Caso a sua empresa ainda não tenha uma presença digital marcante, é melhor repensar as suas práticas. A pandemia do coronavírus acelerou muitas tendências de mercado — e uma delas é, justamente, a importância do ambiente on-line.
Uma estratégia digital pode envolver tecnologias de ponta, mas também iniciativas acessíveis para qualquer empreendedor, como uma atuação mais frequente nas redes sociais. Neste post, explicaremos melhor o conceito e as etapas necessárias para implementá-lo. Boa leitura!
O que é uma estratégia digital?
É o conjunto de ações que envolvem o reforço da presença digital da empresa. Uma estratégia digital completa agrupa não só o uso de tecnologias, mas também um conjunto de ações por meio de canais e formatos de comunicação inbound (atração) e outbound (impacto).
O objetivo é atrair pessoas para a marca e contatá-las para que elas se tornem clientes efetivos. Ela é planejada para englobar todos os aspectos de uma abordagem digital, o que inclui:
- utilização de mídias sociais;
- reforço da presença em ambientes on-line;
- o estudo do público-alvo;
- ações de marketing de conteúdo;
- entre outros.
Quais são os elementos de uma estratégia digital?
Para ajudar gestores que querem iniciar ou reforçar a sua estratégia, é importante citar elementos que estruturem os trabalhos. Veja quais são eles.
Branding
Trata-se de uma maneira de gerir as estratégias de marca de uma empresa. Inclui o planejamento e gerenciamento da imagem do negócio para melhorar a percepção que o consumidor tem da empresa.
Persona
A persona é uma representação semifictícia do cliente ideal de uma companhia. Por meio dessa definição, as atividades de uma estratégia digital serão desenvolvidas e direcionadas para o tipo de cliente que precisa ser impactado pela abordagem e pelos produtos da empresa.
Jornada do consumidor
A jornada do cliente envolve desde o primeiro contato de um comprador em potencial até a sua conversão. Cabe à empresa equilibrar os estágios da interação, isso é: oferecer um bom atendimento e uma ótima experiência de compra em todas as etapas.
Plataformas
Toda estratégia digital deve ter plataformas que aumentam a interação on-line da empresa com seus clientes. Exemplos de plataformas:
- site próprio;
- página no marketplace (caso a empresa esteja inserida nesse modelo);
- blog;
- aplicativos;
- redes sociais.
Indicadores e tecnologias
Uma estratégia digital deve contar com ferramentas modernas e que ajudem a mensurar resultados e criar oportunidades. Assim, é necessário contar com métricas como os KPIs e tecnologias de análise de dados e marketing.
Como realizar a estratégia digital na empresa?
Agora que mostramos os principais elementos, apresentamos as principais etapas para fortalecer a estratégia digital do seu negócio.
1. Compreenda o contexto do seu negócio
É preciso estabelecer e analisar a presença digital atual do negócio. A empresa já vende bem nos canais digitais? Há um bom uso de redes sociais? Os clientes aparecem mais pelo digital ou pelo offline? Há margem de melhoria em relação às ações de marketing virtual?
Ao analisar os objetivos e as capacidades atuais do seu negócio, será possível elaborar estratégias de acordo com os desejos e necessidades.
2. Defina os objetivos da estratégia
Nessa etapa, podemos mencionar algumas perguntas que ajudarão a empresa a descobrir e implementar os objetivos da sua estratégia:
- A empresa quer apenas melhorar a divulgação do site?
- A empresa quer diversificar o conteúdo das redes sociais?
- É preciso melhorar a quantidade dos conteúdos para vender mais?
- O objetivo é reforçar a presença digital?
- A empresa utiliza tecnologias de análise de dados?
A resposta pode estar em uma ou duas dessas questões, ou até em todas elas. De qualquer forma, é uma maneira abrangente de verificar as lacunas e entender em quais aspectos a empresa precisa apostar para reforçar a sua presença digital.
