Já no início da pandemia, era possível visualizar e prever possíveis mudanças na forma como as pessoas se relacionam e consomem as marcas. Segundo dados da ABComm, houve um crescimento de mais de 180% em compras de alimentos, bebidas, beleza e saúde.
Acredite, a crise não chegou a afetar todos os setores do mercado. Quem se reinventou e soube usar a tecnologia na pandemia, pôde conquistar o seu espaço nesse momento difícil.
Quer saber como fazer isso na sua empresa? Então, continue a leitura, porque vamos explicar como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a superar a crise.
Como o microempreendedor individual pode usar a tecnologia a seu favor?
Inovação é a palavra-chave para quem deseja se destacar dos seus concorrentes em meio à crise. Nesse sentido, o uso da tecnologia se faz indispensável, uma vez que ela automatiza o trabalho e, ao mesmo tempo, aproxima o consumidor do seu negócio. Veja como você pode se beneficiar dela!
Ferramentas para fazer reuniões online
As ferramentas de reunião online são essenciais para manter a produtividade da empresa, sem perder o contato com o cliente. É possível conversar com seus clientes sobre as estratégias utilizadas de maneira online, dispensando o contato físico e sem desobedecer as exigências de distanciamento social.
Tudo pode ser feito de forma ágil e segura. Além disso, mais de uma pessoa pode participar dessas reuniões online. Algumas ferramentas, em sua versão gratuita, permitem até 100 participantes em uma sala de reunião.
Uso das redes sociais como canais de venda
As redes sociais já deixaram de ser apenas um meio de entretenimento. Muitas empresas utilizam essas ferramentas como canais de vendas, oferecendo seus produtos de maneira natural e sem deixar o usuário desconfortável com aqueles anúncios inconvenientes.
Devido à crise do novo coronavírus, elas ganham ainda mais força, já que possibilitaram que empresas físicas pudessem dar continuidade aos seus trabalhos — mas, para ter resultados positivos, é preciso investir em uma boa gestão de tráfego pago (anúncios) e, claro, ótimo atendimento.
Serviços delivery
Os serviços delivery salvaram negócios do ramo alimentício. Restaurantes e bares, por exemplo, se viram obrigados a reduzir ao máximo sua capacidade de lotação para auxiliar na redução do contágio da Covid-19.
Os serviços delivery ajudaram esses negócios a manter seu faturamento e melhorar o relacionamento com seus clientes, uma vez que eles passaram a receber os seus pedidos no conforto de suas casas ou onde estivessem — além disso, abriram-se mais oportunidades de emprego para pessoas trabalharem com entregas.
Lojas de roupas, eletrônicos e supermercados também aderiram esse modelo. Com o intuito de proteger seus clientes e oferecer comodidade a eles, esses negócios ofereceram a opção e entrega em casa, fator que foi fundamental para dar continuidade às vendas.
A tecnologia na pandemia permitiu que muitos negócios não fossem afetados, alguns deles, inclusive, superaram seu faturamento nessa fase difícil. As empresas de Streaming tiveram ótimos resultados. A Netflix, por exemplo, teve um aumento de 47% nas suas assinaturas, segundo dados divulgados pela BBC.
Logo, percebe-se que a inovação é a chave para superar qualquer adversidade. Isso porque, o consumidor espera que você continue suprindo suas necessidades, independentemente do cenário atual.
Precisa de ajuda para superar a crise? O SEBRAE Alagoas pode ajudar você! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!
Realmente percebo o quanto e importante a tecnologia.