Garanto que você tem alguma data comemorativa que fica aguardando chegar o ano inteiro, não é mesmo? Esses momentos mais esperados do ano são excelentes oportunidades para quem tem um negócio e deseja impulsionar suas vendas.
Segundo o relatório Webshoppers da Ebit | Nielsen, somente para o e-commerce brasileiro em 2021, 34% de seu faturamento veio de datas comemorativas. Assim, para aproveitar o enorme potencial desses momentos, é essencial que você tenha boas estratégias para redes sociais, o que vai ajudar o seu negócio a destacar-se dos concorrentes e a se conectar com seu público.
Confira abaixo as principais estratégias para redes sociais em datas comemorativas!
Qual a importância de boas estratégias em datas comemorativas e grandes eventos?
Muitas datas comemorativas têm grande apelo comercial e cultural, como a Black Friday, o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Namorados ou até mesmo grandes eventos como a Copa do Mundo.
Isso faz com que as pessoas estejam mais dispostas a gastar nestes períodos do ano, seja para presentear alguém ou até mesmo para aproveitar as ofertas e descontos exclusivos do momento e comprar algo para si.
Assim, ter um bom planejamento de estratégias para redes sociais, como criar conteúdos criativos, relevantes e que se destaquem dos seus concorrentes nesses períodos do ano pode ajudar seu negócio a atrair novos clientes, engajar seu público e ainda criar interações.
Ah, vale lembrar que as principais datas comemorativas para o varejo alavancar suas vendas e expandir ainda mais os negócios são:
- Páscoa;
- Dia da Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Dia das Crianças;
- Halloween;
- Black Friday;
- Natal.
Afinal, quais são as principais estratégias para redes sociais em datas comemorativas?
Confira aqui uma série de dicas que vão ajudar seu negócio a aproveitar o potencial destas datas importantes e criar boas estratégias para redes sociais.
1. Escolha as datas mais relevantes para o seu negócio e o nicho em que atua
Reúna todas as datas comemorativas relevantes para o contexto do seu negócio e seus clientes ideais, considerando o perfil do seu público , os produtos e serviços que podem ser comercializados. Depois, separe as mais importantes que têm potencial para serem trabalhadas.
2. Prepare-se com antecedência
Organize as datas selecionadas em um calendário e entenda o potencial que cada rede social tem para oferecer, para que você tenha tempo de pensar e executar as ações necessárias. Isso vai ajudar sua empresa a avaliar em quais canais vale a pena investir e quais ações executar.
3. Ofertas e descontos especiais
Crie promoções exclusivas alinhadas ao seu negócio e consumidor final. Alguns exemplos podem ser:
- utilizar a técnica de ‘‘escassez”;
- descontos;
- combos;
- cupons;
- brindes;
- frete grátis ou diferenciado;
- cashback.
4. Produza conteúdos relevantes, de qualidade e inovadores
Para conquistar a atenção, e principalmente o engajamento do seu público dentre tantas publicações no feed, crie em conteúdos alinhados com as necessidades dos seus consumidores e as tendências de mercado. Saia do óbvio, use a criatividade!
Agora que você já sabe as principais estratégias para redes sociais em datas comemorativas e os benefícios que elas podem trazer para seu negócio, você poderá aproveitar ao máximo o potencial que estes momentos especiais do ano têm a oferecer.
Curtiu este conteúdo? Então, aproveite para baixar o nosso infográfico e se prepare para as datas comemorativas!