A organização de estoque dos mercadinhos funciona como uma estratégia voltada que vai desde a disposição dos produtos, controle de estoque ao estímulo das vendas. Uma de suas finalidades é justamente garantir que a mercadoria esteja sempre organizada, tanto nas prateleiras quanto no armazém. Isso facilita a rotina e melhora a produtividade do estabelecimento.
Essa organização também é importante para controlar aquilo que está estocado. Ela evita que produtos essenciais faltem nas prateleiras e previne as perdas e os prejuízos causado por itens que ficam parados. Sem falar que com uma boa organização conseguimos atrair a atenção do consumidor. Isso movimenta o estoque e gera faturamento.
Sendo assim, é um fator fundamental, e foi por isso que preparamos este artigo com dicas para você organizar o estoque do seu mercadinho de uma forma mais estratégica. Confira!
1. Considere o tamanho do mercadinho
A estratégia de organização de estoque depende muito do tamanho do mercadinho. Ao se tratar de um estabelecimento menor, muitas vezes, todos os produtos do estoque já estão distribuídos nas prateleiras. Então, é visualmente mais simples monitorar a necessidade de reposição.
Contudo, quando se trata de um estabelecimento maior, como o movimento tende a ser mais intenso, também existe a necessidade de ter um estoque além das prateleiras. Nesse caso, é importante trabalhar com um inventário e:
- ter bastante atenção com o espaço do armazém, posicionando os produtos de acordo com o seu tipo;
- manter os mais pesados embaixo para evitar acidentes;
- ter o cuidado de separar por sessões para não haver nenhum tipo de contaminação;
- controlar rigorosamente os prazos de validade para não acabar perdendo mercadorias.
2. Divida por setores
A separação por setores é essencial para a organização de estoques e do layout. Isso é muito importante para os clientes conseguirem encontrar com facilidade tudo aquilo que eles estão procurando. Ao mesmo tempo, facilita a gestão de estoque que explicamos, de você estar ciente dos itens que precisam ser repostos nas prateleiras.
No caso do armazém que geralmente existe nos mercadinhos maiores, a separação por setor é essencial em função de todos os critérios que citamos na dica anterior. Isso também facilita o monitoramento daquilo que precisa ser reposto.
Além disso, permite fazer o giro de estoque com mais eficiência, lançar promoções e descontos para os produtos que podem estar se aproximando da validade e para aqueles que estão parados.
A separação por setor também garante um armazenamento correto dos produtos, para que eles sejam mantidos sob as condições ideais para sua preservação.
3. Atente-se ao posicionamento
Quando organizamos o layout do mercadinho, precisamos ter bastante atenção com o posicionamento das mercadorias. A organização de estoque no salão precisa ser pensada de forma estratégica para facilitar as compras e incentivar o consumo.
Um estabelecimento desorganizado desestimula o cliente a continuar interagindo com o espaço. Isso porque é difícil encontrar o que ele está procurando e não existe uma lógica no posicionamento dos itens. Sem falar que o modo como essa distribuição é feita pode atrair mais ou menos o cliente.
Até mesmo a maneira como o produto é colocado na prateleira pode promover esse efeito. O ideal é garantir um visual agradável e bonito, que valorize a mercadoria e que também possibilite aproveitar bem o espaço, para que você consiga trabalhar com uma diversidade maior de itens.
4. Saiba quais são os pontos de maior circulação
As estratégias de marketing são sempre direcionadas para os canais onde o público está. Você pode seguir essa mesma regra na hora de fazer a organização de estoque do mercadinho. Mas, neste caso, pensando nos pontos de maior circulação em seu estabelecimento.
Quais são os locais em que existe mais movimentação de clientes? Onde essas pessoas costumam se concentrar? É interessante entender isso porque dessa forma você pode direcionar as suas ofertas e promoções por onde essas pessoas estão passando.
Caso você queira lançar um produto, por exemplo, poderá colocá-lo em uma gôndola nessa área de maior circulação. Também pode ser um cartaz com a oferta, uma tela apresentando as promoções do dia ou qualquer outra forma de comunicação interna.
Conhecer esses pontos permite posicionar os produtos que você quer movimentar no seu estoque, aqueles que estão com preço mais baixo, combos especiais, entre outras estratégias de vendas. Isso aumenta as chances de circular essas mercadorias que estavam estagnadas, já que elas ficaram em destaque para as pessoas.
5. Coloque gôndolas
As gôndolas são grandes aliadas da organização de estoque e da definição de layouts. Elas permitem distribuir a mercadoria de maneira ordenada, e até mesmo estabelecer alguns padrões na hora de posicionar os produtos, inclusive, considerando as preferências do seu público consumidor.
Mas tenha bastante cuidado quando você for acrescentar gôndolas no seu estabelecimento. Muitas vezes, com o objetivo de diversificar as opções, os empreendedores acabam exagerando na quantidade, quando, na verdade, deveriam pensar de uma forma estratégica para se organizar melhor.
O excesso de gôndolas diminui o espaço do corredor, e isso prejudica a experiência do cliente. Sem falar que pode comprometer a segurança por deixar pouco espaço de fuga para uma possível saída de emergência.
Ao investir nas gôndolas, deixe espaço nos corredores de modo que seja possível dois clientes estarem ali ao mesmo tempo. Ou seja, precisa haver uma mão dupla. Assim você garante um layout que oferece uma experiência positiva.
6. Observe o giro dos produtos
Uma boa organização de estoque também depende do controle e da análise da mercadoria que está estocada. Logo, você precisa monitorar o giro dos seus produtos de maneira periódica para saber quais têm mais saída e aqueles que costumam ficar parados.
Isso é muito importante para que você esteja ciente dos produtos que têm uma demanda maior, além de evitar que eles faltem nas prateleiras e perca vendas. Ao mesmo tempo, saberá quais não agradaram os clientes. Assim poderá investir menos ou até mesmo deixar de trazer, uma vez que eles podem acabar sendo perdidos por se manterem estagnados.
É uma forma de direcionar os seus investimentos de maneira inteligente, e até mesmo trazer novidades com base nas preferências que você já identificou. Isso também contribui para aumentar o volume de vendas por trazer opções vantajosas para o seu consumidor, e que estão alinhadas aos hábitos e comportamento deles.
7. Distribua os produtos estrategicamente
Quando você for estabelecer um padrão de organização de estoque nas prateleiras, faça isso de forma estratégica. É muito importante que os produtos estejam distribuídos de maneira inteligente para serem atrativos para o consumidor.
Ao monitorar as preferências e os hábitos de consumo dos seus clientes, você já começa a perceber como as compras são realizadas. Quais itens eles costumam adquirir de maneira conjunta. Às vezes, podem ser produtos que não se relacionam, mas que a pessoa aproveita para comprar porque já está ali.
Ao perceber essa recorrência, você pode posicionar os itens que são comprados em conjunto sempre mais próximos uns dos outros. Isso tende a potencializar de forma significativa as vendas porque a pessoa aproveita que está fácil e prático e acaba comprando naquela ocasião.
Posicionar estrategicamente os produtos que se complementam também é interessante, por exemplo, todos os itens necessários para fazer uma feijoada. Assim, a pessoa não tem o trabalho de andar pelo mercadinho inteiro para pegar cada uma dessas mercadorias. Como ela já está ali, acaba comprando tudo aquilo que precisa, sem esquecer nada.
Não esqueça que a organização de estoque vai muito além da experiência do cliente e do aumento do volume de vendas. É também essencial para um bom controle financeiro, já que permite direcionar investimentos de forma inteligente para que você mantenha o mercadinho sempre abastecido, e evite perdas por produtos parados.
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