso empregar um esforço real para romper com métodos ultrapassados e abrir espaço para a inovação.
Se você está em busca de sugestões de como começar esse processo, leia o nosso post sobre como passar confiança ao time durante a elaboração de mudanças organizacionais.