Sociedade e consumo em tempos de pandemia: veja as principais tendências

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A pandemia do coronavírus tem modificado diversos aspectos da nossa sociedade, e isso inclui mudanças no consumo — tanto para os clientes quanto para os negócios. As empresas têm se desdobrado para continuar operando em um cenário no qual muitas pessoas perderam seus empregos.

Neste post, falaremos das tendências de consumo para o futuro, diretamente influenciadas pela Covid-19. Para isso, nos apoiaremos em quatro pilares principais: gestão, tecnologia, experiência dos clientes e consumo e sociedade. Desse modo, será mais fácil englobar diferentes aspectos, como as mudanças de gestão e as tecnologias que têm sido utilizadas. Boa leitura!

Gestão nas empresas

Primeiro, falaremos do que mudou na gestão interna das empresas.

Trabalho remoto

A pandemia modificou significativamente a gestão das empresas. O trabalho remoto, que já vinha sendo adotado pelas companhias que priorizam a mobilidade corporativa, se tornou o “novo normal”.

Isso só é possível pela onipresença da tecnologia em diferentes segmentos, que permite que o colaborador continue produzindo de casa com o uso de um computador.

Marcas educadoras

Outra importante mudança na gestão tem a ver com os estragos causados pela pandemia. Como as pessoas estão, cada vez mais, buscando conteúdo de qualidade para se informar e se proteger, as marcas devem se posicionar como educadoras.

Assim, elas podem oferecer conteúdo de qualidade por meio de blogs, lives e vídeos, aumentando sua autoridade sobre determinados assuntos.

Nada se cria, tudo se transforma

Também podemos destacar uma tendência de gestão no que se refere ao consumismo desenfreado. Como a pandemia causou o fechamento de fronteiras, dificultando os negócios entre as nações, parte das indústrias e do mercado passou a se deparar com escassez de matérias-primas.

Do mesmo modo, a própria força de trabalho foi abalada, com os incentivos para que as pessoas ficassem em casa. Diante disso, empresas que propõem iniciativas que abordem um consumo mais otimizado, além do fornecimento de reparo e comercialização de peças já existentes, tendem a se destacar.

Opções de venda de produtos usados também são uma boa ideia para explorar esse vácuo. O consumismo excessivo e a produção desenfreada de novas mercadorias já são problemas discutidos há alguns anos: portanto, buscar alternativas é uma oportunidade de ouro para as empresas.

Tecnologia

Agora, falaremos das tendências tecnológicas que têm moldado o mercado na pandemia.

Comércio eletrônico

É na internet que o consumo tem se desenrolado. Se a maior parte das pessoas já preferia comprar no ambiente on-line, essa tendência se torna ainda mais expressiva durante a pandemia.

Utilização de vídeos pelas empresas

Outro fator que cresceu de forma significativa foi o acesso aos vídeos durante esse período. Não estamos falando apenas daqueles que se relacionam com explicações sobre a doença, mas também aumentou a procura por materiais relacionados à arte e decoração, por exemplo.

Após a pandemia, será natural que as pessoas busquem vídeos para se informar sobre diversos assuntos — inclusive para adquirir conhecimento sobre novos produtos. Dessa forma, as empresas devem explorar essa tendência.

É importante notar que muitos planos de telefonia móvel oferecem suporte para o consumo de vídeos — que costumavam ser pesados demais para serem assistidos em qualquer lugar. Além disso, há a ascensão dos youtubers, que incentivam mais pessoas a buscarem o formato.

Uso das mídias sociais

Como as marcas utilizaram bastante as mídias sociais para divulgar seus cuidados em relação à doença, o uso desse formato digital também cresceu entre os consumidores. Um relatório de abril do HootSuite indica que tivemos um aumento de 58% no uso dessas mídias.

Experiências

A experiência do cliente também mudou significativamente. Vamos entender como!

Turismo local

Viajar de avião ou até mesmo aquelas longas horas em um trajeto de ônibus se tornou mais arriscado durante o surto do coronavírus. Assim, aqueles que não queriam deixar de praticar o turismo encontraram uma solução caseira: explorar atividades e roteiros próximos de onde moram.

Conhecido como turismo doméstico, essa prática engloba a viagem a cidades do interior em vez de destinos mais longínquos.

É importante lembrar que muitos países estão bloqueando a entrada para brasileiros, então as empresas estão focando suas estratégias nos passeios mais próximos à residência dos clientes.

Diminuição das aglomerações

Os negócios estão tendo que lidar com o desafio de coibir aglomerações. Assim, bares, restaurantes e casas noturnas precisam repensar seus espaços, bem como todos os negócios que dependem de ambientes físicos. Os eventos on-line, promovidos por esses empreendimentos, têm se destacado.

Se o ato de “desaglomerar” tirou um pouco daquele calor humano das interações, nada como investir em um relacionamento mais humanizado com o cliente, mesmo pela internet.

Isso pode ser feito por meio de uma comunicação textual mais descontraída ou até mesmo com o uso de influencers que saibam se comunicar com o público.

Consumo e sociedade

É natural que uma pandemia que afeta milhares de pessoas influencie o consumo e acelere a busca por uma conduta mais saudável. Vamos conhecer as tendências relacionadas ao bem-estar.

Cuidados redobrados com a saúde e o bem-estar

Por fim, a pandemia trouxe uma preocupação com a saúde e o bem-estar. Na Alemanha, um dos países que mais se destacaram no combate à doença, as pessoas passaram a trocar o dinheiro em papel pelos cartões. Isso para evitar as bactérias e sujeira das cédulas e moedas tradicionais.

Além disso, as semanas passadas em casas fizeram com que diversos povos, inclusive os brasileiros, entrassem em contato com um estilo de vida praticado pelos cidadãos escandinavos.

Como os invernos naquela região são bastante rigorosos e as pessoas passam menos tempo na rua, eles acabaram desenvolvendo um cuidado maior com a decoração dos lares. As vantagens de cuidar bem da própria casa ainda ficarão marcadas. Esse é um nicho que pode ser mais explorado pelas empresas.

Consumo verde

Além disso, o consumo se tornou mais verde, como uma maneira de buscar o bem-estar físico. O confinamento estimulou brasileiros a cozinhar mais em casa, como uma forma de ter mais atenção ao que está sendo colocado no prato.

Como pudemos ver no artigo, a pandemia estabeleceu algumas tendências de consumo para o futuro, assim como acelerou discussões que já vinham sendo travadas, como o consumismo excessivo e a necessidade de uma alimentação balanceada.

Gestores de pequenos negócios devem ficar atentos a essas mudanças para se antecipar e desenvolver produtos e serviços adequados para manter a competitividade de suas empresas.

Gostou do artigo e quer continuar lendo sobre os efeitos da pandemia no consumo? Então, aproveite para conhecer o guia de tendências do Sebrae para 2020-21!

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