A autoridade é um elemento importante para vender online. Quando seu site não é conhecido pelo público, há menos confiança e, consequentemente, menos vendas realizadas. Por isso, entender como entrar em um marketplace pode ser uma excelente alternativa para conseguir os primeiros clientes no ambiente digital.
Anunciar seus produtos em grandes nomes, como na Amazon e no Magazine Luiza, amplia a visibilidade dos seus produtos e facilita a entrada no mercado. Para aproveitar ao máximo o espaço desses grandes shoppings virtuais, vale a pena entender qual o passo a passo para entrar no marketplace.
Se você quer usar esse canal para ampliar seus resultados, continue a leitura e confira nossas recomendações!
O que é o marketplace e como funciona?
O marketplace nada mais é do que uma plataforma de comércio digital que reúne compradores e vendedores de diversos produtos. Ele funciona como um ambiente intermediário que permite aos vendedores listarem os itens disponíveis para a venda e fornecer aos compradores um espaço completo para navegar, pesquisar e comprar produtos diretamente na plataforma.
Esse ambiente virtual oferece diversas ferramentas para que vendedores valorizem seus produtos, incluindo fotos, vídeos, descrições e avaliações dos itens, além de permitir que os possíveis compradores enviem dúvidas e avaliações quando a compra é concretizada. Entre os principais exemplos de marketplaces, vale destacar Amazon, Magazine Luiza, eBay e Airbnb.
Como entrar no marketplace?
Entrar em um marketplace envolve vários passos importantes, a fim de garantir que você esteja pronto para listar seus produtos e alcançar um público mais amplo. Veja, a seguir, quais são as etapas necessárias para alcançar o sucesso nesse ambiente.
Defina os produtos a serem vendidos
O primeiro passo é entender quais produtos serão comercializados por meio desse sistema. Para tanto, vale a pena selecionar aqueles que são campeões de venda diante da sua audiência.
Outro cuidado importante na hora de selecionar os produtos é quanto os aspectos de logística. Itens muito pesados tendem a ter um frete mais caro para algumas regiões do Brasil, afetando a competitividade dos seus preços. Portanto, vale a pena selecionar itens que são logisticamente viáveis.
Escolha o marketplace ideal
Existem diversos marketplaces disponíveis, cada um com seu público-alvo e requisitos específicos. Vale a pena entender qual deles faz mais sentido para os produtos que você vende, a fim de anunciar em um lugar em que sua audiência está presente.
Ao escolher um marketplace, considere fatores como taxa de comissão, políticas de envio, tamanho da audiência e nicho de mercado. Todas essas informações estão disponíveis no site da empresa, além de apresentar demais regras e condições para a participação.
Organize os processos
Sempre que a empresa utiliza um novo canal para vendas, é importante rever e organizar os processos, pois tudo pode sair de controle bem rápido. Especialmente para quem vende no ambiente físico e no digital, é necessário organizar processos internos para evitar erros, extravio de documentos, problemas nos pedidos e demais questões.
Também vale dar uma olhada nos estoques, nas práticas de atendimento ao cliente e na logística para realizar as entregas eficientemente. Como a proposta do marketplace é aumentar suas vendas, você precisa contar com uma infraestrutura preparada para não deixar o cliente na mão.
Faça a integração
Cada marketplace conta com um sistema único para o gerenciamento de vendas. Por isso, é indispensável integrar seu sistema atual — especialmente a parte ligada a estoques e pedidos — com a plataforma do marketplace.
Isso evita diversos problemas, facilita o acompanhamento das vendas e simplifica a gestão de estoque em tempo real. Imagine realizar uma venda, mas perceber que não há mais estoque disponível. Isso poderia causar atrasos, cancelamentos e problemas no seu fluxo logístico.
Produza o anúncio
O anúncio é uma parte muito importante do sucesso das vendas pelo marketplace. Isso porque ele oferece o principal contato do cliente com sua marca. Por meio dele, é possível mostrar sua responsabilidade, comprometimento e qualidade de atendimento.
Anúncios com imagens de baixa qualidade, descrições vagas e pouca atenção às dúvidas do público tendem a ser ignorados pelos usuários do marketplace. Por isso, capriche na hora de criar boas imagens, vídeos, descrições detalhadas, informações sobre as formas de pagamento, estoque e política de envio.
Divulgue para o público
Apesar de a divulgação ser feita depois da postagem dos anúncios, ela deve ser pensada muito antes de sua marca entrar no marketplace. Isso porque a construção de relacionamento com o público por meio das redes sociais é uma das melhores formas de ampliar suas vendas.
Também é possível usar elementos da publicidade paga, como os anúncios no Google Ads e no Facebook Ads. Além disso, há a possibilidade de explorar as ferramentas de publicidade oferecidas pelo próprio marketplace, pois elas permitem que seus anúncios apareçam de maneira privilegiada para a audiência, aumentando as chances de vendas.
Quais cuidados adotar ao vender por marketplaces?
Para ter sucesso em sua jornada nesse novo ambiente, alguns cuidados são importantes. Pensando nisso, separamos algumas dicas indispensáveis para alcançar seus objetivos de venda online:
- leia as políticas do marketplace: como você está no ambiente digital de um terceiro, é necessário conhecer as políticas do marketplace para evitar a quebra de regras. Isso inclui política de preços, envio, devoluções e outras diretrizes;
- tenha um atendimento humanizado: responder com agilidade às perguntas dos clientes demonstra empatia e atenção às necessidades do público. Isso reforça o sentimento de confiança e satisfação;
- cumpra os prazos estabelecidos: o atraso nas entregas é uma das reclamações mais recorrentes, portanto, verifique sua disponibilidade logística para apresentar prazos razoáveis para os clientes;
- embale os produtos adequadamente: para garantir que os itens cheguem intactos, vale a pena adotar alguns cuidados quanto à embalagem, prevenindo dados durante o transporte. Isso evita devoluções e demais problemas de satisfação dos clientes.
Ao colocar essas ideias em prática, você conta com tudo que precisa para ter sucesso em suas vendas no digital. Além disso, saber como entrar no marketplace pode ampliar sua base de clientes e construir uma verdadeira comunidade ao redor da marca. Então, aproveite para investir em estratégias para conquistar e engajar seus clientes, independentemente do canal de vendas utilizado.
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