A Black Friday 2024 vai acontecer no dia 29 de novembro. Se você também pretende lançar campanhas, o ideal é começar desde já a pensar em estratégias de inovação em vendas para se destacar da concorrência e gerar mais oportunidades.
O planejamento deve ser antecipado para você ter tempo para pensar nas ações que serão lançadas. Isso também permite organizar melhor os processos e preparar a equipe para oferecer um atendimento de excelência.
Com o mercado altamente competitivo, é essencial se destacar com diferenciais relevantes. Neste artigo, oferecemos estratégias que podem aumentar as suas vendas na Black Friday. Continue lendo e descubra como se preparar para essa grande campanha.
A importância do planejamento das vendas para a Black Friday
As expectativas para a Black Friday 2024 são boas. O Panorama do Consumo, estudo realizado pela Globo, mostra que as pessoas também já estão se preparando para essa data.
Isso porque 39% delas estão planejando as aquisições e pretendem fazer compras. Na classe AB, os números são ainda melhores, já que 56% dos participantes da entrevista pretendem comprar na Black Friday.
Um dado essencial revelado pelo estudo é a importância das pesquisas. De acordo com os resultados, 81% das pessoas consideram importante pesquisar antes de realizar uma compra, e 50% do público inicia essas pesquisas um mês ou mais antes da Black Friday.
Por isso, é fundamental se planejar para trazer inovação em vendas ao nesse período. Assim você começa a envolver os clientes antes do lançamento das ofertas, atraindo mais pessoas e gerando boas oportunidades de negócios.
O planejamento antecipado, permite acompanhar pesquisas e compreender o que o público deseja, quanto está disposto a pagar, quais aspectos são mais valorizados na campanha. Assim, você pode elaborar estratégias que estejam perfeitamente alinhadas às expectativas de mercado.
7 abordagens e estratégias para inovação em vendas na Black Friday
Os descontos não são a única coisa que atrai o público. Os consumidores também valorizam um bom atendimento, agilidade e informações claras. Então, em vez de forcar na competição por preços, o ideal é criar diferenciais que promovam inovação em vendas e façam a sua empresa se destacar.
Considere que o consumidor busca uma experiência de compra completa. As empresas que conseguem proporcionar essa satisfação são as que realmente se destacam. A seguir, confira algumas estratégias eficazes para impulsionar as suas vendas na Black Friday.
1. Use chatbots inteligentes
A Black Friday é muito dinâmica e as pessoas esperam que as empresas tenham agilidade na hora do atendimento. Como existe uma alta demanda nessa época, é interessante ter recursos extras para não perder nenhuma oportunidade.
Os chatbots inteligentes são grandes aliados. Eles ajudam o público com as dúvidas, fornecem informações, fazem sugestões e reduzem a fila de espera por atendimento. As pessoas obtêm suporte imediato e preciso, e isso influência positivamente a decisão de compra.
2. Personalize a experiência
Como explicamos, o consumidor espera obter uma experiência. Ele não quer ser tratado apenas como um número. Logo, é fundamental proporcionar um atendimento único para cada pessoa.
Mesmo que você utilize tecnologias de automação, é possível configurar mensagens com uma linguagem mais pessoal, tratando cada cliente por seu primeiro nome, por exemplo. Também ofereça algo exclusivo da sua empresa para agregar valor para os serviços. Lembre-se de usar o histórico de consumo e buscas do seu cliente nesse momento.
3. Invista em omnichannel
A omnicanalidade é uma estratégia essencial para as vendas na Black Friday. Com os consumidores cada vez mais propensos a pesquisar na internet, utilizar diferentes canais de atendimento e optar por retirar o produto na loja física, oferecer essa integração se torna um grande diferencial.
Para que essa experiência seja eficaz, o ideal é que todos os canais da sua empresa estejam interconectados, garantindo que as informações do cliente não se percam e o histórico de interações seja preservado e acessível. Isso melhora a comunicação interna e proporciona um atendimento de alta qualidade.
