4 tipos de análise de dados e como usar na prática

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Você sabia que existem diferentes tipos de análise de dados? Essa informação é muito importante porque essa estratégia ajuda na tomada de decisões, norteando investimentos e ações para que a empresa tenha melhores resultados.

Com os dados, temos mais eficiência para atender às necessidades dos clientes, otimizar processos, aprimorar ações de marketing, vendas e otimizar todos os setores da empresa. Por isso, é fundamental que sua empresa também faça parte dessa transformação. Continue a leitura e veja como explorar os dados para ter mais sucesso.

Por que a análise de dados é tão importante para as empresas?

Qualquer um dos tipos de análise de dados orienta os profissionais na tomada de decisões. Em um exemplo bem simples, é possível saber qual rede social atrai mais clientes analisando dados sobre origem de tráfego. Também é possível conhecer:

  • público-alvo;
  • concorrentes;
  • mercado;
  • tendências de consumo;
  • comportamentos do consumidor, etc.

Assim, as empresas melhoram os próprios serviços e as soluções que oferecem. Afinal, com a análise de dados você consegue ter mais precisão ao implementar qualquer ação, investir em tecnologias, novos produtos, técnicas, metodologias e outros.

Também evita a necessidade de fazer testes e reduz as chances de erros ou prejuízos. Afinal, as equipes têm maior certeza daquilo que estão fazendo e suas decisões são muito bem embasadas.

Quais os principais tipos de análise de dados para empresas?

A análise de dados pode beneficiar todos os setores do negócio porque eles especificam informações sobre os próprios processos e resultados. É comum usar essa estratégia em marketing, vendas, atendimento e desenvolvimento de produtos.

Conheça quatro tipos de análise de dados que devem ser colocados em prática.

1. Descritiva

O mais básico dos tipos de análise de dados. Permite ter uma visão geral deles para entender um determinado cenário ou situação. Utilizamos gráficos e estatísticas para compreender a distribuição dos dados e identificar padrões.

É a análise feita no primeiro momento, antes de partir para a técnicas avançadas.

2. Diagnóstica

Usada para entender o que está por trás dos padrões identificados e dos eventos registrados na análise descritiva. Responde por que algo aconteceu e o que influenciou. Logo, você terá as relações de causa e efeito entre variáveis.

Com isso, entende o que contribui para determinados resultados, positivos ou negativos. É uma técnica que permite compreender, por exemplo, como preço, sazonalidade e promoções influenciam as vendas.

3. Preditiva

Utiliza estatísticas e algoritmos para prever cenários, tendo como base dados de eventos passados. Você pode saber o que vai acontecer no futuro, identificando uma possível tendência.

Por exemplo: qual faturamento seu negócio poderá ter na Black Friday com base no desempenho em anos anteriores? Isso permite desenvolver estratégias mais eficazes, seja na divulgação, seja no planejamento das promoções.

4. Prescritiva

Aqui, você conta com a Inteligência Artificial (IA), simulações, modelos matemáticos e outros para identificar as melhores ações, decisões e soluções em um determinado contexto. Essa análise prescreve aquilo que poderá ser feito, considerando diversas variáveis para que essas ações sejam eficazes, com menos riscos e mais chances de sucesso.

A técnica pode ser aplicada, por exemplo, para otimizar rotas de entrega, melhorando o trabalho da logística e reduzindo custos com transporte.

Como saber qual tipo de análise de dados usar?

Como você viu, cada um dos tipos de análise de dados faz uma entrega diferente. Portanto, para saber qual usar, pense no tipo de resultado ou informação que espera obter.

  • Quer levantar dados gerais sobre um determinado assunto? Use a descritiva.
  • Quer entender por que as vendas caíram ou está perdendo clientes? Prefira a diagnóstica.
  • A intenção é verificar tendências e fazer previsões? Recorra à preditiva.
  • Precisa saber como tomar as melhores decisões e quais ações adotar? Faça a prescritiva.

Além de conhecer os tipos de análise de dados, você precisa saber utilizá-los em diferentes contextos. Lembrando sempre que um tende a complementar o outro. Por isso, é bem provável que você utilize mais de uma estratégia de forma associada, e isso levará a resultados ainda melhores!

Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto? Confira com mais detalhes a importância da análise de dados e as vantagens de investir nela.

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