Veja como utilizar as metodologias ágeis no seu negócio de varejo

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Você sabia que empresas do varejo também podem se beneficiar com as metodologias ágeis? Elas são aplicadas de diferentes maneiras, com o objetivo de otimizar processos, entregar uma melhor experiência para os clientes e aumentar a produtividade.

Afinal, elas permitem aumentar a eficiência fazendo com que a empresa aprimore o desempenho das equipes por meio de um ambiente mais colaborativo. Mesmo os negócios de pequeno porte podem adotá-las e alcançar resultados cada vez melhores.

Quer descobrir como fazer isso? Continue a leitura e aprenda a usar as metodologias ágeis no varejo.

O que são metodologias ágeis e como funcionam?

As metodologias ágeis são modelos de gestão cujo objetivo é aumentar a eficiência de uma empresa. Por meio delas, é possível reduzir o ciclo de um processo ou do desenvolvimento de um produto.

Assim, permitem à empresa:

  • adaptar-se para implementar projetos ou realizar os próprios processos com o melhor desempenho;
  • ter mais organização;
  • evitar desperdícios;
  • otimizar fluxos de trabalho;
  • elevar a qualidade das entregas;
  • aumentar o valor agregado para o cliente.

Essas metodologias funcionam com base nos pilares:

  • comunicação;
  • praticidade;
  • alinhamento de expectativas;
  • flexibilidade.

Em vez de ter como objetivo um grande resultado final, elas evitam seguir um plano rígido para que as equipes alcancem pequenas metas. Assim, são realizados ajustes e feitas melhorias ao longo do processo, de modo que a empresa consiga responder a uma determinada mudança e atender a novas necessidades que possam surgir.

A colaboração é muito importante entre profissionais e equipes. Todos atuam em conjunto para as áreas chegarem a esse resultado. Logo, não são adotadas etapas separadas, justamente para que o fluxo de trabalho aconteça com agilidade.

Quais são os benefícios do uso de metodologias ágeis no varejo?

Com a implementação de metodologias ágeis, empresas do varejo não só se tornam mais eficientes como adaptáveis também. Afinal, estão prontas para fazerem mudanças e ajustes. Assim, conseguem acompanhar as movimentações do mercado e entregar aquilo que o consumidor está buscando.

Portanto, o uso dessas metodologias no varejo traz benefícios como:

  • melhor gestão de projetos;
  • aumento da produtividade;
  • mais facilidade para lidar com mudanças;
  • alinhamento de todos os setores com o cliente;
  • redução de riscos;
  • maior visibilidade e controle dos processos e projetos;
  • aumento da qualidade das entregas;
  • maior satisfação do cliente.

Como aplicar conceitos como Scrum e Kanban na gestão de lojas?

A metodologia Scrum é uma boa opção para cumprir metas em um determinado período. Então, se a intenção é aumentar o volume de vendas em um mês ou uma semana, o Scrum ajuda o time a se organizar e melhorar a estratégia para a meta ser alcançada.

Ele tem como base ciclos de trabalho (sprints) que devem ser realizados em sequência. As tarefas são organizadas, priorizadas, colocadas em prática e revisadas para que a estratégia possa ser ajustada ao final de cada ciclo conforme a necessidade e o resultado alcançado.

O Kanban também ajuda a priorizar tarefas e atividades, mas é uma metodologia que trabalha mais com o visual. O sistema utiliza cartões de sinalização com as tarefas que precisam ser executadas. Elas são sinalizadas em um quadro como “pendentes”, “em andamento” ou “concluídas”.

Conforme uma tarefa evolui, ela passa para a coluna seguinte. Então, todos conseguem ter uma visão clara do que precisa ser executado e do que já foi finalizado. Por isso, é uma ótima opção para a gestão de lojas, já que ajuda a organizar os processos internos.

Exemplos práticos de implementação no setor varejista

É possível aplicar as metodologias ágeis de diferentes formas no setor varejista. Elas são utilizadas, por exemplo, para:

  • atingir metas, seja atrair mais clientes ou aumentar o volume de vendas;
  • treinar e gerenciar as equipes de vendas por meio de sprints;
  • visualizar, organizar e otimizar o fluxo de trabalho diário;
  • identificar e eliminar possíveis desperdícios em processos;
  • motivar as equipes pela visualização das metas alcançadas e pela evolução de cada um.

Perceba que as metodologias ágeis podem ser aproveitadas de várias formas no varejo. Quando seguidos à risca, seus princípios permitem a organização de tarefas e de fluxos de trabalho com mais clareza e eficiência, aumentando a produtividade e possibilitando o alcance de metas para obter resultados cada vez melhores para promover o crescimento do negócio.

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