A omnicanalidade também permite que as vendas sejam realizadas a partir de diferentes canais, ampliando as oportunidades de atendimento e alcançando mais pessoas. Além disso, flexibiliza a jornada de compra, oferecendo aos clientes a conveniência de escolher o canal de comunicação de sua preferência e como deseja concluir sua aquisição.
4. Explore a análise de dados
Os dados são um recurso essencial para impulsionar a inovação em vendas. Eles fornecem uma variedade de informações e cenários que permitem planejar suas ações e estratégias de forma mais eficaz.
É possível, analisar o desempenho da empresa em anos anteriores, levantar dados sobre os produtos mais procurados, os canais mais utilizados pelo público e os meios de pagamento preferidos. Esses detalhes mostram quais estratégias funcionam melhor em cada situação.
Você ainda pode analisar dados de mercado para entender as tendências de consumo e comportamento do consumidor. Dessa forma, você conseguirá ajustar o seu planejamento, garantindo que eles esteja bem alinhado as informações.
5. Adote o atendimento de excelência
Essa deve ser uma preocupação constante do seu negócio. Na Black Friday, pode ser um grande diferencial porque, como existe uma grande demanda, algumas empresas negligenciam o atendimento e promovem uma experiência negativa para o consumidor.
Então, estabeleça protocolos para garantir que cada cliente seja atendido com agilidade, eficiência, prestatividade e educação. É fundamental demonstrar interesse em ajudar, entender as necessidades das pessoas e propor soluções adequadas. Ou seja, dar atenção de forma individualizada e desenvolver processos ágeis para que a jornada de compra seja simples e satisfatória.
6. Diversifique os métodos de pagamento
Ao diversificar os meios de pagamento você pode ampliar o seu público e oferecer uma vantagem competitiva. Ao fornecer diferentes opções, você permite que os clientes escolham o método que melhor atende às suas necessidades, aumentando a satisfação e potencializando as vendas.
Embora métodos tradicionais, como boleto, cartão de crédito e pagamento em dinheiro ainda sejam amplamente utilizados, oPix é um dos queridinhos. Você pode inovar ainda mais no Pix com a criação de QR Code.
É válido ainda trabalhar com as carteiras digitais, participar de programas de pontos e cashback e oferecer pagamentos por aproximação (NFC). Dependendo do seu segmento, explorar opções como criptomoedas também pode ser uma maneira de se destacar no mercado.
7. Crie conteúdos estratégicos
Em vez de focar apenas no percentual de desconto das suas promoções, crie conteúdos inteligentes. Compartilhe informações com o público para agregar valor para os produtos ou soluções que a sua empresa oferece. Os conteúdos devem ser criativos, cativantes e compartilháveis.
Além de trazer dicas e lançar tutoriais, você pode explorar o entretenimento com conteúdos divertidos e cativantes. Vale ajudar as pessoas a escolher entre um produto ou outro por meio de reviews, e assim por diante.
Dicas para começar o planejamento e vender mais na Black Friday 2024
Chegou a hora da parte prática. Veja a seguir as dicas para começar a planejar as suas ações de inovação em vendas para a Black Friday deste ano.
- analise o desempenho da sua empresa nas campanhas passadas para entender como seu público se comporta:
- verifique as tendências e expectativas para a Black Friday, a fim de ajustar suas estratégias:
- utilize a análise de dados para fazer projeções de vendas;
- ajuste o estoque para atender às projeções que você fez;
- estruture a jornada de compras para ter um processo ágil e simples;
- determine os canais que serão utilizados para divulgar suas campanhas e crie conteúdos atrativos;
- estabeleça um orçamento para investir em anúncios pagos e ter um maior destaque;
- prepare a sua equipe para oferecer um bom atendimento aos clientes e não perder vendas.
Você pode gerar mais oportunidades na Black Friday trabalhando com ações de inovação em vendas específicas para essa data. Assim as pessoas verão a diferença no atendimento e nas ofertas disponibilizadas, o que vai agregar valor para os serviços do seu negócio e atrair o público.
Para melhorar seus resultados, confira mais oito dicas para planejar a sua estratégia para a Black Friday.