Phygital: o que é e porque realizar a integração entre on e off line

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Agora que é possível comprar basicamente qualquer coisa na internet, as lojas físicas morreram, certo? Errado. O que acontece atualmente é que esses pontos se tornaram ainda mais atrativos, por meio de uma abordagem acessível a qualquer empresa.

Estamos falando da estratégia phygital, que possibilita às empresas integrar ações tanto no universo online como em suas lojas físicas. Assim, elas promovem uma experiência mais completa para os consumidores, já que muitos deles preferem conhecer os produtos ao vivo antes de comprar.

Neste post, falaremos mais do conceito de phygital, seus benefícios e como implementá-lo em sua empresa. Boa leitura!

O que é phygital?

É um conceito que se originou com a junção de duas palavras: physical (físico) e digital. Assim, trata-se da combinação de estratégias offline (do mundo físico) e online (do mundo digital), para que uma empresa promova o engajamento e torne a experiência do cliente cada vez mais positiva.

Até por essa ênfase no virtual, o phygital também se relaciona a outra estratégia em alta: o omnichannel. Afinal, as duas estratégias buscam proporcionar uma experiência mais fluida para os consumidores por meio da integração entre os canais.

Nesse sentido, o omnichannel é imprescindível para viabilizar uma estratégia digital e integrá-la ao universo físico.

Um cliente pode acionar a empresa por um dos canais e retirar um produto na loja ou até mesmo ser convidado a visitá-la para conversar com os colaboradores, tornando o relacionamento mais próximo.

Quais são os benefícios do phygital?

O phygital reconhece uma realidade: as lojas físicas, que antes reinavam no comércio e no varejo, não foram totalmente substituídas pelo universo online. Elas continuam tendo o seu espaço e basta caminhar pela área comercial de qualquer cidade brasileira para constatar isso.

Assim, apesar das facilidades para encontrar o que querem na internet, muitos consumidores ainda gostam de conferir pessoalmente os produtos nas lojas. Eles querem experimentar roupas, testar equipamentos eletrônicos, conversar com vendedores que entendem do assunto, entre outras coisas.

Por isso, as empresas entenderam que esses pontos físicos não devem ser eliminados, mas turbinados por estratégias digitais. A rede de roupas Renner é um exemplo de loja física que se reinventou, em plena pandemia, para oferecer um aplicativo para facilitar as vendas em suas lojas físicas.

Enquanto o cliente escolhe e experimenta os modelos na loja física, ele pode utilizar o app para ler o código de barras dos produtos, conferir se há algum desconto no aplicativo e concretizar a compra de forma independente, sem precisar passar pelo vendedor.

Por isso, um dos grandes benefícios é essa capacidade de modernizar o negócio e criar oportunidades para que os clientes comprem de maneira descomplicada. Além disso, podemos citar outros benefícios relevantes:

  • criação de uma experiência presencial diferenciada, totalmente integrada ao universo digital;
  • engajamento dos participantes antes, durante e depois do evento, com recursos digitais de diversos formatos. O app pode anunciar ofertas exclusivas para quem visitar a loja física, fazendo com que as pessoas se desloquem até lá e conheçam outros produtos atrativos;
  • como o phygital têm grande ênfase no universo virtual, as empresas podem utilizar essas interações e mapear tendências e padrões de consumo com ferramentas de análise de dados, como Big Data, Inteligência Artificial e Business Intelligence;
  • estímulo às compras, tanto no universo online como digital.

Como implementar o phygital em seu negócio?

Agora, apresentaremos algumas dicas para que você implemente essa estratégia com sucesso em seu negócio.

Conhecer o público

Como você viu até aqui, o phygital depende da disponibilização de canais digitais. Além disso, a empresa precisa conhecer bem o seu público para integrar os dois universos. Caso ainda não tenha, qualquer negócio se beneficia da definição de uma persona para o negócio.

Trata-se da representação semi-fictícia de um cliente ideal da marca, que leva em conta sua faixa etária, região onde mora, hábitos de consumo, entre outros. Neste post, falamos um pouco mais da construção da persona e da sua integração às estratégias digitais.

A partir dela, será mais fácil desenvolver campanhas específicas que envolvam tanto o universo online como o ponto físico da empresa. Afinal, com o conhecimento desse cliente, a organização terá uma boa ideia de como cativá-lo, de acordo com as suas preferências.

Planejar ações presenciais e digitais integradas

A consequência lógica de conhecer bem o seu público será a capacidade de planejar ações presenciais e virtuais, de forma integrada.

Alguns exemplos de empresas que já fazem isso são as que disponibilizam QR Codes em revistas e jornais, assim como em pontos de ônibus. Também podemos citar soluções mais modernas, como a disponibilização de óculos de realidade virtual nas lojas.

Esses dois exemplos mostram que as ações são acessíveis para um grande universo de empresas, independentemente do seu orçamento. O próprio ato de comprar pela internet e retirar na loja, praticado muito por empresas e lanchonetes no delivery, é outra maneira de aplicar a estratégia phygital.

Engajar o público em diferentes canais

Atuar no universo digital exige um bom conhecimento de cada plataforma. Por isso, nada de criar uma estratégia única e replicá-la em diversos espaços, como as redes sociais, o blog e o site.

Afinal, plataformas diversas exigem abordagens diferentes. Adapte as campanhas de marketing para cada canal, de acordo com as suas características. O Instagram é mais visual, por exemplo, então, não é uma boa ideia utilizá-lo para divulgar “textões” infindáveis.

Isso só serviria para que as pessoas pulassem a leitura e nem mesmo conhecessem a campanha ou a abordagem phygital da loja. É por isso que o omnichannel é tão importante, já que ele facilita uma estratégia multicanal.

Investir em tecnologia

Por fim, uma estratégia phygital sem a utilização efetiva de tecnologia não será eficiente. Ferramentas como automação de marketing, análise de dados, aplicativos e um site responsivo são excelentes para mostrar que a empresa leva a sério a sua abordagem virtual.

O uso de QR Codes, como vimos no exemplo da Renner, também é uma estratégia simples e eficiente. Além de ofertas, você pode utilizá-lo para levar a conteúdos do seu blog e outros materiais.

Até aqui, mencionamos empresas que integram o seu ponto físico às estratégias online. Contudo, o phygital também pode ser exemplificado por empresas que comercializam produtos que tenham versões digitais.

Um exemplo é a ênfase da Amazon em formatos tanto tradicionais como digitais de livros, por exemplo. Assim, a empresa oferece opções para diferentes tipos de clientes ou até mesmo a possibilidade de ter o mesmo produto em versões diversas.

Partindo da simples ideia de integrar o físico ao virtual, a estratégia phygital oferece múltiplas possibilidades a qualquer empresa.

Caso você queira conhecer outras maneiras de tornar a sua relação com seus consumidores ainda mais próxima, leia o nosso post sobre a gestão de relacionamento com o cliente!

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