O desenvolvimento de ações específicas para a Black Friday no segmento de mercadinhos pode trazer resultados positivos para o negócio. Em meio à competitividade, ganha quem oferece diferenciais além do preço e qualidade dos produtos.
Quanto mais bem elaboradas forem as estratégias, maior o potencial de lucratividade no período. Para chamar a atenção, fidelizar os clientes e garantir o aumento das vendas, é preciso direcionar as divulgações de ofertas ao público certo.
Neste conteúdo, você vai entender o que é a Black Friday, como funciona e sua relevância para o comércio varejista. Continue lendo e saiba como se preparar de forma eficaz para impulsionar suas vendas!
O que é a Black Friday?
Surgida na década de 60, nos Estados Unidos, a Black Friday foi criada com o propósito de promover descontos e fomentar a economia norte-americana, tirando muitos negócios do vermelho.
O nome simbólico remete à cor preta, que nos EUA é uma referência de lucratividade para os lojistas. Por lá, a data foi fixada logo após o feriado do Dia de Ação de Graças, mais precisamente na última sexta-feira de novembro.
A estratégia visa oferecer melhores oportunidades de compras aos consumidores, com preços mais atrativos, descontos expressivos e condições de pagamento facilitadas. No Brasil, além da adesão à ideia, o varejo costuma estender as ações da Black Friday até o fim do ano para incluir as festividades de Natal e Ano Novo.
Como aproveitar a data para aumentar as vendas no seu mercadinho?
Para o varejo, essa é uma das datas mais importantes do calendário, em que os consumidores aguardam ansiosos pelas ofertas. A preparação e o capricho da campanha serão determinantes para o sucesso de vendas.
Vale lembrar que as lojas físicas competem tanto com os concorrentes quanto com os novos hábitos de compras dos consumidores. Muitos estão acostumados a fazer pedidos pela internet e precisam de uma motivação a mais para aderir ao movimento da Black Friday.
Veja algumas dicas de como se preparar para o maior evento do comércio varejista!
Planejar com antecedência
Da definição dos produtos, política de descontos, escolha dos canais de divulgação à decoração da loja, o planejamento é primordial. Os preparativos para a data devem começar muito antes, com chamadas prévias e atrativas.
Tratando-se da Black Friday no segmento de mercadinhos, é preciso ter cuidado com os produtos com prazo de validade. Isso quer dizer que as projeções de vendas devem considerar uma margem de tempo suficiente para que o cliente compre e possa consumir com segurança.
O ideal é iniciar a divulgação, pelo menos, 15 dias antes do dia oficial da Black Friday. Essa é uma maneira de “plantar” na mente do consumidor uma associação de promoções e descontos aos produtos desejados no mercadinho.
Saber para quem vender
Você conhece a fundo o perfil dos consumidores do seu mercadinho, a ponto de saber o que faz mais sentido colocar na campanha da Black Friday? Faça uma análise segmentada do público-alvo para identificar preferências e assim ter mais chances de vendas.
Com isso, em vez de escolher um mix amplo de produtos, pode ser mais fácil e rentável limitar as ofertas e garantir o giro do estoque. No caso de pequenos negócios, com orçamento mais enxuto, se as vendas não se concretizarem, o prejuízo pode comprometer a saúde financeira da empresa.
Nos dias que antecedem à Black Friday, observe os consumidores e concorrentes, tanto nas compras quanto nas ações realizadas. Desse processo, nascem insights e elementos para desenvolver uma campanha mais efetiva.
Treinar a equipe
O final do ano é, naturalmente, uma época de grande volume de vendas, sendo os produtos de mercado mais procurados, seja para compor receitas ou consumo imediato.
Ter um time bem treinado e preparado ajuda a promover uma experiência rica e diferenciada, fortalecendo o relacionamento e a fidelização. Afinal, o consumidor atual quer se sentir importante, encontrar soluções para os problemas e ser atendido por profissionais capacitados e competentes.
Investir em divulgação
Desenvolva um plano de marketing, com divulgação das promoções e ofertas usando os canais digitais e os espaços físicos da loja. É crucial que o público saiba que seu mercadinho será participante da Black Friday.
Tenha cuidado com a mensagem transmitida, usando uma comunicação clara, sem falsas promessas. Somente divulgue o que seu negócio tiver condições de cumprir, seja com a disponibilidade de estoque ou de produção instantânea.
Definir os produtos da campanha
Faça uma análise dos produtos com maior potencial de vendas, pois nem todos são recomendáveis para uma data como a Black Friday. Dê preferência aos produtos parados no estoque, com preços em promoção, como uma tentativa de recuperação do investimento.
Considere também a utilidade e necessidade dos produtos vendidos em seu mercadinho. Recorra a gatilhos mentais estratégicos, como escassez, exclusividade e urgência na divulgação das ofertas e produtos.
Quais ações implementar durante a Black Friday?
O fim do ano é marcado pelo tradicionalismo das festividades que fomentam o setor de alimentos em diversos segmentos. Para as padarias e mercadinhos, as demandas por salgados, doces e bebidas crescem consideravelmente.
Muitas empresas realizam suas confraternizações em novembro e início de dezembro, uma vez que o fechamento do calendário torna a rotina mais apertada, sendo difícil reunir os colaboradores em uma pausa para celebração.
As programações de viagens e férias antecipam o encontro entre amigos e famílias nos famosos happy hours. Pensando nisso, aqui vão algumas sugestões de ações para colocar em prática durante a Black Friday!
Ter um programa de fidelidade
Os programas de fidelidade se tornaram populares e podem ser implementados em mercadinhos. Crie um sistema de pontuação, deixando evidentes as possibilidades de ganhos, como promoções e descontos nas compras futuras.
Considere oferecer um bônus na adesão ao programa e até mesmo realizar sorteios durante a Black Friday para clientes que atenderem às políticas criadas. Essa é uma forma positiva de recompensa e agradecimento aos clientes fidelizados.
Criar pacotes de produtos
Crie ofertas com combos de produtos semelhantes e associados para agregar valor à compra. Mostre as vantagens de comprar o pacote, evidenciando que o preço separado pode sair mais caro.
Por exemplo, para as confraternizações, ofereça kits com bolo, salgados, doces e bebidas para diferentes quantidades de pessoas. Os panetones são campeões de vendas e podem compor uma cesta de produtos natalinos.
Contar com uma decoração especial
Entrar em uma loja bonita e cuidadosamente decorada, com o tema da Black Friday já caminhando para o Natal e Ano Novo, faz toda a diferença. Nessa época, a maioria dos empresários investe na decoração das fachadas, corredores e gôndolas.
Caso o orçamento esteja apertado, use a criatividade para criar um cenário autêntico e um ambiente agradável. Existem muitos itens simples e baratos, além de ideias de recicláveis que podem causar uma ótima impressão e estimular as compras.
A preparação da loja física para receber os consumidores e clientes é fundamental para o sucesso das vendas na Black Friday no segmento de mercadinhos. Porém, são as estratégias ao longo do ano, intensificadas nesse período, que vão atrair e fidelizar seu público de forma natural e orgânica.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para conferir o nosso Guia Completo de Planejamento para a Black Friday!