Como realizar o Esquenta Black Friday? Veja 6 dicas

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A Black Friday já virou uma tradição nacional: no segundo semestre, sempre recebemos anúncios alusivos à data comercial. No entanto, empreendedores não precisam esperar até a última hora para começar a lucrar com o evento.

É possível, por exemplo, colocar em prática um Esquenta Black Friday. Essa oportunidade é muito importante, não somente para vender e lucrar, mas também para passar aos clientes um gostinho do que os aguarda no evento principal.

Neste post, falaremos mais sobre ele e mostraremos algumas dicas para aproveitar as duas ocasiões. Venha conosco!

Quando ocorre a Black Friday?

A Black Friday é aquela superpromoção anual que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. O interessante é que os descontos e condições especiais são concedidos em produtos tanto de lojas físicas como online.

Portanto, em 2022, ela ocorre no dia 25 de novembro — e, como sempre, vai atrair clientes interessados em todo tipo de produto. No entanto, para preparar os consumidores para o evento, muitas lojas estão apostando em outra iniciativa: o Esquenta Black Friday.

Assim, as marcas exploram datas próximas ao grande dia. É uma maneira, inclusive, de antecipar aos clientes uma demonstração de como a loja se comportará na última sexta-feira de novembro. Caso o Esquenta seja um sucesso, os empreendedores terão mais confiança para encarar a data comemorativa.

Quais são as ações para realizar o Esquenta Black Friday?

Agora que falamos um pouco sobre as datas, nada melhor do que conhecer algumas dicas para vender bem nelas.

1. Prepare o estoque

Caprichar na divulgação, anunciar produtos atrativos, condições especiais… e não cuidar do estoque. Esse é um dos principais erros que as empresas podem cometer não só no Esquenta e na Black Friday propriamente dita, mas em qualquer data comemorativa.

Lembre-se de que, na era da internet, bastam pouquíssimos cliques para que o cliente encontre um concorrente — e é possível até que ele fique por lá mesmo, abandonando sua empresa de vez. Por isso, garanta que o seu estoque esteja abastecido e faça jus às suas promessas.

Você deve ter uma boa quantidade dos produtos que vendem mais e que tornam a sua empresa uma referência, mas também pode utilizar a data para divulgar mercadorias que não saiam tanto. Afinal, talvez a qualidade não seja a culpada, mas sim a falta de publicidade para esses produtos.

2. Pense na divulgação e nas ações de marketing

Suas ações de marketing devem ser orientadas a divulgar os produtos de uma maneira que os clientes realmente os vejam. Por isso, usar ferramentas como o Analytics, que mostram os horários que mais concentram pessoas em um determinado site, é fundamental.

Mesmo assim, é bem capaz que algumas divulgações passem batido pelas pessoas. Para contornar isso, capriche nas newsletters, principalmente para clientes fidelizados e que já promovam naturalmente a marca.

Interaja com as pessoas nas redes sociais. Uma simples pergunta como “O que mais vocês querem da nossa Esquenta Black Friday?” é o suficiente para gerar engajamento e descobrir os produtos que você deve priorizar no estoque. Fique de olho nos likes e nas sugestões que mais se repetem.

Do mesmo modo, seguindo a dica do tópico anterior, você pode aproveitar para divulgar produtos que ainda não emplacaram no gosto dos clientes. Dependendo da aceitação nas postagens, você saberá se aquela mercadoria ainda tem salvação.

3. Defina os preços

Registre os preços dos produtos em condições “normais” — isto é, fora das datas comemorativas — para poder fazer uma nova precificação justa. Equilibre mercadorias mais caras com aquelas de preço mais acessível para aumentar as suas chances de sucesso.

Tanto a Black Friday como o seu Esquenta rendem reclamações e discussões nas redes sociais, com acusações de que as empresas não fazem promoções justas. Por isso, nada de retirar alguns centavos do preço praticado durante a maior parte do tempo e chamar aquilo de “oferta imperdível”.

Afinal, o seu objetivo não é só vender um monte de produtos e depois começar do zero. O Esquenta também é uma oportunidade de fidelizar clientes para o ano todo. Por isso, não deixe de negociar com os seus fornecedores para poder oferecer preços realmente atrativos.

4. Diversifique as suas promoções

No Esquenta, você pode apostar em diferentes modalidades, como a venda conjunta. Assim, promoções como “Compre 2 e leve 3” são interessantes porque mostram claramente que há uma vantagem para o cliente naquela oferta.

Outra boa ideia é apostar em “ofertas do dia”, caso a sua intenção seja manter o Esquenta durante uma semana ou mais. Em cada uma das datas, você pode priorizar um produto, o que é até interessante para garantir um controle do estoque de acordo com cada oportunidade.

5. Prepare o seu site

Caso você venda pela internet, não preparar o site para o Esquenta e para a Black Friday é outro erro que pode inviabilizar toda a sua estratégia. A página deve aguentar o volume maior de acessos: uma certa lentidão pode até ser aceitável, mas é preciso que as pessoas tenham condições de efetivamente concretizar a compra.

Por isso, converse com os profissionais responsáveis pela hospedagem do seu site. Caso você use uma opção gratuita, uma boa ideia é criar um hotsite só para essa data. Trata-se de uma página exclusiva para um determinado fim, como é o caso de vendas em uma data comemorativa.

6. Preste atenção à política de trocas

As regras ditadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) também devem ser cumpridas nas datas comemorativas. Além disso, como mencionamos, o Esquenta deve servir para fidelizar e nada melhor do que respeitar os direitos dos consumidores que acabaram de chegar.

A legislação do tema afirma que quaisquer empresas precisam trocar um produto que apresente defeito, em um prazo de até 30 dias para mercadorias duráveis e de 90 para não-duráveis. Pela correria causada por essa data, é possível que os produtos sofram algum dano durante a gestão de estoque, por exemplo.

A lei também deve ser cumprida quando o cliente se arrependa da compra, em negociações feitas no ambiente digital. Nesse cenário, o prazo para solucionar o problema é de 7 dias.

Quais são as vantagens de colocar essas dicas em ação?

O Black Friday mobiliza muitas pessoas. Por isso, a competição é ainda mais acirrada nessa data: afinal, todo mundo estará de olho nesse enorme contingente de consumidores. Estruturar as suas ações de acordo com técnicas bem-sucedidas de mercado é a melhor forma de sair na frente.

Com um Esquenta Black Friday, a sua empresa se destaca em meio àquelas que simplesmente enchem as prateleiras de produtos e esperam os clientes, sem um planejamento adequado para isso. Como vimos no artigo, algumas dicas devem ser postas em prática para que você não decepcione seus clientes nessa oportunidade!

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