Se tem algo que ajuda — e muito — na fidelização é oferecer recompensas para clientes. Afinal, não há ninguém que não adore receber um mimo, certo? No entanto, para além de agradar, essa estratégia é uma ferramenta valiosa que muitas lojas podem usar.
Isso porque presentes e vantagens estão diretamente ligados à personalização da experiência de consumo — um aspecto que tem ganhado importância na hora dos potenciais compradores escolherem as empresas com as quais vão fazer negócios.
Quer algumas ideias para colocar essa oportunidade em ação? Neste conteúdo, mostraremos 4 delas e mais. Confira!
Recompensas para clientes valem a pena?
São consideradas recompensas para clientes as vantagens e presentes oferecidos, em contrapartida às ações dele. Por exemplo, fazer um cadastro, comprar determinado item, realizar a primeira aquisição, etc.
Sabe o supermercado que dá um panetone ou um espumante no fim do ano para os consumidores que fizeram as suas compras sempre na mesma rede ou unidade? Basicamente, essa é a lógica.
De uma forma mais estratégica, essa prática pode ser transformada em uma proposta capaz de fidelizar o público ao entregar uma experiência personalizada. Ou seja, oferecê-la significa se destacar e, portanto, é uma ação que vale a pena. Afinal, se colocar em outro nível frente a percepção do mercado rende bons resultados.
Quais as melhores recompensas para oferecer?
Na hora de escolher quais as recompensas devem ser oferecidas, o ideal é considerar o perfil do cliente. Mas não se preocupe, já que opções não faltam. Descubra 4 delas!
1. Experiências virtuais
Até mesmo pequenas empresas têm algum tipo de proposta de digitalização em andamento. Essa situação permite uma forma diferenciada de dar recompensas para clientes: experiências virtuais.
Nesse caso, se você oferece a assinatura de um produto ou serviço, que tal elevar o nível do consumidor, permitindo a ele acesso a vantagens sem maiores custos? Todavia, essa não é a única ideia. Desde um aplicativo até as redes sociais podem ser usadas para isso. Basta ser criativo.
2. Cashback
Um valorzinho de volta para gastar em uma nova compra não é nada mal, hein? Básico assim, esse é o apelo do cashback. Entretanto, se apresenta uma estratégia bastante positiva. Por um lado, o consumidor tem acesso a um dinheiro extra. Por outro, ele volta para usufruir dessa recompensa na empresa.
3. Presente de aniversário
Ter uma data tão significativa quanto seu aniversário sendo lembrado é algo que mexe com o emocional das pessoas. Logo, há o potencial desse ser um caminho para construir um vínculo com o consumidor.
Pensando nisso, descontos exclusivos ou vale-presentes estão entre as opções de recompensas para clientes que fazem parte da sua base. Já quem está chegando, pode levar um brinde para casa nesse dia.
4. Pontos de fidelidade
Talvez, o modelo de recompensas para clientes mais conhecido, os programas de fidelidade baseados em pontos são versáteis. Companhias aéreas, hotéis, restaurantes e diversos negócios mais, se valem disso.
Porém, muitos outros poderiam usufruir dessa ideia. Para exemplificar, pense em uma empresa de videogames em que os consumidores ganham vantagens nos jogos por adquirir um gadget ou equipamento em sua loja virtual.
Recompensas para clientes são bem mais que agrados. Afinal, elas permitem que seu negócio se destaque, oferecendo uma experiência personalizada para fidelizar o público e aumentar as vendas.
Quer potencializar esse tipo de iniciativa? Comece entendendo o que é valor agregado em nosso blog!