3. Estude seu público-alvo
Uma estratégia digital não está completa sem o conhecimento do público-alvo. Não à toa, a persona é um dos elementos mais importantes desse trabalho, como mencionamos anteriormente.
A descrição ajuda a empresa a visualizar o cliente de forma mais realista e a planejar a interação com o consumidor. Caso a persona não tenha sido desenvolvida, a empresa já consegue dados valiosos ao analisar o perfil das pessoas que interagem com a companhia nas redes sociais.
Além disso, estudar o histórico digital de vendas e procurar por vendedores recorrentes também ajuda a estabelecer padrões. Para isso, tecnologias como o Big Data e Business Intelligence são muito importantes.
4. Mostre o valor dos seus produtos
Por que as pessoas precisam dos seus produtos e serviços? Pensar nessa pergunta e nas respostas é uma ótima maneira de estruturar a sua estratégia digital.
Uma maneira de provar o valor daquilo que você vende é utilizar o storytelling. Trata-se de uma forma de contar histórias relacionadas à empresa. Nem é preciso inventar nada: a empresa pode pedir autorização para os seus consumidores atuais para reproduzir a jornada de compra deles.
Isso gera identificação em potenciais clientes, que poderão conhecer a história de pessoas que tiveram problemas similares resolvidos. O storytelling é uma maneira de provar a utilidade prática de produtos — em vez de simplesmente listar características dele.
O storytelling pode complementar os conteúdos mais técnicos da sua estratégia de marketing, sobre os quais falaremos adiante.
5. Analise os dados
Você pode até nunca ter pensado nisso, mas o histórico digital e a própria internet contêm informações valiosíssimas e que podem ser transformadas em conhecimento relevante para o negócio. Contudo, é preciso adotar as ferramentas adequadas para isso.
As ferramentas de análise de dados fornecem um conhecimento detalhado sobre o cliente e o seu comportamento, o que facilita a construção de estratégias de venda e de fidelização.
Afinal, não há estratégia digital sem o “digital”, que é representado pelas tecnologias e também pelas ações que a empresa empreende no universo on-line.
6. Marque presença nas redes sociais
Essa dica pode parecer óbvia, mas a verdade é que muitas empresas ainda não estão na internet. Em 2020, um estudo mostrou que 78% dos negócios estão presentes nas redes sociais, sendo que apenas 57% utilizam o ambiente on-line para vender produtos e serviços.
Esses números mostram que muita gente ainda não utiliza todo o potencial da internet. As redes sociais são cruciais para a estratégia digital, uma vez que elas servem para diversas funções, como:
- contato direto com o consumidor;
- postagem de enquetes;
- apresentação de novos serviços;
- divulgação das condições de compra e frete;
- monitoramento do comportamento do consumidor.
Para não ficar para trás, é importante selecionar uma equipe para desempenhar esse trabalho. Eles poderão realizar o atendimento, acompanhar as métricas de desempenho dos sites e sanar as dúvidas dos clientes.
7. Produza conteúdos
O marketing de conteúdo surgiu quando as empresas descobriram que produzir textos e vídeos relevantes era importante para melhorar o seu ranqueamento no Google, fortalecer o relacionamento com os clientes e também se firmarem como referência em seus ramos de atuação.
Contudo, é precisar produzir conteúdos que realmente vendem, isto é: que foquem na necessidade do cliente e ofereçam informação de qualidade.
A partir do momento em que o seu blog se torna uma fonte recorrente para tirar dúvidas das pessoas, a empresa passa a ser vista como uma organização que domina os assuntos relacionados ao seu setor.
Como pudemos ver no artigo, implementar uma estratégia digital bem-sucedida passa por diversos aspectos. Redes sociais não podem ser negligenciadas, uma vez que representam um meio de contato direto com o consumidor. Investir em tecnologias e em conteúdos que vendem também são ótimas iniciativas.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre como incrementar a sua estratégia digital? Então, não deixe de entrar em contato conosco!