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Conheça as principais redes sociais em que um MEI deve estar!

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O meio digital e os recursos tecnológicos que a internet possibilita para os negócios vêm crescendo de forma exponencial nos últimos anos, isso fez com que os direcionamentos das estratégias de marketing de empresas de todos os portes, inclusive os MEI, fossem otimizadas.

Com a chegada da pandemia, vimos os negócios e as comunicações online se fortalecerem ainda mais. Estar nas principais redes sociais tornou-se essencial. Seja para realizar vendas online, atendimento remoto, divulgar informações ou buscar novos clientes, não é mais possível pensar em marketing para MEI sem considerar os canais digitais mais populares, certo?

Por isso, hoje listamos as principais redes sociais para você estar presente e dicas indispensáveis para ter uma atuação estratégica e obter ótimos resultados para seu negócio.

Veja as principais redes sociais para divulgar seu negócio

No mundo do marketing digital, há uma quantidade enorme de redes sociais, com os mais diversos perfis, públicos e propostas. Como o intuito aqui é abordar as principais, trouxemos para você quatro delas.

Instagram

Eis aqui uma das redes mais utilizadas no momento. A plataforma foca no conteúdo audiovisual, como as fotos do feed, as diversas ferramentas e filtros para o stories, o reels, as lives, o IGTV e outros. Essa multiplicidade de recursos é um diferencial para o empreendedor, pois possibilita chegar ao cliente de muitas maneiras.

É também uma rede que permite a criação de lojas simples, para a comercialização de produtos. Sem dúvida, se você pretende entrar no mundo das mídias sociais, o Instagram deve estar entre suas prioridades.

YouTube

Temos aqui a maior plataforma de distribuição de conteúdo audiovisual e o segundo buscador mais acessado, perdendo apenas para o Google.

De forma simples e gratuita, é possível criar seu canal no YouTube e divulgar vídeos de todos os tamanhos, realizar transmissões ao vivo, cobrir eventos, promover palestras e mais uma infinidade de assuntos que geram valor para seu negócio e para seu cliente. Entre os tipos de vídeos mais buscados estão os que ensinam algo, resenhas e bate-papos.

Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook tem várias formas de consumir e compartilhar conteúdo, como vídeo, publicações na linha do tempo, stories, lives e outros. É uma plataforma que permite explorar mais os textos e é fundamentalmente baseada no relacionamento entre os usuários. Embora hoje essa rede não seja a preferida dos usuários, é ainda a mais popular e acessada. Assim, não dá para ficar fora.

LinkedIn

No LinkedIn, temos um perfil bem corporativo, é uma rede mais séria e focada na esfera profissional do usuário. Conta com recursos mais variados, como as reações às publicações e também para a produção de artigos. É uma ótima ferramenta para construir sua autoridade, mostrar os diferenciais e o potencial do seu trabalho e melhor: estabelecer conexões com parceiros, influenciadores e clientes.

Confira dicas para ter sucesso nas principais redes sociais

Conhecido as redes mais populares e que mais têm gerado ótimos retornos para os microempreendedores , agora é hora de aprender a usá-las da melhor forma. Temos dicas infalíveis, acompanhe!

Entenda a proposta de cada rede e crie uma estratégia coerente

Um dos erros mais comuns entre os empreendedores que utilizam as mídias sociais é tratar todas elas da mesma forma, desconsiderando suas características específicas. Ao fazer isso, perde-se a oportunidade de aproveitar bem o que cada rede pode proporcionar e consequentemente, perde-se também efetividades nesses canais.

Para se ter sucesso nas redes, é preciso entender a lógica de cada uma, como as pessoas interagem em cada plataforma, qual formato de conteúdo tem mais efetividade, qual a linguagem da rede e qual o potencial que ela oferece a seu negócio. A partir desse levantamento, é possível criar uma estratégia mais sólida. Portanto, leve em conta os atributos de cada uma das principais redes sociais.

Produza conteúdo relevante

Dois pilares da estratégia de atuação nas redes sociais são o relacionamento com o público e a relevância do conteúdo que você publica em sua página. É essa dupla que vai atrair os seguidores e mantê-los interessados em sua marca na rede social. Por isso, é muito importante que você planeje bem sua estratégia de conteúdo, considerando sempre sua identidade, o perfil do seu cliente e as ferramentas disponíveis.

Vale lembrar que o conteúdo relevante, capaz de converter um usuário em cliente, é aquele que gera valor, que leva ao público informações importantes para ele, que façam sentido para ele e que resolva problemas. E que, além disso, chega na hora certa e onde os seus clientes ideais estão.

Crie um cronograma de publicações

Agora que você já viu a importância de apostar em conteúdos de valor, tenha em mente que os múltiplos formatos de conteúdo são o que alimentam suas redes e são também a base do relacionamento.

Um cronograma de publicações vai facilitar bastante o seu dia a dia quanto à produção de textos, vídeos, imagens, áudios e demais opções e vai garantir a consistência no compartilhamento de conteúdo. Isso gera um hábito nos seguidores, que já contarão com seu material nas datas estabelecidas, além de gerar expectativas em relação às informações e ter credibilidade diante dos algoritmos que passam a “ver” seriedade na sua página.

Invista em relacionamento com os seguidores

Como abordamos em outros momentos do texto, o relacionamento é uma das grandes possibilidades que as redes sociais trouxeram. Vemos marcas e consumidores cada vez mais próximos e interagindo de maneira humanizada e espontânea. E pode estar certo de que seus clientes esperam uma relação assim com sua empresa também.

Dedique, portanto, parte de sua estratégia e das ações a essa troca com os seguidores, interaja e dialogue com seu público. Essa é uma fonte riquíssima de dados que podem ser o diferencial em sua forma de atender o cliente e no seu portfólio de produtos ou serviços.

Não deixe a mensuração de lado

A mensuração não pode ser colocada em segundo lugar de forma alguma. É crucial definir indicadores de sucesso, colher informações e montar um banco de dados completo sobre suas ações. O levantamento e a análise dos resultados permitirá que você aperfeiçoe a estratégia, otimize custos, gere insights e tenha um direcionamento seguro para seus próximos passos.

As principais redes sociais oferecem gratuitamente vários dados sobre sua performance na página e, se couber no orçamento, há uma vasta oferta de soluções para promover a mensuração de resultados nas suas mídias sociais.

Uma presença digital bem planejada e executada leva diversos benefícios para seu negócio e pode ter certeza de que o caixa e a reputação da sua empresa agradecem. Entre essas vantagens destacamos:

  • aproximação e estreitamento dos laços com o público;
  • redução de custos com estratégias de marketing;
  • oportunidades de novos negócios e parcerias;
  • acompanhamento dos concorrentes;
  • satisfação e fidelização dos clientes e muito mais.

Certamente, conhecer mais sobre as principais redes sociais, impulsionará o marketing do seu negócio. E para você conseguir mais visibilidade e engajamento dos seguidores, veja como fazer a divulgação adequada do seu negócio.

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