A ideia de que uma boa figura de liderança é aquela que está constantemente monitorando cada passo da sua equipe já caiu por terra há muito tempo.
Se você está buscando expandir o seu negócio, precisa dedicar o seu tempo a pensar em estratégias para alcançar esse objetivo e, simultaneamente, contar com um time autogerenciável.
O bom líder é aquele que delega responsabilidades e ações, cuja equipe continua trabalhando bem mesmo sem que ele esteja presente e tomando decisões assertivas em favor do crescimento do empreendimento.
Para atingir esse patamar, o processo é longo: é necessário mudar o mindset de todos os colaboradores. O mais comum é que as pessoas que são subordinadas dentro de uma estrutura hierárquica tenham a mentalidade de que precisam receber ordens, prestar contas de tudo e serem acompanhadas de perto para realizar seu trabalho.
Quem nunca viu aquela clássica cena de colaboradores que comemoram quando o chefe sai mais cedo porque podem ficar livres? No entanto, essa cultura não é culpa desses profissionais, porque normalmente acontece em empresas que mantêm um modelo muito rígido na relação entre gestores e funcionários.
Se você quer ser uma referência de liderança, mais alinhada com os padrões modernos, que se consolidaram especialmente no cenário pós-pandemia, confira nossas 6 dicas!
1. Dê autonomia ao seu time
Não existe outra forma de ser um bom líder dentro dessa perspectiva que não essa: permita que o seu time exercite a autonomia. Os colaboradores devem ter um rol de atividades que possam ser executadas sem a aprovação prévia do gestor.
Claro que isso exige alguns cuidados:
- Prepare o profissional para desempenhar funções sem supervisão;
- Prepare os novos colaboradores para ter autonomia;
- Deixe o funcionário ciente de que vai assumir a responsabilidade por suas decisões.
2. Delegue funções
Liderar não significa centralizar todas as funções. Pelo contrário: o papel de um líder é o de direcionar os esforços da equipe, para que cada profissional saiba exatamente o que fazer e quais decisões tomar. Isso também precisa acontecer nos momentos em que o líder não esteja presente.
A centralização de tarefas não apenas sobrecarrega o líder, como deixa toda a equipe dependente, impedindo que as atividades possam fluir.
Pare e pense: o que aconteceria se você não fosse trabalhar hoje? Se o cenário imaginado for um verdadeiro pesadelo, é preciso começar a delegar funções. A tarefa do líder é ter pensamento estratégico para distribuir tarefas pertinentes para cada mebro do time, encorajando-os a tomar a frente de suas atividades.
Faça uma lista de atividades que você realiza hoje, mas que poderiam ser assumidas por outras pessoas. Seja sincero com você mesmo: tome muito cuidado com aquela ideia pretensiosa de que só você consegue fazer algo bem feito, esse é um erro comum.
Pense também nas características de cada membro da sua equipe e em qual profissional é mais adequado para cada atividade. Treine sua equipe e confie neles!
Assim, você poderá delegar tarefas de maneira assertiva.
3. Responsabilize os seus colaboradores
Isso vale tanto para os bons, quanto para os maus momentos. Se o colaborador comete uma falha, ele precisa entender a repercussão disso. Caso esse erro tenha causado um mal-estar a um cliente, por exemplo, ao invés do gestor tomar a frente para encontrar a solução, pode orientar o profissional sobre como ele deve proceder nessa situação para resolver o problema.
Por outro lado, quando o colaborador toma uma decisão assertiva, ele também deve ser responsabilizado. Mostre a ele qual foi o impacto positivo que aquela escolha trouxe para a empresa. Dependendo do contexto, quando uma atitude autônoma de um colaborador traz um benefício significativo, ele pode até ser bonificado por isso. Essa é uma forma de incentivá-lo a continuar tendo iniciativa.
Ainda nesse ponto, vale implementar aos poucos uma cultura da responsabilidade. Para isso, cabe à liderança também perceber quais são os colaboradores que, espontaneamente, assumem aquilo que fazem, seja um erro ou um acerto. Aqueles que, ao contrário disso, sempre parecem querer colocar a culpa em terceiros, devem ser orientados em relação a esse comportamento.
4. Deixe os colaboradores assumirem o protagonismo
Outro erro bastante comum dos líderes, e que impede o crescimento da equipe, é desejar sempre o protagonismo para si. Novamente, precisamos salientar que liderança não significa centralização das funções. Um bom líder treina seus liderados e entende que uma boa equipe é aquela com espaço para todos aparecerem e crescerem.
Na apresentação de um projeto para um cliente, por exemplo, deixe que o profissional assuma a explicação das atividades realizadas por ele. Incentive a autonomia na equipe, para que cada profissional tenha confiança nas atividades assumidas.
Uma equipe formada por profissionais cada vez mais autônomos é capaz de gerir projetos com mais eficiência. Desta forma, toda a equipe se torna responsável por suas ações, passa a ter pensamento estratégico para resolver possíveis problemas e sabe exatamente o seu papel dentro da organização.
5. Implemente a cultura do feedback
Os colaboradores precisam de um direcionamento para se tornarem mais independentes, isso é fato. Portanto, se você quer ser esse tipo de líder, precisa implementar uma cultura de feedback, de maneira sistemática.
- Chame os integrantes do seu time individualmente para pontuar erros e acertos;
- Abra um canal de comunicação de mão dupla, para que o funcionário também possa tirar dúvidas;
- Dê atenção ao ponto de vista do colaborador, ele pode ter insights assertivos para o sucesso da empresa.
6. Estabeleça metas consistentes
Para que a sua equipe possa estar sempre ativa, independentemente do líder estar presente ou não, ela precisa ter metas bem estabelecidas. Assim, todos vão saber qual é o caminho que devem seguir. Essas metas precisam ser desafiadoras, mas, ao mesmo tempo alcançáveis. Também precisam ter um tempo determinado.
Inclusive, você pode incentivar cada colaborador a elaborar o seu próprio plano de ação para atingir as metas que recebeu. No início, esse processo deverá ser feito em conjunto e, pouco a pouco, ele já vai conseguir planejar sozinho como deve proceder para alcançar seus objetivos.
Quando chegar esse momento, você estará mais perto do que nunca de ser uma figura de liderança exemplar e, principalmente, de ver a sua empresa alcançando tudo aquilo que almejou.
Não tenha medo de se tornar “desnecessário”, porque é justamente isso que indica que você cumpriu brilhantemente o seu papel como líder e que seu negócio está pronto para voar ainda mais alto.
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