Cada vez mais mulheres assumem posições de liderança e demonstram o impacto positivo de uma gestão baseada em habilidades comportamentais, contribuindo para equipes mais fortes e produtivas.
Ter profissionais capacitadas para gerenciar processos e liderar pessoas é fundamental para o crescimento do negócio. Embora o número de mulheres líderes seja ainda pequeno, sua representatividade se destaca pela competência, muito além das questões de gênero.
Neste conteúdo, falaremos sobre a atuação e relevância das mulheres no ambiente de trabalho. Continue lendo e veja as 8 principais aptidões que podem melhorar a performance das mulheres na liderança e também das equipes!
Cenário no Brasil
De acordo com a 20ª edição do estudo Women in Business: Caminhos para a equidade, realizado pela Grant Thornton, empresa de auditoria e consultoria, o Brasil ocupa a 10ª posição entre os países com mais mulheres em cargos de liderança.
A gestão feminina tem diferenciais que podem colaborar para que a empresa alcance a excelência por meio da força de trabalho. Da comunicação eficaz à capacidade criativa, as mulheres têm grande potencial de liderança, transmitindo valores sólidos para suas equipes.
Nas empresas modernas, inteligentes e visionárias – que prezam pela diversidade e igualdade – as profissionais mulheres têm se destacado por mérito. À frente de projetos e equipes, conseguem alinhar as necessidades dos colaboradores aos objetivos do negócio.
Estratégias para criar uma equipe forte
Todo profissional, homem ou mulher, precisa apresentar um conjunto de skills comportamentais que ajudam nas relações de trabalho e na eficiência das entregas. No caso da gestão e da liderança, as equipes fortes são um reflexo do tratamento e direcionamento que recebem no dia a dia. Acompanhe!
1. Criatividade
A equipe comandada por um líder criativo tende a gerar mais ideias em busca de soluções inovadoras para determinado problema. O pensamento criativo possibilita encontrar diferentes formas de alcançar os objetivos, sendo um diferencial competitivo de grande relevância.
2. Colaboração no lugar de competitividade
A cultura de colaboração defende que todos tenham espaço para contribuir e mostrar seu talento sem criar um sentimento de rivalidade. O líder que une as diferenças para melhorar e aprimorar o trabalho sem fomentar a competição consegue formar uma equipe colaborativa e mais produtiva.
3. Atenção aos detalhes
A capacidade de perceber detalhes pode ser um diferencial na liderança, tanto na gestão dos processos quanto na relação com a equipe. Um detalhe, seja em uma ideia ou em um comportamento, pode fazer total diferença no modo de lidar com cada indivíduo e tomada de decisões.
4. Trabalho em equipe
Envolver os colaboradores, ouvir sugestões e acatar uma ideia estimula o senso colaborativo que toda equipe deve ter para que, juntos, desenvolvam um trabalho consistente, efetivo e de excelência.
5. Inteligência emocional
O autoconhecimento leva ao autocontrole e, consequentemente, à maior facilidade de lidar com os problemas e obstáculos profissionais, o que inclui gerenciar diferentes perfis de colaboradores em um mesmo cenário.
6. Motivação
Um profissional que demonstra comprometimento com a empresa, paixão pelo que faz e satisfação com a equipe que lidera contagia a todos à sua volta e fortalece o engajamento.
7. Humanização
A liderança humanizada transforma o ambiente de trabalho, resultando em um clima organizacional saudável e favorável ao crescimento. Essa é uma qualidade de quem não mede esforços para evitar episódios de preconceitos, distinções, medos e conflitos prejudiciais.
8. Flexibilidade
Líderes flexíveis conseguem estabelecer um equilíbrio entre as necessidades da empresa e dos colaboradores, considerando as particularidades gerenciais e humanas para adequar ao contexto do momento.
Dicas para criar um bom ambiente de trabalho
Os talentos de alta performance estão sempre em desenvolvimento, e a melhor forma que uma empresa tem de manter as mulheres na liderança como profissionais ativas e produtivas é estimular e dar espaço para a prática dessas habilidades no dia a dia.
Gerar uma equipe forte depende de como quem está no comando conduz as atividades e situações cotidianas. Por isso, é importante desenvolver a liderança feminina nas empresas, valorizando a formação, o potencial e as habilidades em todos os níveis.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para conhecer o Curso de liderança – Líder Coach, do Sebrae Alagoas e prepare seu time para liderar com alta performance!
