Você sabe o que é comunidade virtual? Ela é qualquer espaço dentro do ambiente online onde estão reunidas pessoas com interesses comuns, presentes nas redes sociais, em sites e até nos grupos de mensagens como Telegram e WhatsApp.
Para as empresas, as interações nas redes sociais – através dessas comunidades – são a possibilidade de conhecer melhor o seu público, permitindo também estreitar o relacionamento com essa audiência.
Continue a leitura, descubra quais são os benefícios que as comunidades trazem para o seu negócio e como adotar essa estratégia de marketing agora mesmo!
Como a comunidade virtual pode garantir o sucesso do seu negócio?
Conheça as razões que mostram como essas comunidades são importantes para sua estratégia de marketing digital.
Atribui mais credibilidade junto à audiência
O ambiente virtual permite a interação individual com o cliente e mostra que sua empresa se preocupa com aquilo que o consumidor tem a dizer.
Com esse relacionamento mais próximo entre marca e público, sua empresa também ganha, pois conquista mais confiança e credibilidade no mercado. Indiretamente, essa imagem positiva acaba atraindo também novos consumidores.
Permite conhecer melhor o público
Pesquisas de satisfação são importantes na hora de avaliar as opiniões dos consumidores, mas as informações espontâneas que surgem nessas comunidades podem trazer insights preciosos que permitem entender os desafios enfrentados pelos clientes durante a jornada de compra ou que possam promover a divulgação adequada do seu negócio, por exemplo.
Melhora da experiência do cliente
Por meio das comunidades virtuais, é possível agregar valor à experiência dos clientes, o que pode garantir a fidelidade desse público. Além disso, é possível que muitos desses clientes se transformem em defensores de sua marca.
Transforma sua marca em autoridade
A comunidade virtual é uma ótima maneira de mostrar a identidade da sua empresa e compartilhar a história da sua marca. Também é uma oportunidade para você demonstrar conhecimento e sua experiência como um especialista no seu nicho, o que melhora o posicionamento de sua marca no mercado.
O que é necessário para criar uma comunidade virtual da sua marca?
A construção de comunidades virtuais demanda tempo, comprometimento e uma estratégia para cultivar os relacionamentos e fazê-la crescer. Reunimos a seguir 3 dicas que devem ser consideradas na hora de construir a comunidade online da sua empresa.
1. Defina os objetivos dessa comunidade
O que você deseja com essa estratégia? Conhecer melhor seu público-alvo? Melhorar o suporte ao cliente? Aumentar o engajamento desses consumidores? Coletar opiniões? Para garantir a transparência entre marca e consumidor, é importante que os participantes dessa comunidade também conheçam esses objetivos.
2. Selecione o público certo
É comum que uma mesma empresa atenda a diferentes perfis de consumidores. Por isso, na hora de selecionar os membros da comunidade, certifique-se de reunir aqueles que são mais adequados à estratégia naquele momento. Não se esqueça ainda de criar a comunidade no canal mais utilizado por esse público, para facilitar a interação.
3. Abra mão do controle
Um dos maiores méritos dessas comunidades é que as interações ocorrem de modo muito orgânico e livre. Querer controlar o fluxo dessa relação impondo ou desencorajando as discussões é correr o risco de perder informações valiosas e de comprometer o relacionamento com a audiência.
Saber o que é uma comunidade online é reconhecer que essa ferramenta é importante para sua empresa. Com ela você pode reunir pessoas com interesses semelhantes em prol de um objetivo comum: apoiar o seu negócio.
Quer aprofundar ainda mais nesse assunto? Confira mais dicas para criar uma comunidade digital para seu negócio!