Ficar atualizado em relação às principais tendências de mercado é passo essencial para se destacar como empresário, independentemente do porte da empresa e do segmento. Afinal, para adotar as melhores práticas no negócio, é preciso conhecer o que está sendo feito no Brasil e no exterior.
A boa notícia é que se manter informado não é nada complicado nos dias de hoje. Aplicativos especializados, networking e podcasts são alguns canais indispensáveis para quem quer saber de tudo o que está acontecendo no mundo.
Confira 4 maneiras de se manter bem informado sobre as tendências de mercado!
1. Baixe aplicativos especializados
Entre os aliados de quem quer se manter antenado estão os aplicativos especializados. Esse canal se destaca, principalmente, pela praticidade.
Afinal, informações relevantes sobre negócios em geral ficam disponíveis direto do celular, o que possibilita que você leia notícias e artigos de onde estiver, aproveitando ao máximo qualquer intervalo que tenha durante o dia.
Uma dica é o Flipboard. Com o app, você pode selecionar assuntos de interesse e ter acesso a notícias de diferentes veículos em um só lugar.
2. Consulte sites e veículos de confiança
Outras fontes valiosas de informações sobre tendências são sites e veículos de comunicação. Optar por esses canais oficiais é uma maneira de não só expandir seus conhecimentos sobre temas relevantes para sua área de atuação como, também, garantir que essas informações sejam verdadeiras, pois foram apuradas por profissionais.
O ideal é criar o hábito de consultar sites de referência, pelo menos, uma vez por dia. Dessa forma, você garante que não perdeu nada do que está acontecendo no Brasil e no mundo. Entre os sites que devem ficar no seu radar estão os dos principais veículos de comunicação e, também, ferramentas como o Google Trends, que permite direcionar suas buscas para os termos do seu interesse.
3. Invista em networking
Se manter atualizado passa também por se relacionar com pessoas relevantes na sua área de atuação. Nesse sentido, investir em networking é passo que faz a diferença no seu grau de atualização.
Cultivar conexões qualificadas pelas redes sociais e participar de eventos do setor − mesmo em plataformas online − são maneiras de conhecer tendências da área e trocar experiências com outras pessoas, falando de assuntos relevantes, como liderança, planejamento estratégico e outros temas que fazem parte do dia a dia de uma empresa.
Para não perder uma oportunidade de fazer networking, não deixe de criar um perfil em redes profissionais, como o LinkedIn, e acompanhar os cursos e eventos oferecidos por instituições como o Sebrae. Dessa forma, além de se atualizar em relação a tendências de mercado você tem a oportunidade de ouro de interagir com outros empreendedores.
4. Escute podcasts
Os podcasts vieram para ficar. E não é à toa. Com programas especializados, tratando dos mais diversos temas relativos à gestão, a mídia é sob medida para quem quer se manter atualizado, mas não tem tempo a perder.
Você pode escutar podcasts nas mais diversas situações: em intervalos no dia de trabalho, durante o deslocamento para a empresa ou, até mesmo, enquanto se exercita. Há opções de duração variada, que podem se adequar sem problemas a sua rotina.
Muitas vezes, um insight ao escutar um programa pode levar a fazer mudanças relevantes no negócio, como fazer uma revisão de processos ou tentar uma nova estratégia de marketing.
O podcast TEDTalks Negócios é uma opção para quem gosta de temas como inovação e histórias de sucesso. O Sebrae Alagoas também tem programas no formato, com entrevistas sobre temas como transformação digital, comportamento do consumidor, cultura de dados e futuro do trabalho.
Estar bem informado em relação às principais tendências de mercado é a garantia de que você fará a gestão do seu negócio alinhada ao que está acontecendo no Brasil e no mundo. Ao buscar sempre ampliar seus conhecimentos, as tomadas de decisão ficam mais fáceis, assim como o gerenciamento da equipe.
Gostou deste conteúdo sobre como se manter atualizado? Então comece agora mesmo a ampliar seus conhecimentos e baixe nosso guia gratuito com as principais tendências de mercado.