Vendarketing: 5 estratégias para integrar marketing e vendas

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Já ouviu falar em vendarketing? Ele nada mais é que uma estratégia que visa juntar os termos “vendas” e “marketing” e manter os dois times bem alinhados — afinal, é muito comum ocorrerem conflitos entre essas equipes, e o vendarketing surgiu para eliminar esse problema.

Cada setor desempenha um papel fundamental dentro da empresa. O marketing é responsável por fazer com que mais pessoas conheçam a marca e se sintam atraídas por ela. Já o time de vendas, como o nome já diz, tem como objetivo vender.

Alinhar esses dois times parece algo muito difícil, mas não é. Utilizando os processos internos é possível fazer com que eles trabalhem em conjunto e sem atritos. A seguir, listamos alguns passos para ter sucesso no vendarketing. Continue a leitura e saiba quais são eles.

1. Integração dos times

Fazer a integração dos times é indispensável para garantir melhores resultados. Para isso, é preciso investir em reuniões periódicas entre as equipes para que todos conheçam o funcionamento dos processos de cada área e, assim, consigam pensar em melhores soluções para otimizar as vendas da empresa.

2. Alinhamento de métricas

Os objetivos do marketing e vendas precisam ser numéricos e específicos. Dessa forma, é possível avaliar a performance de cada setor para entender os pontos de melhoria e as oportunidades, mensurando financeiramente o quanto cada etapa impactou em todo o processo.

3. Definição de SLA para as equipes

SLA significa Service Level Agreement, traduzindo para o português fica “Acordo de nível de Serviço”. Esse documento é importante porque visa deixar claro o que é esperado de cada time no que refere-se à performance de cada um deles.

Por exemplo, o SLA informará quantos leads a equipe de marketing deve entregar para a equipe de vendas para que eles consigam bater suas metas — tudo, é claro, de acordo com os investimentos realizados em anúncios e outras estratégias de marketing.

O SLA funcionará como uma espécie de acordo entre as partes, a fim de que cada uma delas consiga se planejar conforme as condições preestabelecidas.

4. Automação de processos

A tecnologia auxilia a rotina empresarial, otimizando processos e aumentando a produtividade dos colaboradores. Por essa razão, investir na automação dos processos é fundamental para alinhar as estratégias de vendas e marketing.

Por meio da automação, as equipes conseguem unificar os dados e, consequentemente, reduzir os ruídos na comunicação. Além disso, a gestão de relacionamento com o cliente se torna mais próxima, facilitando, assim, as negociações.

5. Reuniões de feedbacks

Para manter o alinhamento das equipes, reuniões de feedbacks são essenciais para eliminar gargalos na comunicação e evitar contratempos. Além de apontar pontos positivos e pontos negativos — esse último de maneira que não desmotive os colaboradores —, apresente as métricas, a fim de que todos possam identificar quais são as oportunidades criadas e as falhas que devem ser eliminadas do processo.

Por fim, é importante desconstruir o mito da competição entre esses dois setores, mostrando que com o vendarketing é possível manter o alinhamento das equipes para que os resultados possam ser alcançados com mais facilidade.

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