De acordo com dados de 2020 do IBGE, cerca de 33% das empresas brasileiras são consideradas organizações inovadoras. Aí, você pode se perguntar: o que elas fizeram para chegar a esse patamar? O que é preciso fazer para que o seu próprio negócio inove?
Para responder às suas perguntas, preparamos um artigo com diversas informações sobre como o seu negócio pode se juntar ao rol de empresas inovadoras. Além disso, ainda mostraremos algumas tendências que podem ser exploradas por negócios de todos os segmentos e portes. Boa leitura!
O que são as empresas inovadoras?
Em primeiro lugar, o termo “inovação” costuma caminhar lado a lado com o uso de tecnologia — mas adotar soluções digitais não é o único caminho para modernizar suas práticas de negócio e gerar valor para os clientes.
De acordo com uma definição do IBGE, inovar tem a ver com introduzir algo novo mercado, implementar processos modernos ou aprimorar um produto ou serviço que já existe.
Inovar também diz respeito ao aumento de qualidade ou na produtividade dos colaboradores, assim como inserir práticas que tornem a empresa mais competitiva em seu setor. Portanto, a inovação pode vir tanto na forma de produtos que mudem a cara do mercado ou da introdução de processos modernos.
Inclusive, no mercado, temos dois tipos de inovação: a incremental e a disruptiva. A primeira pode ser exemplificada por um negócio que ouve os seus clientes e melhora consideravelmente o nível de um produto. Já a segunda é representada por serviços que revolucionam o mercado, como é o caso do impacto da Uber.
Essa diferenciação é importante para mostrar que a inovação não está ao alcance somente das companhias com muito dinheiro para investir. Ideias boas e baratas, implementadas com sucesso, também podem ser muito bem-aceitas pelos clientes.
O que deve ser feito para transformar a empresa tradicional em inovadora?
Agora, conheceremos as práticas que colocam a empresa no caminho da inovação e da diferenciação em seu setor.
Contrate e retenha talentos
Em primeiro lugar, é simplesmente impossível inovar sem ter um quadro de funcionários qualificados para fazer essa transição. Por isso, é essencial não apenas contratar bem, mas criar estímulos para que os profissionais fiquem por um bom tempo na empresa.
Curiosamente, é a busca pela inovação que motivará grande parte dos talentos. Afinal, profissionais qualificados precisam ser desafiados constantemente, além de ter as suas ideias postas em prática pelos gestores.
Nesse sentido, os líderes devem criar uma cultura de feedbacks e autonomia, para que os colaboradores não precisem conquistar o aval dos chefes diariamente para propor novas ideias.
Quando eles estão bem integrados sobre os valores e a cultura organizacional da empresa, fica mais fácil criar uma equipe de alta performance.
Conheça o mercado
Estude os concorrentes para ter uma visão ampla do seu mercado de atuação. Analise o que as empresas estão lançando, como elas se relacionam com seus clientes fidelizados e as suas práticas de produção.
Desse modo, seu negócio saberá identificar lacunas e explorar um público que ainda não é bem atendido. Também busque ler sobre o que acontece em outros países, como uma forma de antecipar tendências aqui no Brasil.
Ouça os clientes
Tão importante quanto conhecer o mercado é mapear as necessidades do público-alvo da empresa. Afinal, inovar não é apenas lançar produtos moderníssimos, mas também aproveitar as oportunidades para lançar mercadorias e serviços que ainda não existem — e que têm um bom público à espera.
Desenvolva o negócio
Uma das formas de desenvolver o negócio é capacitar os colaboradores, fazendo com que aqueles que ainda não estão no nível técnico dos mais talentosos também possam contribuir de maneira efetiva.
Desse modo, não há um descompasso entre uma equipe de altíssima performance e outra, composta por profissionais com menos capacitação. Cursos, treinamentos, palestras e workshops são importantíssimos para desenvolver novas competências e estimular a criatividade dentro do ambiente de trabalho.
Isso está ao alcance até mesmo dos pequenos negócios e microempreendedores, uma vez que há plataformas que disponibilizam conteúdo de qualidade e com preços acessíveis (como a Udemy) e até mesmo alguns cursos gratuitos, como a Rock Content (na área do marketing) e a Udacity (na área de tecnologia) e o Sebrae (na área de gestão e empreendedorismo), além de treinamentos no YouTube.
Quais são as tendências em inovação?
Além de adotar práticas que colocam a sua empresa no caminho da inovação, algumas tendências também prometem ditar os rumos do mercado na atualidade. Vamos conhecê-las.
Práticas sustentáveis
A preocupação dos clientes e do mercado em geral quanto à sustentabilidade e ao combate às mudanças climáticas continuará como uma tendência forte para os próximos anos.
Hoje, muitas pessoas só negociam com empresas que representam os seus valores. Por isso, a companhia pode investir em práticas sustentáveis, com iniciativas como o descarte correto dos resíduos, a adoção da economia circular e a priorização de fornecedores que também preservam o meio ambiente.
Inteligência artificial
Em 2023, alguns dos assuntos que dominam o noticiário são o ChatGPT e a popularização das inteligências artificiais generativas, que conseguem produzir conteúdo, responder a questões diversas e até mesmo criar sonetos.
A empresa pode utilizar uma inteligência como o ChatGPT para otimizar a produção de conteúdo, empregando a tecnologia para ter dados técnicos na ponta do lápis. Outro exemplo é o chatbot, capaz de responder a dúvidas simples dos clientes e poupar o tempo dos colaboradores.
Experiência do usuário
O UX Writing e o Design Thinking são duas competências que fazem a ponte entre a experiência do usuário e as ideias da empresa. Assim, os profissionais conseguem, por exemplo, incentivar ações dentro de um site por meio de uma certa cor ou um botão posicionado na página.
Já que proporcionar uma boa experiência ao usuário é algo que nunca sai de moda, essa tendência ainda se manterá forte próximos anos. Não dá para falar de diversidade e inclusão sem contar com um profissional com essas competências no time, já que ele será o responsável por promover uma boa navegação ao consumidor, tornando a empresa mais acessível às pessoas.
Como você viu no artigo, as empresas inovadoras alcançam esse status por diversos motivos: lançamento de produtos disruptivos, atualização de mercadorias e serviços já existentes, implementação de práticas modernas, etc. Há uma série de oportunidades para organizações de todos os segmentos e portes.
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