As estratégias de marketing são essenciais em qualquer empreendimento. Dentro de um plano de negócios, são responsáveis por identificar necessidades e desejos ao elaborar uma proposta de valor diferenciada dos concorrentes. Mas e se faltam profissionais capacitados para isso? Quando é a hora de contratar uma agência de marketing?
Essa dúvida é bastante comum entre os empreendedores e também pode ser a sua. Afinal, você precisa conhecer como esse serviço funciona e quais resultados pode agregar para a sua estratégia de negócio.
É exatamente isso o que vamos responder neste artigo. Continue a leitura para descobrir!
O que é uma agência de marketing?
As agências de marketing são empresas que planejam, executam e gerenciam um conjunto de estratégias para atrair clientes. Essas táticas são feitas baseadas em análises de cenários e comportamentos do público. Com isso, o principal objetivo de uma agência é trazer o máximo de retorno com o menor custo possível.
Portanto, são atividades que precisam de conhecimentos bem específicos para alcançar os resultados esperados. É preciso saber sobre tendências, técnicas e metodologias, além de deter recursos e ferramentas de marketing.
Quais tipos de serviços ela pode oferecer?
As ações de marketing normalmente se dividem em diversos microssetores. Geralmente, as agências optam por alguma modalidade, mas também existem aquelas que conseguem ir além e integram o marketing online e offline.
De todo modo, confira os principais serviços que elas oferecem!
Marketing offline
Direcionado aos potenciais clientes que utilizam meios de comunicação e informação fora da internet. Alguns exemplos de serviços desse tipo são:
- materiais impressos;
- anúncios em jornais e revistas;
- brindes personalizados;
- assessoria para eventos, feiras etc.
Marketing online
Tem o foco no público que está constantemente conectado na rede. Para isso, as agências fazem serviços, como:
- criação de mídia digital;
- gerenciamento de redes sociais;
- estratégias de inbound marketing;
- veiculação de anúncios pagos, entre outros.
Quando contratar uma agência de marketing?
Como vimos, são várias as estratégias de marketing que podem ser aplicadas. E a grande vantagem em contar com uma agência é justamente isso. Se você está em dúvida de qual é mais interessante ou por onde começar, esses profissionais fazem toda a avaliação que seu negócio precisa.
Além disso, existem outros sinais que podem indicar se a sua empresa precisa de uma agência de marketing. Por exemplo, resultados abaixo do esperado, dúvidas de como conduzir uma campanha ou grande desafio para captar clientes. Esses profissionais são especialistas nisso e sabem o que fazer.
Como fazer essa escolha?
Para Philip Kotler, autor do livro “Marketing 3.0”, o marketing é a “ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor, satisfazendo as necessidades de um público-alvo“. Por isso, se faltam profissionais qualificados, contratar uma agência pode ser uma boa alternativa.
Ao fazer essa análise é importante pesquisar quais serviços a empresa oferece e se eles atendem ao que sua empresa procura. Além disso, pergunte sobre os resultados entregues para outras empresas e qual a qualificação da equipe.
Percebe como as ações de marketing são importantes? Quando bem-feitas, elas podem aumentar potencialmente o lucro da empresa porque atraem mais clientes. Agora que você já sabe quando contratar uma agência de marketing, lembre-se de avaliar seus resultados para identificar quais áreas precisam de melhorias.
Esse conteúdo fez sentido para você? Descubra também o que é Marketing 4.0 e como ele pode impactar o seu negócio!