Veja como apoiar causas sociais e gerar conversas necessárias

7 minutos para ler

Muito além de desenvolver bons produtos e promover um bom atendimento, há outra maneira pela qual qualquer empresa pode fazer a diferença na sociedade: abraçando as causas sociais corretas.

Mas o que significa esse termo, exatamente? Quais são as ações práticas para ajudar um conjunto de pessoas? E como começar? Neste post, responderemos a todas essas perguntas e ainda mostraremos como iniciar conversas necessárias. Boa leitura!

O que são causas sociais?

As causas sociais podem ser definidas como iniciativas de ação coletiva, em que as marcas exploram valores positivos para promover mudanças na sociedade — seja somente na região em que atuam fisicamente, seja de maneira mais global.

O mais interessante é que há um campo infinito de possibilidades para as empresas que querem abraçar preocupações sociais. Afinal, essas causas podem estar relacionadas a questões ambientais, culturais, econômicas e políticas.

Até mesmo uma pequena empresa pode promover um mutirão de doações de roupas por parte dos seus clientes, por exemplo. Já um negócio maior pode realizar um festival musical de novos talentos, oferecer vagas para pessoas com deficiência ou descontos para consumidores de baixa renda.

Qual a importância de as marcas apoiarem causas sociais?

As causas sociais reforçam o propósito e a missão da empresa. Além disso, elas servem para que as marcas atraiam clientes que se interessem pelas mesmas coisas e que priorizam se relacionar com negócios alinhados ao que valorizam.

Como se não bastasse, o apoio a causas sociais mostra que a empresa vai além da mera busca pelo lucro. Ao demonstrar valores como empatia e responsabilidade ambiental, por exemplo, ela fortalece a relação com clientes e leads que também se interessam por esses temas.

Como apoiar as causas sociais?

Conheça algumas maneiras práticas de apoiar causas sociais!

Contribuição financeira

Uma maneira direta de ajudar outras pessoas é a contribuição financeira. Ela pode ser feita para outras organizações e projetos que atuam em causas como o combate à fome, a luta contra o racismo e iniciativas de proteção ao meio ambiente.

Há até mesmo aplicativos que facilitam as doações financeiras, como o Ribbon, o PicPay e o Joyz.

Trabalho voluntário

A empresa pode separar um ou mais dias para que seus colaboradores realizem trabalho voluntário, como em organizações sem fins lucrativos que apoiem causas sociais.

Algumas das tarefas envolvidas são a participação na logística de eventos, em campanhas de conscientização, assistência técnica e prestação de serviços para quem não pode pagar por eles, entre outros.

Divulgação

A empresa pode utilizar as suas redes sociais e outros espaços digitais para conscientizar as pessoas em relação a causas sociais importantes. Isso é especialmente significativo em negócios que têm muitos seguidores e uma ampla rede de influência na internet.

A marca pode compartilhar informações sobre campanhas de conscientização, promover (ou divulgar) campanhas online e espalhar mensagens positivas.

Outras maneiras de apoiar as causas sociais são as seguintes:

  • realizar alterações nas embalagens dos produtos, para priorizar práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente;
  • promover ações internas de conscientização, para que todos os colaboradores estejam alinhados em relação aos mesmos objetivos;
  • trabalhar em conjunto com organizações sem fins lucrativos, como em cursos e treinamentos para pessoas em busca de recolocação profissional no mercado;
  • participar de campanhas de conscientização já estabelecidas, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa;
  • prestar assistência direta a pessoas necessitadas, dentro daquilo que a empresa faz de melhor. Um empreendimento de supermercados pode criar capacitação para pequenos produtores locais, por exemplo;
  • estar em eventos que reforcem a economia local.

É interessante notar que esse apoio a causas sociais se manifesta de diferentes formas. A empresa pode optar por atuar em campanhas mais pontuais ou em projetos mais longos, que envolvem um planejamento detalhado.

O mais importante é que a escolha tenha a ver com missões e valores do negócio — desse modo, a iniciativa será mais natural e bem recebida pelos consumidores.

Um empreendimento que seja conhecido por poluir o meio ambiente e decida gerar campanhas de conscientização sobre a preservação da natureza, sem qualquer introdução, pode não ser bem-visto pelos consumidores. Por outro lado, essa pode ser a chance de iniciar um rebranding, o que mostra o nível de alcance das causas sociais.

Como gerar conversas necessárias?

As conversas necessárias são aquelas que orientam a escolha de causas sociais por parte de um negócio. Portanto, elas requerem a participação de todo o ecossistema daquele empreendimento.

Em primeiro lugar, é preciso envolver tanto os colaboradores internos como os clientes. Caso a empresa ainda não tenha ideia do que explorar, uma enquete em uma rede social pode gerar boas opções.

Outra maneira de descobrir como se posicionar é observar as avaliações que as pessoas deixam nas redes sociais, no site oficial e em páginas como o Reclame Aqui. Por melhores que sejam os produtos, pode haver outros quesitos citados pelos clientes, como a falta de posicionamento em polêmicas do setor, a ausência de políticas ambientais, entre outros.

Conheça alguns casos de sucesso

Faber-Castell

A Faber-Castell é muito conhecida pelos seus lápis de cor e outros materiais escolares — que demandam madeira e, consequentemente, a derrubada de árvores. Com base nisso, a empresa passou a priorizar a causa da preservação ambiental.

A gigante dos materiais escolares faz investimentos regulares em políticas e ações de reflorestamento, além de cultivar madeira específica para produzir os chamados ecolápis, que geram menos impactos ambientais.

BBB

Sim, até mesmo o Big Brother é um modelo de como abraçar as causas sociais. Os exemplos são dados principalmente por alguns participantes — até mesmo em casos negativos, como o da rapper Karol Conká. A cantora teve que reconstruir a sua imagem junto ao público após os maus tratos a outros participantes da casa, o que resultou no maior índice de rejeição da casa até então.

Também há exemplos positivos, como o crescimento expressivo da cantora Linn da Quebrada, uma mulher trans, e as conversas necessárias geradas por participantes negros como Babu e Thelminha.

Natura

A Natura é um dos principais cases de projetos sociais e de preservação ambiental, que têm tudo a ver com o DNA da empresa. Um exemplo disso é o Movimento Natura, em que o negócio recebe propostas de ações sociais de suas consultoras e incentiva o sucesso dessa empreitada com conexões e divulgação. Assim, até mesmo as ações mais modestas ganham relevância.

Recentemente, o movimento se tornou uma plataforma digital completa, conectando as iniciativas às pessoas dispostas a colaborar.

Itaú

Os bancos e instituições financeiras costumam ser vistos com desconfiança por muitas pessoas, por conta das altas cobranças de juros em empréstimos, por exemplo. Um modo que essas empresas encontraram de mitigar o problema é investir em causas sociais.

O Itaú é um dos bancos que se destacam nesse sentido, ao promover campanhas de diversidade e inclusão, como o Transforma, dedicado a pessoas com deficiência. Além disso, a empresa desenvolveu uma Carta de Compromisso com a Diversidade.

Como vimos neste artigo, adotar causas sociais não é apenas uma questão de atrair clientes: é uma maneira de fazer valer o propósito, a missão e os valores do negócio. Além de lucrar, o empreendimento ainda tem a chance de impactar positivamente a sociedade em que atua.

Gostou do artigo e quer conferir outros materiais como este? Então, acompanhe nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe um comentário