6 tendências de marketing para ficar de olho

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O motivo pelo qual o marketing é uma área tão apaixonante é que ele oferece possibilidades para diferentes perfis de empreendedores: micro e pequenas empresas, grandes organizações, empresários individuais, varejistas, prestadores de serviço.

Nesse sentido, as inovações não se resumem a tecnologias caras e inacessíveis à maioria dos empresários brasileiros. Para provar o nosso argumento, preparamos este post, que mostrará as principais tendências de marketing atuais — e como fazer uso delas em seu negócio. Boa leitura!

1. Avatarização

O metaverso, uma das grandes apostas do empreendedor Mark Zuckerberg para o futuro da tecnologia, ainda não vingou. Contudo, alguns elementos desse universo têm se destacado, como os avatares digitais.

Na internet, o avatar é a representação virtual de uma pessoa, com a criação de figuras semelhantes ao usuário que permitem a personalização — como um novo cabelo e roupas.

Um dos grandes exemplos desse avatar é a Lu do Magazine Luiza, que caiu nas graças dos brasileiros. A avatarização é feita por diversos meios, seja através de inteligência artificial, modelos 3D, tecnologias de reconhecimento facial ou até mesmo uma junção de tudo isso.

As marcas podem utilizar ferramentas gratuitas para criar avatares dos seus clientes fidelizados, por exemplo, ou estimular a criação por parte das próprias pessoas, com brindes para os mais criativos. Algumas dessas soluções são:

2. Conteúdo “amador”

Calma, não estamos falando de fazer uma campanha de qualquer jeito e divulgá-la logo em seguida. Nesse contexto, o conteúdo mais “amador” se refere a produções feitas rapidamente, aproveitando o calor do momento e a relevância de um tema.

Nos últimos meses, muitos produtores de conteúdo começaram a criar posts a partir de aplicativos nativos de celular, como o “notas”. Essa tendência segue o seguinte princípio: o que importa mesmo é publicar algo quando o assunto continua quente.

Nesse caso, o conteúdo não será tão caprichado quanto algo que tenha sido preparado com mais tempo à disposição, mas a vantagem é que você terá a chance de sair na frente em relação à concorrência.

Imagine, por exemplo, que você visite uma feira de empreendedores para a qual os seus concorrentes nem tenham sido convidados. Que tal criar alguns stories rápidos no Instagram e mostrar que você está na linha de frente do seu ramo de atuação? E o mais legal é que a produção não custa nada!

3. Anúncios interativos em RA

RA é a sigla para “Realidade Aumentada”, uma tecnologia que proporciona que as pessoas misturem elementos virtuais à visão da realidade. Desse modo, será possível criar experiências bem imersivas e incentivar as pessoas a testarem produtos de maneira virtual.

Um exemplo de iniciativa que já vem sendo implementada é o “provador virtual” lançado pela Renner. Nele, as pessoas podem testar alguns produtos, como sapatos. Além disso, a revista Exame fez uma reportagem mostrando outros 15 cases de realidade aumentada que têm dado o que falar.

4. Marketing de podcast

O marketing de podcast herdou o lugar do rádio como um dos conteúdos sonoros mais amados por ouvintes de todas as faixas etárias, gostos e localizações. O mais interessante é que esse formato não se resume ao áudio, visto o sucesso de canais de YouTube como o Flow e o Podpah.

O podcast é mais uma forma de elevar a sua divulgação e expor seus produtos. Ele se tornou uma febre justamente pela facilidade de consumo: ainda que você consuma os conteúdos originalmente feitos em vídeo, você pode apenas escutar enquanto faz outra coisa.

Assim, ele se tornou um canal de divulgação porque as ações não exigem que cada usuário mantenha concentração exclusiva no conteúdo. Enquanto as pessoas fazem as tarefas de casa, como passar roupa ou almoçar, elas conseguem consumi-los.

Por isso, é uma boa ideia conversar com podcasters e descobrir aqueles que oferecem preços de divulgação que caibam em seu orçamento. Apenas se certifique de que aqueles produtores se encaixam no seu ramo de atuação: nada de divulgar panelas em um podcast de futebol, por exemplo.

5. Microinfluenciadores

Felipe Neto, Bianca Andrade, Virgínia Fonseca, Whindersson Nunes… esses influenciadores nós já conhecemos. Mas e quanto aos microinfluenciadores, você já ouviu falar? Nesse caso, estamos falando das pessoas que têm entre 10 mil e 100 mil seguidores em seus canais.

Esses números são baixos em relação aos influenciadores citados, mas são bons o suficiente para as marcas explorarem parcerias. Ao invés de tentar influenciar um número altíssimo de leads, a tendência em 2023 é aproveitar a identificação que o público tem com pessoas mais próximas da sua realidade.

Os microinfluenciadores são mais “gente como a gente”, mais parecidos com o público-alvo de micro e pequenas empresas. Nesse sentido, eles são vistos como pessoas que transmitem uma mensagem mais sincera e que estão mais próximos da rotina de trabalhadores comuns. Além disso, são mais baratos para a contratação.

6. Conteúdo em vídeo

Os conteúdos em vídeo sempre fizeram sucesso, mas agora os produtores de conteúdo e profissionais de marketing precisam se apegar ainda mais ao formato por um motivo simples: o Tik Tok.

Essa plataforma revolucionou o modo como consumimos conteúdo na internet, uma vez que aposta em vídeos curtos, que transmitem a mensagem principal em poucos segundos. Do mesmo modo, os stories do Instagram seguem essa tendência de agilidade na comunicação.

E não é apenas a possibilidade de produzir vídeos mais curtos que seduz. Uma pesquisa recente, realizada pelo Kantar Ibope Media, informa que os conteúdos nesse formato alcançaram 99% dos brasileiros em 2022. Com a chegada do 5G ao Brasil, que promete uma navegação ainda mais rápida e mais estabilidade para visualizar os conteúdos, essa tendência não deve perder força tão cedo.

Gostou dessas tendências atuais de marketing? Como você pode ver, essa área não para de evoluir, abrangendo as tecnologias mais modernas do mercado, como a inteligência artificial e a realidade aumentada. Contudo, empreendedores com orçamentos mais modestos não ficam de fora, uma vez que conteúdos em vídeo e instantâneos também estão ao alcance deles.

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