A cultura de uma empresa é o que orienta todos os seus procedimentos, o seu posicionamento, comportamento da equipe e, por consequência, a produtividade e eficiência. A cultura analítica é aquela que se baseia em dados palpáveis na tomada de decisões.
Ela está associada a termos que se tornaram populares nos últimos anos, como o “big data” e o “data-drive”. Aderir a essa cultura é uma estratégia essencial para empreendimentos que estão em fase de consolidação, buscando se posicionar no mercado para expandir os negócios em breve.
Quer saber como você pode implementá-la na sua empresa? Descubra neste artigo!
Por que adotar uma cultura analítica na empresa?
O primeiro passo para qualquer mudança é compreender quais são as razões por trás dela. No caso da cultura analítica, ela vai ao encontro do que os empreendimentos mais buscam hoje em dia: assertividade. Em um mercado cada vez mais competitivo, o uso de dados faz com que as decisões sejam pautadas na realidade, reduzindo o índice de erros.
Por exemplo: graças à coleta e análise de dados, é possível saber exatamente como o usuário se comporta quando acessa o site da empresa, em quais páginas entra, quanto tempo permanece em cada uma delas, que caminho percorre, em quais botões clica, assim é possível identificar os produtos que o atraem.
A partir disso, é possível elaborar e executar uma estratégia de comunicação digital que esteja realmente de acordo com o que esse usuário está buscando, melhorando sua experiência e aumentando a chance de fechar negócio.
Esse direcionamento de uma cultura empresarial orientada aos dados, possibilita reduzir os erros , otimizando os recursos e esforços da empresa.
Como colocar a cultura analítica em prática
Agora que você já sabe a importância de aderir a cultura analítica empresarial, veja a seguir os passos para implantá-la no seu negócio:
Transição para cultura data-driven
Uma mudança na cultura da empresa exige engajamento de toda a equipe e isso só acontece quando todos estão cientes do propósito e dos benefícios dessa transição. Mostre para os seus colaboradores as evidências de que uma cultura analítica é capaz de melhorar a performance e resultados do negócio.
Mais do que isso: deixe claro como o uso e interpretação de dados pode ajudar cada um na realização das suas atividades, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.
A gestão de equipes vai ser crucial nesse processo, pois irá coordenar os esforços para promover as capacitações necessárias para preparar os colaboradores para extração e leitura de dados, por exemplo.
O líder terá a missão de mostrar para os demais que, embora o processo de transição possa fazê-los sair da zona de conforto com a qual todos estão acostumados, vai valer muito a pena, pois os seus resultados irão melhorar.
Determine quais dados são importantes para monitorar
Se você pensar no dia a dia da sua empresa, vai perceber que inúmeros dados fazem parte dele, nos ambientes on e off-line: quantas pessoas entram no seu ponto de venda em um dia, quantos acessos tem o seu site em um mês, quantos clientes realmente finalizam a compra, quantos compram novamente depois de um determinado período, quantas pessoas clicam em seu anúncio no Google e assim por diante.
O primeiro passo é fazer um levantamento do que é importante para empresa monitorar, e determinar quais são os dados que serão coletados e analisados. É necessário direcionar os esforços para coletar dados que realmente vão fazer diferença na tomada de decisão.
Não é só porque uma informação pode ser mensurada que ela deve ser! É preciso pensar se faz sentido monitorar a informação de acordo com a estratégia e objetivo do negócio.
De que forma esses dados serão coletados
Hoje em dia, existem inúmeros programas desenvolvidos para fazer coleta de dados, de modo que esse trabalho não precise ser realizado manualmente. Para saber quais são as melhores opções de ferramentas analíticas, vai depender de quais dados você deseja mensurar.
Isso se torna mais simples depois que você definiu quais dados serão acompanhados. Se você deseja, por exemplo, acompanhar o número de pessoas que realmente finalizam a compra e quantas deixam os carrinhos abandonados, o sistema de gestão do seu e-commerce será o melhor local para te oferecer essas informações.
Para que isso funcione, é importante que todos na equipe estejam cientes dos dados que devem acompanhar e que responsáveis sejam definidos para a execução dessa tarefa. Dessa forma, eles saberão o que acompanhar e onde encontrar essas informações.
Importância da análise dos dados
Não é um aglomerado de dados que vai fazer com que as decisões da sua empresa sejam mais assertivas e sim como eles são interpretados. E essa é justamente a função humana que nenhuma tecnologia vai substituir (pelo menos não por enquanto): analisar dados e entender de que forma eles podem ser utilizados para o melhor desenvolvimento do negócio.
Organização e armazenamento dos dados
As informações devem servir como base para a elaboração de relatórios que facilitem a sua visualização. Por isso, é muito importante que seja definido um método de armazenamento e organização desses dados.
Dessa forma, sempre que for necessário, os dados poderão ser acessados facilmente. Além disso, é importante que os relatórios já gerados também sejam corretamente armazenados. Assim, será possível analisar cenários anteriores e realizar comparações com os dados mais recentes.
Padronize a tratativa dos dados
Para concretizar uma cultura analítica, será necessário padronizar todo esse fluxo de coleta e interpretação de dados, de modo que ela se torne parte dos procedimentos operacionais da empresa.
Por isso, é preciso definir quem serão os responsáveis pela coleta e análise dos dados, com que frequência esses serão coletados, de que forma, e como eles serão acompanhados. É preciso criar todo o processo de forma clara e objetiva, para que a cultura analítica seja realmente efetiva!
Promova feedback
Sempre que uma nova cultura está em fase de implementação, é essencial que o gestor dê um feedback aos colaboradores sobre como eles estão se saindo, o que pode ser melhorado, o que já está transcorrendo como esperado.
No caso da cultura analítica, quando os dados entram em cena, é bastante comum que alguns colaboradores tenham dificuldade para lidar com os números. Isso já é esperado. Portanto, o feedback é o momento ideal para ouvir as dúvidas e orientar da melhor forma possível.
Principais erros na implementação de uma cultura de dados
Além de seguir o passo a passo, também é fundamental evitar cometer erros comuns. Confira quais são eles:
- Centralizar a coleta e análise de dados em um único colaborador. Assim, apenas um indivíduo terá acesso ao data driven, o que cria margem para problemas, pois é preciso o envolvimento de todos para se tornar cultura;
- Coletar dados aleatórios que não estão alinhados à estratégia do negócio, não sendo uma métrica eficiente;
- Realizar toda a gestão de dados em planilha, quando existem tecnologias pensadas especificamente para isso;
- Não definir como deverá decorrer todo o processo de coleta e análise dos dados. Ao invés de promover melhorias, essa desorganização favorece atrasos e a improdutividade dos envolvidos.
Com essas dicas, você já conseguirá começar a implementar a cultura analítica no seu negócio. Quer ir mais a fundo no assunto? Então não deixe de conferir o e-book “Use os dados a seu favor e faça as melhores escolhas para o negócio”. Nele explicamos com riqueza de detalhes como inserir o big data na realidade da sua empresa.