“Mercado competitivo” é uma expressão utilizada para descrever um cenário no qual muitas empresas vendem produtos similares, o que cria uma alta concorrência. Nesse contexto, inovar se torna obrigatório para manter a sobrevivência do negócio.
A expressão está presente, por exemplo, no livro “Macroeconomia”, de Robin Wells e do vencedor do Nobel de Economia, Paul Krugman. Na obra, eles mostram como esse ambiente é ótimo para os consumidores, mas extremamente desafiador para empreendedores.
Neste post, listamos as principais dicas para triunfar em um mercado cada vez mais competitivo. Boa leitura!
Foque nas necessidades dos seus clientes
Você lembra de que falamos que a principal característica de um mercado competitivo é a concorrência acirradíssima, certo? Para conseguir se destacar, é necessário adotar abordagens que foquem no preenchimento de lacunas.
Isso significa criar produtos diferentes e que supram as necessidades dos clientes. Copiar o que já está sendo feito pela concorrência é improdutivo, uma vez que a sua empresa não estará inovando, mas apenas reproduzindo processos e lançando os mesmos produtos de sempre.
Por isso, converse com os clientes. Crie enquetes em suas redes sociais, enfocando as necessidades e os problemas para os quais eles não têm encontrado solução. Ao estudar as respostas, você conseguirá perceber as sugestões frequentes e criar produtos a partir desse feedback.
Preste atenção às tendências do mercado
As tendências de mercado envolvem uma série de fatores, como a tecnologia mais recente e as características que têm moldado as empresas também. Assim, como mostra uma reportagem da revista Exame, podemos destacar fatores como:
- diversidade e inclusão no ambiente de trabalho;
- atendimento humanizado;
- preocupação com a saúde mental dos colaboradores;
- integração de lojas físicas com o ambiente digital;
- estratégia de marketing omnichannel.
Muitas dessas novas tendências mostram que a empresa que adota valores humanizados atrai e retém funcionários melhores. Com isso, ela passa a contar com um quadro de colaboradores altamente qualificado — justamente o que ela precisa para inovar e surpreender o mercado.
Essa preocupação deve ser complementada com tendências de negócio, como a adoção do omnichannel e a integração de lojas físicas com o ambiente digital (caso a empresa tenha um estabelecimento físico).
Mude a forma de oferecer os seus produtos
Essa dica tem a ver com o primeiro tópico deste artigo. É necessário mudar a forma de oferecer os produtos para atender às necessidades dos clientes de maneira integral.
Um exemplo é uma empresa que passa a oferecer o delivery como um meio de agradar consumidores que não podem ou não querem se deslocar até a loja física. Além disso, os produtos também devem ser divulgados de acordo com o perfil do público.
Caso a sua empresa tenha uma presença digital forte, que tal enviar um mostruário de produtos por e-mail, por exemplo? A ideia, aqui, é focar nos meios pelos quais os colaboradores preferem interagir com as empresas e oferecer os seus produtos de acordo com essa tendência.
Inove nos treinamentos com os funcionários
Para implementar uma cultura de inovação dentro da sua empresa, por que não começar pelo próprio ambiente interno? Promova treinamentos que tenham a ver com as principais tendências de mercado.
Isso ajuda a qualificar o quadro de funcionários e ainda motiva os colaboradores a produzirem mais, uma vez que eles entendem que a empresa proporciona oportunidades de obter conhecimento e enriquecer os seus currículos.
Conte com a tecnologia
Como a tecnologia é incontornável no mercado competitivo, é praticamente impossível inovar sem o auxílio de alguma solução digital. Entre elas, podemos citar:
- Big Data;
- Business Intelligence (BI);
- E-mail marketing;
- Softwares de gestão integrada;
- Programas para realizar campanhas de marketing.
Cada um desses softwares cobre necessidades diferentes: centralização de informações, análise do histórico digital, estratégias de marketing digital. É por conta dessa versatilidade que inovação e tecnologia andam de mãos dadas.
Agora que você sabe o que é o mercado competitivo e as práticas que devem ser adotadas para garantir uma trajetória bem-sucedida, é hora de colocar as mãos à obra. Uma empresa que deixa a inovação de lado se torna ultrapassada e perde terreno para seus concorrentes.
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