A presença digital vai muito além de estar na internet ou ter páginas nas redes sociais, é preciso estar exposto de forma estratégica e para isso diversos aspectos estão relacionados. Um deles é o engajamento nas redes sociais, que é o que mostra de fato como o público está recebendo e interagindo com sua marca.
Como anda o engajamento nas suas redes? Você sabe como aumentá-lo? É sobre isso que vamos conversar agora, apresentando a você dicas infalíveis para arrasar no engajamento. Confira!
Conheça bem seus seguidores
Esse é o passo fundamental para ter sucesso nas redes sociais e em todas as ferramentas e estratégias de marketing. Somente conhecendo a fundo o perfil do cliente, as preferências, as necessidades, problemas e aspirações dele é que será possível criar uma conexão verdadeira e, consequentemente, um relacionamento.
Para isso, além de pesquisar bastante e estudar o comportamento do seu cliente, o diálogo é o que vai fazer diferença. Sim, pergunte a seus seguidores o que eles gostariam de ver em seu canal e como se sentem com o conteúdo. Você pode fazer isso de diversas formas, por meio de enquetes nos stories, posts com perguntas, enviando mensagens privadas, gravando um vídeo. O importante é estabelecer uma conversa que lhe mostre quem é seu seguidor.
Invista em conteúdos relevantes para seu público
O conteúdo é um dos principais pilares do engajamento nas redes sociais. É por meio dele que o usuário vai conhecer a sua marca, sua expertise e entender como a empresa pode solucionar as demandas dele. Desse modo, você precisa ter uma rede que publique conteúdos que seu cliente gostaria de ver, que vão levar soluções e opções para ele e que façam parte do universo simbólico dele.
Além da qualidade, é importante considerar a distribuição do conteúdo, para que cheguem no momento em que o seguidor precisa. Isso faz parte de uma boa estratégia de marketing digital.
Interaja com seus seguidores
O comentário de um seguidor em seu post é uma demonstração de alta receptividade ao relacionamento com sua marca. Ainda que seja uma crítica, mostra que ele abriu uma possibilidade de conversa, então responda! Lembre-se do que dissemos no primeiro tópico.
Uma interação que começa num comentário de um post, se bem nutrida e gerenciada, pode vir a se tornar um contrato assinado e esse seguidor mais que cliente, um defensor da sua marca. Mas você precisa dar atenção às pessoas e se lembrar de que estamos lidando com plataformas de relacionamento e o engajamento nas redes sociais depende disso também.
Outro ponto a se ter atenção são as menções à sua marca. Muitas vezes a interação começa com uma menção em um story ou post no próprio perfil do seguidor. Monitore as menções e responda a elas também.
O engajamento nas redes sociais é muito importante para o crescimento dos negócios, para o relacionamento com os clientes e para o fortalecimento da sua marca. Portanto, fique sempre atento às métricas que demonstram o índice de engajamento das suas redes e invista em estratégias efetivas para mantê-lo alto.
E por falar em crescimento de negócios, confira também estas dicas sobre como vender nas redes sociais.
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