Algumas das redes sociais se tornaram tão poderosas e presentes no dia a dia das pessoas que se tornaram capazes de criar suas próprias métricas. É o caso do LinkedIn, a principal ferramenta para se conectar profissionalmente com outras pessoas.
Como o LinkedIn é uma rede dedicada ao meio corporativo, que trata majoritariamente de negócios, nada mais natural que oferecesse métricas e indicadores para que as empresas pudessem fortalecer seus relacionamentos uma com as outras. É o caso, por exemplo, do Social Selling Index. Vamos conhecê-lo!
O que é Social Selling Index?
O Social Selling Index, ou SSI, é uma métrica criada pelo LinkedIn e alimentada com o algoritmo da rede. Utilizá-lo é, basicamente, fazer uso da própria plataforma para vender produtos e criar relacionamentos relevantes para o negócio.
O SSI mensura o sucesso dos ativos de venda e quantifica a qualidade das iniciativas de um vendedor a partir do trabalho realizado no LinkedIn e na ferramenta Sales Navigator, também presente na rede social.
O SSI também é conhecido como Venda Social, já que também pode ser definido como um processo de desenvolvimento de relacionamento como parte da jornada de venda. Ele surge como uma maneira de apoiar:
- estratégias de engajamento;
- comunicação do valor dos produtos;
- soluções para o mercado;
- desenvolvimento de relacionamentos com clientes em potencial e parceiros de negócio.
Um exemplo de uso do SSI: uma marca que precise de um fornecedor entra no LinkedIn para analisar a reputação e os serviços oferecidos pelos candidatos. Não à toa, ele é muito utilizado por profissionais do mercado B2B, isto é: de empresa para empresa.
Como colocá-lo em prática?
Colocar o Social Selling Index é ser capaz de tornar o seu perfil na rede social cada vez mais atrativo, além de conseguir pesquisar os melhores parceiros de negócio e clientes em potencial por meio do tempo que sua empresa passa no LinkedIn.
Por isso, podemos mencionar diversas maneiras interessantes de aumentar a sua classificação SSI. Algumas são básicas, mas ajudam muito na visibilidade:
- complete o perfil da sua empresa na rede social, alcançando os 100%. Desse modo, o seu negócio parecerá bem mais confiável e o próprio LinkedIn ajudará na segmentação;
- adicione conteúdos ricos, como vídeos, artigos e material multimídia. Você já deve ter notado que muitas empresas são bem ativas lá, certo? A razão é justamente pela capacidade de elevar o SSI;
- batalhe pelos seus endossos e recomendações, incentivando seus clientes e parceiros a deixarem boas avaliações;
- faça postagens longas, que mostram que a sua empresa é referência nos temas discutidos.
Ao realizar essas ações, você consolidará a presença digital da sua empresa. Uma organização que passa um bom tempo lá e se faz notar, por meio dos conteúdos, se torna uma criadora de tendências na plataforma, influenciando as pessoas.
Encontrando as pessoas certas
O LinkedIn leva em consideração as suas interações na plataforma e o modo com que você divulga a sua marca. Outra maneira de se destacar é aumentar o valor das conexões e relacionamentos, o que leva a uma pontuação maior — e, consequentemente, a mais vendas.
No entanto, você pode se perguntar: mas como fazer para encontrar as pessoas certas e elevar a pontuação? Basta sair adicionando todo mundo? Não exatamente.
Siga as nossas dicas para encontrar as pessoas de interesse:
- exerça a proatividade. O LinkedIn leva em conta até mesmo as pesquisas realizadas para prospectar, então utilize a plataforma diariamente;
- utilize critérios de filtro para encontrar pessoas e empresas, como habilidades desejadas, funções desempenhadas e idade;
- mantenha o contato com pessoas que visualizaram o perfil da sua empresa ou a conta individual dos gestores. Isso eleva a qualidade do seu networking;
- observe e marque perfis relevantes para iniciar o contato mais tarde.
Fortalecendo o engajamento
“Engajamento” não é uma palavra repetida no mundo corporativo à toa: caso a sua empresa não esteja envolvida com outras e mantenha um relacionamento próximo com os clientes, ela tende a ser esquecida e atropelada por concorrentes.
Por isso, buscar o engajamento aumenta o SSI, além de facilitar o objetivo de tornar a sua empresa uma das referências no segmento. Para isso, algumas ações são indicadas:
- entre nas plataformas todos os dias para interagir, nem que seja por 10 minutos. Mas não fique apenas observando, curta e comente conteúdos do seu interesse;
- compartilhe postagens, de parceiros e de notícias relevantes para a indústria. Assim, as pessoas passarão a visitar o seu perfil para conferir conteúdo relevante;
- comente em posts com alto engajamento, o que ajuda no envolvimento com a comunidade. Além disso, é uma boa forma de a empresa reforçar seus valores em relação a temas polêmicos;
- junte-se a grupos de discussão para entender nichos de mercado. Caso não saiba por onde começar, utilize as dicas de grupo sugeridas pela própria plataforma;
- construa conexões. Conecte-se com empresas e clientes com interessantes semelhantes. No LinkedIn, é comum ver até mesmo organizações interagindo com concorrentes para influenciar o mercado.
Quais são as vantagens do social selling index?
Agora, conheceremos os principais benefícios de investir o seu tempo aumentando a pontuação do SSI.
Tempo de contato reduzido
O LinkedIn oferece uma maneira bem direta de contato: basta encontrar um perfil que interesse ao seu negócio e começar a interagir com ele. Não será mais preciso ficar pesquisando os diversos canais de atendimento de parceiros e clientes em potencial.
Além disso, por ser uma plataforma com um grande número de pessoas cadastradas, o LinkedIn é um dos canais nos quais os clientes estão frequentemente ativos. Por isso, o ciclo de vendas é mais curto, uma vez que o bom uso da rede social posiciona a empresa como uma fornecedora de produtos e serviços.
Aumento no volume de leads
Com o contato diário e a atração de leads reforçada, fica mais fácil atender a um número maior de clientes e fechar vendas em menos tempo.
Relacionamento maior com o cliente
Quando a empresa consegue estabelecer uma relação de confiança com os perfis com os quais ela interage, o relacionamento não só é aprofundado, como ainda ocorre a aceleração de conversão de leads na jornada de compra.
Uma boa rede de contatos no LinkedIn vai muito além de ter um perfil com muitos seguidores: com os direcionamentos corretos, a chance de faturamento aumenta muito, uma vez que a sua empresa estará em contato direto com os interessados nos produtos que ela oferece.
Maior aprofundamento nas dores dos parceiros e consumidores
O LinkedIn tem mais de 850 milhões de usuários, em mais de 200 países. Com todos esses dados acessíveis, será mais fácil eliminar dúvidas e mal-entendidos sobre o que a empresa oferece no mercado.
Com muitos usuários no Brasil, a rede também garante um bom potencial de prospecção, com todos os dados que podem ser acessados. Ler os posts e interagir com as pessoas é uma excelente oportunidade para conhecer lacunas de mercado — e, obviamente, preenchê-las com a utilização do Social Selling Index.
Gostou do artigo e quer conferir outros conteúdos como este em primeira mão? Então, siga a nossa página no LinkedIn e comece a colocar a snossas dicas em prática!