Veja o que é e como funciona o modelo freemium de negócios

3 minutos para ler

Inovações no mundo dos negócios são, ao mesmo tempo, uma necessidade e um recurso valioso. É nesse cenário que o modelo freemium se destaca como um diferencial que oferece ainda mais valor ao consumidor.

Por isso, decidimos dedicar esse espaço a discutir as particularidades desse modelo e a demonstrar as suas vantagens. Continue lendo para saber mais!

O que é freemium?

Embora esse modelo seja praticado desde a década de 80, a expressão freemium começou a ser utilizada somente no ano de 2006. Esse termo é a junção das palavras free e premium. Na prática, refere-se a um tipo de produto ou serviço que é oferecido gratuitamente, mas com adicionais pagos que podem ser incluídos quando o cliente desejar.

Esse modelo já era utilizado por empresas de software, por exemplo, que ofereciam acesso a suas ferramentas por um período de teste limitado. Posteriormente, os interessados em acessar a versão mais avançada deveriam contratar o serviço.

Quais são as vantagens do modelo freemium?

Com o crescimento da sua popularidade, esse modelo tem sido explorado por empresas que desejam consolidar a sua marca. A sua principal vantagem é a atração de potenciais novos clientes durante o período de teste, que podem ser convertidos posteriormente.

Facilita a experimentação

Um dos maiores desafios ao lançar um novo produto ou serviço é conquistar a atenção do público-alvo. Esse modelo permite alcançar uma audiência maior, que é atraída pela possibilidade de experimentação. Como consequência, aumenta também a conversão quando os usuários migram para a versão paga.

Promove a retenção de usuários

Com uma versão gratuita de qualidade e uma boa política de suporte, é possível conquistar mais clientes, que, por sua vez, tornam-se usuários fiéis. Além de pensar na conquista de novos consumidores, é fundamental focar no engajamento, que ajuda no crescimento tanto em curto como em longo prazo.

Aumenta o valor da marca

Nem só de clientes pagantes vivem as empresas. A sua imagem pública é um dos maiores diferenciais, pois faz parte de uma estratégia de marketing que busca estabelecer e solidificar uma relação positiva com o mercado.

Quais empresas usam esse modelo?

Várias empresas utilizam o freemium. Pode ser que você até mesmo seja cliente de alguma delas e não tenha notado essa característica. Veja alguns destaques:

  • Spotify: como a versão gratuita contém anúncios, os usuários podem optar pela assinatura mensal para ter acesso aos conteúdos sem interrupções;
  • LinkedIn: o site de anúncios de vagas de emprego é um dos mais relevantes no mercado de trabalho. Quem tem interesse pode acessar mais funcionalidades, cursos e destaque no currículo com a versão paga;
  • Mailchimp: uma das ferramentas mais usados nas estratégias de marketing digital. Tem o plano básico gratuito e a versão premium, que oferece automação de processos e análises da audiência.

Com isso, observamos que empresas mundialmente conhecidas entendem a relevância do modelo freemium e buscam formas de adaptar esse conceito à sua realidade. Esse é um indício de que vale a pena usar esse recurso no relacionamento com os clientes.

Você também pode interagir com o Sebrae online. Basta seguir as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin e TikTok.

Posts relacionados

Deixe um comentário